Skip to content

Terra do Vidro - (Marinha Grande) Mystery Cache

This cache has been archived.

SUp3rFM: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#maint :

[quote]
As the cache owner, you are also responsible for physically checking your cache periodically, and especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to hunt for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable time – [b]normally a few weeks[/b] – in which to arrange a visit to your cache. In the event that a cache is not being properly maintained, or [b]has been temporarily disabled for an extended period of time, we may archive the listing[/b].

It may be difficult to fulfill your maintenance obligations if you place a cache while traveling on vacation or otherwise outside of your normal caching area. These caches may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan. It is not uncommon for caches to go missing, areas to be cleared, trails to be blocked or closed, objects used for multi-cache or puzzles to be moved or removed, etc. [b]Your maintenance plan must allow for a quick response to reported problems.[/b]
[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=sup3rfm]e-mail[/url].

Lembro que o "desarquivamento" de uma cache, e a sua eventual consequente reactivação, passa pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Abraço e obrigado pela sua contribuição.

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
Hidden : 10/8/2006
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


TERRA DO VIDRO

(P) Cache Temática - Vidro
(E) Thematic Cache - Glass

 

 

     "A História e a vida da Marinha Grande começa na centúria de quatrocentos quando do Pinhal de Leiria, semeado por D. Afonso III e principalmente por D. Dinis cerca de 100 anos antes, começou a sair a madeira necessária à construção das naus e das caravelas dos Descobrimentos Portugueses.
     A Marinha Grande conheceu um desenvolvimento muito maior logo que foi construída, em 1769, por iniciativa do Marquês de Pombal, a Real Fábrica de Vidros de Guilherme Stephens, aqui justificada pela abundância da necessária matéria-prima - a lenha e a areia. Mas o passado do vidro e do cristal também tem a marca do esmero e do saber de muitas gerações de operários - artistas que num sopro, ou num toque de lapidação, transformam uma bola de fogo numa finíssima e delicada peça de cristal digna de figurar em baixelas reais. Hoje os principais monumentos da Marinha Grande são as suas fábricas. Muitas, além das suas altivas chaminés e fachadas antigas, guardaram as maquinarias do passado, lado a lado com belas obras de vidro e de cristal em museus onde a vida, a arte e a técnica se descrevem em séculos de História."

     "Guilherme Stephens, veio para Portugal no tempo do Marquês de Pombal e, possuidor de grande iniciativa, começou por explorar, nas proximidades de Alcântara, alguns fornos de cal, utilizando carvão de pedra que mandava vir de Inglaterra, livre de direitos.
      Nos princípios de 1769 foi para a Marinha Grande e tendo ali adquirido uma pequena fábrica de vidros, que até então era pertença do seu compatriota John Beare, fez a sua inauguração pública a 7 de Julho do mesmo ano e logo começou a fazer sentir a sua grande actividade, aumentando as suas instalações e números de operários e dotando-a com os mais aperfeiçoados maquinismos da época. O Marquês de Pombal, reconhecendo o seu valor, protegeu-o como óptimo auxiliar na grande empresa de regeneração industrial do País, e ofereceu-lho o auxílio do tesouro, emprestando-lhe 32 contos de réis, sem juros nem limite de tempo, podendo fazer os pagamentos parciais em cal para obras do Estado, dos fornos que possuía em Alcântara. D. José deu-lhe permissão para gastar toda a lenha do pinhal do Estado, que lhe fosse precisa para a fábrica, durante 15 anos, privilégio que se tornou depois permanente, segundo alvará de  7-VII-1769, acrescentando com diversas providências e regulamentos em 1776, declarando-se na respectiva provisão que a fábrica ficava sob a imediata protecção do rei, como útil ao bem público, e ao dos pinhais.
"

 
(P) Guilherme Stephens , nasceu na primeira metade de séc. XVIII e morreu em Londres em _ _ _ _ (A) .
 
(E) Guilherme Stephens, was born in the first half of century XVIII and died in London in _ _ _ _ (A).
 


   
 

Na sua visita á cidade da Marinha Grande, aproveite para fazer uma visita ao museu do vidro.
Horário: Outubro a Maio - 3ª Feira  a Domingo, das 10h ás 18h.
              Junho a Setembro - 3ª Feira a Domingo, das 10h ás 19h.

(P) Antes de se deslocar para esta cache, faça os trabalhos de casa.
(E) Before going for this cache, do your homework.


(P) Parque 1  
N 39º 44.964
(E) Park 1    W 08º 56.080

(P) A cache encontra-se nos arredores da cidade, para a encontrar terá que passar por alguns pontos, para poder encontrar as coordenadas finais.
(E) Cache meets in the outskirts of the city, to find will have that to pass for some points, to be able to find the coordinates ends.

(P) No ponto indicado encontra um monumento em memória aos combatentes da Pátria, tem uma data de inauguração do mesmo.
(E) In the point you find a monument in memory to the fighters of the Motherland, has a date inauguration of same.
 
(P) Ponto 2: N 39º 44. (Ano / Mês) + (Dia x Mês) + 266           
                   W 08º 56. ((Ano / Mês) – 461) x 0,001      
        

(E) Point 2: N 39º 44. (Year / Month) + (Day x Month) + 266
                  W 08º 56. ((Year / Month) – 461) x 0,001   (P) No ponto 2, encontra outro monumento em Homenagem ao Movimento Operário, com uma data.
(E) In point 2, you find another monument in Homage to the Workman movement, with one date.

(P) Ponto3: N 39º 44. (Ano / 2) + 15
                 
W 08º 56. (Dia) x 0,001

(E) Point 3: N 39º 44. (Year / 2) + 15
                 
W 08º 56. (Day) x 0,001
(P) Ponto 3: Nº peixes no fontanário – (B)        (E) Point 3: Nº fish in the fountain - (B)
                  
Nº de Bancos de jardim – (C)                          Nº of bench of garden - (C)
                   Nº de canteiros no jardim – (D)                        Nº of flower-bed in the garden - (D)  
(P) Final:  N 39º 44. (Ano Ponto 2 – A) x B + 38 (E) End:   W 08º 57. (Year Point 2 – A) x D - C -19
(P) Em linha recta do ponto 3 a cache final (27 cm x 19 cm x 13,5 cm) são 2624 Mts.
(E) In line of point 3 to the cache final (27 cm x 19 cm x 13,5 cm) is 2624 Mts.
(P) Parque final  N 39º 44.(Final + 12)
(E) Park end    W 08º 57.(Final + 97)
(P) Devido ser uma cache temática só se aceitam trocas, relacionadas com o tema (Vidro, matéria prima, utensílios para fabrico, etc)
(E) Had to be one cache thematic exchanges, related with the subject only accept (Glass, raw material, utensils for production, etc)
 
Inventário inicial
Logbook + lápis + afiadeira
1 Copo de Vidro
1 Cinzeiro de vidro
1 Jarra de Vidro
1 Garrafa de vidro

Por favor, deixe a cache como a encontrou, a 1ª foi vandalizada.
 
 

Additional Hints (Decrypt)

Qrcbvf qn cbagr qr znqrven, gbqnf nf áeiberf rfpbaqrz ab "shaqb" hzn uvfgóevn.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)