Skip to content

Portugal 2012 Geocoin Geocoin Vilanovense(Vila Nova de Tázem)

Trackable Options
Found this item? Log in.
Printable information sheet to attach to Geocoin Vilanovense(Vila Nova de Tázem) Print Info Sheet
Owner:
TokaKachar Send Message to Owner Message this owner
Released:
Sunday, 27 April 2014
Origin:
Guarda, Portugal
Recently Spotted:
In the hands of the owner.

This is not collectible.

Use TB5E8H9 to reference this item.

First time logging a Trackable? Click here.

Current Goal

Dar a conhecer a melhor terra do concelho de Gouveia e por consequência, do distrito da Guarda...Fotografia tirada do topo da Igreja Matriz
 

About This Item

A 15 Km da sede do concelho, no extremo oeste, e com uma população a rondar os 2000 habitantes, Vila Nova de Tazem é a freguesia rural mais populosa e a única vila (reconhecida em 15-12-1987) entre as 22 freguesias do concelho de Gouveia.
Na sua actividade económica sobressai a vitivinicultura e áreas diversas de agricultura. Mas também vários ramos de indústria se afirmam nesta freguesia (construção civil, lanifícios, oficinas especializadas em diferentes trabalhos de produção e reparação), assim como uma ampla diversidade de comércio e serviços onde, tratando-se de uma freguesia rural, se deverão destacar os serviços bancários, agência de viagens e gabinetes técnicos. Relativamente a serviços públicos haverá de salientar-se os Serviços de Saúde, a Escola C+S, uma delegação de serviços da Segurança Social e a estação de Correios.
Não tem este texto, nem cabe nesta publicação a ousadia de fazer a história da freguesia de Vila Nova de Tazem. Autores conceituados e pessoas estudiosas publicaram em ocasiões diversas, trabalhos relevantes sobre as suas origens e a sua evolução através dos tempos.
Registamos aqui, apenas algumas notas históricas, recuperando, com a devida consideração, parte de um texto publicado no boletim do 60° aniversário do Clube de Futebol "Os Vilanovenses", com o título "História de Vila Nova de Tazem Através dos Tempos ".(1)
Supõe-se que as suas origens são anteriores à fundação da nacionalidade.
A povoação de Vila Nova terá "surgido na época do repovoamento após a ocupação muçulmana e reconquista Cristã, nos séculos VII — VIII, na então abandonada Çaifal".
"A velha Çafail, no sítio denominado Pêro Moleiro a 500 m da " Nova Vila", cuja fundação podemos situar cinco séculos antes de Cristo, havia-se despovoado. Assim, infere-se que o povoamento deve remontar a épocas muito além da romana, visto nas imediações haverem sido encontradas fortificações castrenses e edificações do tipo dolménico.
Dão-nos prova da antiguidade de Çalfail os tijolos de grande espessura e outras velharias encontradas. Ali perto, vêem-se ainda algumas sepulturas abertas na rocha, o que nos leva pensar que deve tratar-se de uma necrópole proto-cristã revelando assim remota cristianização do local. Çafail ou Zafail tem ressaibo de origem Árabe.
Pêlos vestígios referenciados julgamos tratar-se de "Villa" luso- romana através do velho território da civitas senense. Sabe-se, por outro lado, que uma via romana saindo de Viseu teve o seguinte traçado: Ranhados, Coimbrões, Alcafache, Lobelhe, Moimenta do Dão, Gandufe, Espinho, Porto de Senhorim (onde atravessava o Mondego), Girabolhos, Tazem, etc. e lá seguia em direcção à Serra da Estrela ou Hemínio(s) como então se dizia.

Com vários determinativos foi Vila Nova apelidada através dos tempos. Assim com o nome de Vila Nova da Rainha, aparece-nos "encartada" em 1182 por D. Guilherme Raimondes (Fevereiro de 1220 segundo outros historiadores) uma "villa' da região da Serra da Estrela em Riba Mondego, termo de Folgosinho ( em riba Mondego existe actualmente uma povoação com o determinativo de Rainha - Póvoa da Rainha).
É notável o foral concedido a Vila Nova que se julga ser a actual Vila Nova de Tazem.
O concessor do foral diz fazer e edificar uma povoação na sua herdade de Vila Nova: "Fado et edifício populationem in hereditatem meam que vocatur Villa Nova in riba de Mondego ". Depois, Vila Nova de Folgosinho, quando esta antiga vila era «prospera e bem considerada». Repugna admitir que Vila Nova tinha pertencido ao termo de Folgosinho, não sopeia distância que as separa (25 km), como ainda o facto de haver concelhos antigos de permeio como o de Melo, Cabra e Gouveia.
D. Guilherme Raimondes Raimundo deve-a ter herdado por herança paterna., a qual proveio de doação Afonsina.
Em 1258, pelas inquirições de D. Afonso III, constata-se que Vila Nova fazia parte do termo de Seiapor cujo foral se regia, pois aludem à «Parochia de Sante Marie de Vila Nova». Daí lhe adveio o nome Vila Nova de Seia.
No foral da comenda do Casal, dado em Lisboa, em 2 de Fevereiro de 1514, por EI-Rei D. Manuel I, o Venturoso, são abrangidas as seguintes terras: Cativelos, Várzea do Fundão e Vila Nova.
Daí lhe adveio o nome de Vila Nova do Casal, ficando a fazer parte do julgado do Casal até 1834, pertencendo ao termo de Seia.
Por decreto de 6 de Dezembro de 1837, Vila Nova, Tazem e Paçoinhos passaram para o concelho de Gouveia. Deixando o julgo do Casal, passando a denominar-se Vila Nova de Tazem, determinativo que tomou da vizinha povoação de Tazem, sita a cerca de l Km. Hoje, Tazem e Paçoinhos são anexas de Vila Nova.
No aspecto religioso, Vila Nova de Tazem pertenceu à diocese de Coimbra até 1882, ficando a pertencer à diocese da Guarda".

(1) Texto, por sua vez retirado e adaptado, do livro "Vila Nova de Tazem na História ", de Paulo Bravio-1972
 

Tracking History (1090.6mi) View Map

Visited 07/03/2022 TokaKachar took it to ONE FOR THE TRAIN Vila Real, Portugal - 50.47 miles  Visit Log
Visited 01/23/2022 TokaKachar took it to ***Descanso do Peregrino*** Braga, Portugal - .73 miles  Visit Log
Visited 01/23/2022 TokaKachar took it to Passadiço do Patarro Braga, Portugal - .19 miles  Visit Log
Visited 01/23/2022 TokaKachar took it to O Cobre Braga, Portugal - 12.66 miles  Visit Log
Visited 01/23/2022 TokaKachar took it to Bracara Augusta Ex-libris Braga, Portugal - 95.87 miles  Visit Log
Visited 01/23/2022 TokaKachar took it to Welcome to Bom Jesus do Monte Braga, Portugal - 95.89 miles  Visit Log
Visited 10/09/2021 TokaKachar took it to PT vila de Almeida (Jardim Nossa Srª.das Neves) Guarda, Portugal - .55 miles  Visit Log
Visited 10/09/2021 TokaKachar took it to Bicas e Chafarizes (chafarizinho) Guarda, Portugal - .22 miles  Visit Log
Visited 10/09/2021 TokaKachar took it to PT vila de Almeida (Portas de Sto. Antonio) Guarda, Portugal - .13 miles  Visit Log
Visited 10/09/2021 TokaKachar took it to PT vila de Almeida (Picadeiro del Rei) Guarda, Portugal - .2 miles  Visit Log
data on this page is cached for 3 mins