Skip to Content

Mystery Cache

Islamismo [Mesquita]

A cache by almeidara (Adopted by nunogil) Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/17/2006
In Lisboa, Portugal
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

Origem

Os muçulmanos crêem que a sua fé é a culminação das revelações dadas aos fieis hebreus e cristãos do passado. Os seus ensinamentos divergem da Bíblia em alguns pontos, no estes citam tanto as escritures Hebraicas como as Gregas (antigo e novo testamento) no Qur'an.

Maomé nasceu em Meca, Arábia Saudita, por volta de 570 d.C. Seu pai, Abdalá, morreu antes de Maomé nascer e sua mãe, Amina, morreu quando ele tinha cerca de seis anos. Naquele tempo, os árabes praticavam uma forma de adoração de Alá (Deus) centralizada no vale de Meca, no local sagrado de Caaba, um edifício simples em forma de cubo, onde se reverenciava um meteorito negro. Segundo a tradição islâmica, a Caaba foi originalmente construída por Adão segundo um protótipo celestial e depois do dilúvio reconstruída por Abrãao e Ismael. 

À medida que Maomé crescia passou a questionar as práticas religiosas dos seus dias. Principalmente, incomodava-se com as rixas por causa de interesses de religião e com o remanescente politeísmo, imoralidade nas assembleias religiosas, a bebedeira, jogatina e as danças que estavam na moda. (Surata 6:137) A chamada de Maomé para ser profeta ocorreu aos seus 40 anos. Diz a tradição muçulmana que, numa caverna chamada Gar Hira, lhe apareceu um anjo (Gabriel) e lhe deu uma série de revelações.

Maomé fundou a sua nova fé enfrentando dificuldades. O povo de Meca rejeitou-o e depois de 13 anos de perseguição ele transferiu o seu centro de actividades para norte, para as cidade que viria a ser conhecida por al-Madinah (Medina). Esta transferência, ou hédira, em 622 d.C., foi um marco importante e essa data foi adoptada como ponto de partida so calendário islâmico.

A morte do profeta provocou uma crise . Ele morreu sem deixar descendente masculino e sem sucessor claramente designado. O sucessor seria um governante, um kalifah (califa). Contudo a questão gerou uma cisão, que dura até hoje, os muçulmanos SUNITAS aceitam o princípio de cargo electivo, em vez da descendência sanguínia. Esta afirmação é contestada pelos XIITAS, que dizem que a verdadeira liderança vem da linhagem do profeta através de seu primo e genro, Ali idn Abi Talib, que se casou com a filha predilecta de Maoné, Fátima.

 

Crenças

O Sagrado Qur'an (Corão ou Alcorão) que, segundo se diz, foi revelado a Maomé pelo anjo Gabriel. O sentido e o texto do Corão são considerados inspirados. Depois temos o Hadith, ou Sunna,  que é um registro de uma acção ou dizer do Profeta. No  Hadith apenas o sentido é encarado como inspirado. A Xariah, ou lei canónica baseada nos princípios do Corão, regula toda a vida do muçulmano, em sentido religioso, político e social. Todos os actos do homem são classificados em cinco categorias legais: 1) dever absoluto (fard) [envolvendo recompensa por cumprir e punição por deixar de agir]; 2) acções elogiáveis (mustahabb) [apenas recompensa pela acção, mas não punição pela falta dela]; 3) acções permissíveis (mubah) [legalmente indiferentes]; 4) acções repreensíveis (makruh) [desaprovadas, mas não punidas]; 5) acções proibidas (haram)  [prática exige punição].

O árabe é a língua obrigatória para se ler o Qur'an. Os muçulmanos sempre reprovaram, e às vezes proibiram, qualquer tentativa de traduzi-lo para outra língua.

O islão acenta em cinco pilares: 1) Crença de um Deus único (Surata 23:116); 2) Crença em anjos (Su 2:117); 3) Crença em muitos profetas desde Adão, passando por Jesus e Maomé, o maior principal (Su 4:136); 4) Crença num dia do juízo (Su 15:35); 5) Crença na omniscência de Deus, no entanto, o homem tem liberdade de escolher as suas acções - livre-arbítrio (Su 9:51)

 

 Mesquita

A mesquita de Lisboa foi edificada na rua da Mesquita, (Bairro Azul), perto da Praça de Espanha. É de tipo oriental com sala de oração ampla, dominada por uma cúpula, e minarete com rampa exterior.

Foi construída entre 1979 e 1985 com a ajuda de um grupo numeroso de países islâmicos, o empenho da comunidade Islâmica de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa que cedeu o terreno. Possui finalidades religiosas e também sociais de apoio aos muçulmanos que habitam, temporária ou permanentemente a área da Cidade. A mesquita constitui para os crentes lugar de oração e meditação individual e colectiva e um espaço muito apreciado de descanso, convívio e partilha social.

A Península Ibérica foi território islâmico desde o século VII até, pelo menos o séc. XI, mas no sul o islão permaneceu mais tempo, em alguns locais até finais do século XV. Luxbuna, Lisboa muçulmana, foi conquistada pelos cristãos em 1147, mas a comunidade dos crentes esteve organizada na Mouraria de Lisboa até ao século XVI em torno das suas duas mesquitas e da "Madrassa".

A influência da civilização e da arte muçulmana no modo de ser e de viver de Portugal e de Espanha foi muito profunda e em muitos aspectos ainda hoje se mantém. O Islão conta actualmente com mais de 950 milhões de fiéis em todo o Mundo, sobretudo na Ásia (650 milhões) e África (270 milhões)

Horário: 11h00 - 13h00; Culto colectivo - 6ª f: 11h30 - 14h30; Visitas guiadas por marcação.

Cache

Com não podia deixar de ser para chegarem a esta cache vão precisar de descobrir a direcção para Meca . Vão até às coordenadas iniciais e andem 100 metros na direcção oposta de Meca. Se quiserem de outra maneira, dirijam-se para Meca pelo caminho mais longo. (Por exemplo, se Meca ficar a 53º de Lisboa, andem na direcção 53+180 = 233º)

Por favor deixem a cache encaixada da maneira como a encontraram. (Spoiler e hint após o FTF)

Não pretendo fazer juízos de valor em relação à religião indicada. Caso tenha cometido algum erro na descrição da origem e crença, por favor entrem em contacto comigo de modo a corrigi-lo.

 

Additional Hints (Decrypt)

- Z qr Zngn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

809 Logged Visits

Found it 699     Didn't find it 57     Write note 14     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 7     Enable Listing 7     Publish Listing 1     Needs Maintenance 12     Owner Maintenance 10     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 129 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/16/2017 5:04:08 AM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (1:04 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page