
O Crasto ou Fragada do Castro, é uma imponente crista quartzítica que foi sendo paulatinamente esculpida e construída pelas populações daquela região da Terra Quente transmontana entre o início do 3º milénio A.C. – Calcolítico – e o Presente.
Entre 2900 e 2300 antes de Cristo toda a crista, com 2,5 ha, foi transformada num grande monumento pétreo, pré-histórico.
No século V A.C., durante a denominada Idade do Ferro, foi escolhido de novo por populações indígenas para a fundação dum povoado. Este povoado durou cerca de 500 anos pois foi abandonado por volta do final do séc. I d.C., já durante a ocupação romana nesta região.
Dos tempos que se seguiram, somente percebemos a utilização do local como campo de cultivo (de cereais e de leguminosas em regime de sequeiro) e de recolha de lenha por parte das populações das aldeias de Varges, Palheiros e Monfebres.
Nos últimos anos o local tem sido palco de diversas descobertas arqueológicas levadas a cabo pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto (CEAUCP), envolvendo ainda uma vasta equipa interdisciplinar pertencente a outras instituições nacionais e estrangeiras.
Fonte: Site Oficial - Crasto
A Cache
Com esta Geocache pretendemos mais uma vez levá-los a conhecer um local com um indubitável interesse cultural, histórico, paisagístico e arqueológico.
Situado em Trás-os-Montes, no distrito de Vila Real, concelho de Murça encontramos entre muitas Serras, o Crasto. Com uma altitude superior a 570 metros, destaca-se na paisagem pela sua imponente fragada que rasgando o horizonte nos convida a visitá-lo.
Do alto conseguimos avistar as aldeias em redor que perdidas entre os montes mantém o seu encanto e a sua beleza original. Os diversos tons da paisagem são reforçados pelas sombras das nuvens que nela se projectam, maravilhando quem a contempla.
Grande parte desta paisagem é formada pelos olivais e vinhas que se estendem pelas encostas e pelos caminhos de terra que serpenteiam e se perdem no horizonte.
Para chegar a esta Cache recomendamos que sigam até ao Ponto "Estrada de Acesso" e sigam pela estrada já alcatroada.