Skip to content

LAGOA DO VALADO Traditional Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
Hidden : 03/24/2007
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Valado dos Frades

Valado dos Frades é uma freguesia do Concelho da Nazaré e que pertence ao Distrito de Leiria.
Segundo documentos históricos, Valado dos Frades deriva de "Velado" ou de "Velar" por neste lugar existir um frade que tinha como função de "Velar" ou "Vigiar" a agricultura ou matas dos campos que pertenciam a Alcobaça.
Outros documentos afirmam que deriva de "Valo" ou "Vallu", palavras que em latim significam trabalho de irrigação ou divisória de terreno. Quanto à palavra Frades deve-se ao Frades de Cister que se instalaram no Valado por volta da segunda metade do séc. XVIII na Ermida do Padroeiro S. Sebastião.
Desde a sua fundação que Valado dos Frades pertencia à Pederneira, mas em 1855, face a uma crise administrativa passou a fazer parte de Alcobaça. O  Concelho da Pederneira sofre uma restauração em 1898 e em 1912 passa a  chamar-se Concelho da Nazaré. O Valado passa à categoria de freguesia.
Desde então os Frades da Ordem de Cister realizaram uma grandiosa obra de colonização agrícola, exercendo a sua autoridade na ainda existente Quinta do Campo. Segundo reza a história foi aqui que estes frades esconderam um valioso tesouro durante as Invasões Francesas.
Segundo alguns historiadores os Frades fundaram em Valado dos Frades uma Escola Agrícola que foi frequentada por muitos estrangeiros, nomeadamente por franceses que ficaram deslumbrados pelas modernas técnicas agrícolas desenvolvidos.

Actividade Económica   
Valado dos Frades é uma vila onde uma pequena minoria ainda segue a tradição da agricultura, principalmente no cultivo de cenouras, batatas, couves, feijão verde e outros produtos hortícolas.
O Valado é conhecido pelas suas terras férteis dado o facto de estar rodeado pelo Rio da Areia, Rio Alcoa, Rio do Meio e pelo Rio das Tábuas.
Mas, o que veio permitir o desenvolvimento económico de Valado dos Frades foram as fábricas de faianças e de porcelanas. De onde se destacam a SPAL, Pereiras Lda, Louçarte e Sodecal com grandes exportações de louças. Estas vieram criar mais postos de trabalho aos Valadenses e ao resto da  população do Concelho da Nazaré.

Monumentos
Pode-se visitar a simples Igreja de S. Sebastião reconstruída em 1866 e mais tarde em 1965. A Sacristia pertencera outrora à Junta de Paróquia e mais tarde a Junta de Freguesia.; "Pia do Gado" que tal como o nome indica é uma grande pia redonda onde os animais chegados dos campos bebiam água: a Fonte dos Namorados construída em 1932 que se situa perto da Quinta do Campo. Pode-se também admirar com o jardim da Estação de Caminhos de Ferro de Valado dos Frades que, em tempos, chegou a vencer alguns troféus pelo jardim mais bonito e mais bem tratado de todas as Estações e também com os paineis de azulejos alusivos à praia da Nazaré, Alcobaça e Valado dos Frades.

Infraestruturas
Nesta vila o desporto é um factor muito levado em conta. Por essa razão construiu-se um Pavilhão Gimnodesportivo onde se praticam diversas modalidades: Hóquei em Patins, Patinagem, Basquetball e Futebol de Salão.

In: Câmara Municipal da Nazaré

 

A CACHE

LAGOA DO VALADO

A Lagoa fica situada entre o Valado dos Frades e Fanhais no Concelho da  Nazaré. Há quem lhe chame Lagoa do Valado, outros ainda Lagoa de Fanhais e outros ... Lagoa do Saloio.

Com esta Cache pretendemos dar a conhecer um local que permite desfrutar da Natureza em toda a sua plenitude. O pinhal circundante convida a um belo pic-nic, numa qualquer tarde solarenga, existindo para o efeito mesas e grelhadores no pinhal.

É frequente encontrar ainda pessoas a praticar canoagem e no Verão há quem até se refresque nas águas da Lagoa.

A lagoa em si é casa para diversas espécies de animais, sendo os mais visíveis os patos que alegremente nadam em grupos. Os restantes basta estar atento que certamente escutarão mais uns quantos.

A Cache encontra-se nas imediações da Lagoa ... prepare-se para respirar um pouco de ar fresco e fazer um pequeno passeio pelas margens do lago.

Additional Hints (No hints available.)