AREEIRO - PINHAL DE LEIRIA
Não se tem a certeza da origem do Pinhal de Leiria. Para alguns autores terá sido em meados do Sec. XIII, no reinado de D. Sancho II, para outros foi no Sec. XIV pelo rei D. Dinis, havendo ainda a hipótese de ter sido no reinado do D. Sancho II, tendo sido D. Dinis, “O Lavrador”, o grande impulsionador do desenvolvimento do pinhal, com o objectivo de segurar as areias que os ventos arrastavam para as terras de cultura, e também com objectivo de obter madeiras para a construção de navios.
Nem sempre foi conhecido como Pinhal de Leiria, até 1019 foi conhecido por Pinhal do Rei, a partir de 1910 foi conhecido por Pinhal Nacional, actualmente como Pinhal de Leiria.
O Pinhal de Leiria tem hoje uma área de cerca de 11.000 hectares, sendo grande parte património do Estado.
O Areeiro encontra-se localizado no Pinhal de Leiria, lugar este que serviu de fornecimento de areias para o fabrico de vidro, na Industria Vidreira da Marinha Grande.
Hoje encontra-se sem qualquer actividade na extracção de areias, sendo actualmente um local escolhido pelos amantes de 4 rodas (TT) e ou de 2 rodas (BTT).
Atenção, por vezes o local não é assim tão deserto como possa parecer. É muito frequentado pelos amantes de 4 x 4. Por favor sejam discretos na busca da cache e voltem a deixar como a encontraram.
Infelizmente a cache inicial desapareceu com todo o seu recheio, não deixe que aconteça o mesmo a esta. Obrigado.
|