Lugar sagrado e mítico situado a poucos quilómetros de São João da Pesqueira, singular elevação orográfica, situa-se no extremo norte do concelho.
São Salvador do Mundo é destino de romaria e peregrinação, sobretudo de mulheres. As raparigas que querem casar com um homem de jeito, diz a tradição, têm de dar nós às giestas que vão encontrando na berma do caminho que dá para a capela.
De lá, avista-se meio Douro. No fundo do abismo, contorcido por escarpas rochosas, corre o rio, agora amansado pela Barragem da Valeira e liberto do famoso cachão que, até aos finais do século XVIII, constituiu um obstáculo intransponível à navegação. O lugar era de tal modo perigoso que os marinheiros, chegados ali, encomendavam a alma ao criador, entre súplicas a S. Salvador. Dos náufragos da Valeira, o barão de Forrester foi o mais famoso.
|
|
A história e a lenda conferem ambiência de mistério à solidão envolvente do Ermo, talvez em tempos remotos santuário votivo pagão, substituído pelo catolicismo, desde quando o povo romano abraçou a religião de Cristo.
A romanização do local encontra-se, aliás, documentada no cipo ou pedra funerária epigrafada, visível na frontaria da capela maior, e ainda escórias que testemunham exploração de metais na região.Primitiva comunidade cristã ao redor da primeira capela de invocação a S. João Baptista (Sanhoane) terá estado na origem do povoamento (ou fundação da localidade) e criação (mais tarde) da primeira paróquia, conhecida pelo nome do santo a que se aliou «da Pescaria» (Piscaria), depois Pesqueira.
Capela do Ermo
A Capela de S. Salvador do Mundo faz parte dum conjunto de nove pequenas ermidas distribuídas pelo monte, construídas a partir de finais do séc. XVI, que se dispõem desde a base até ao cume do Ermo, e são espécie de estações da via-dolorosa, evocando passos de Jesus em Jerusalém a caminho do Calvário. Este conjunto culmina no monte da Fraga (711 metros de altitude), sendo impressionante o panorama que se avista do alto do monte sobre o Cachão da Valeira. Do miradouro, mesmo lá no cimo, observa-se panorama espectacular sobre o Douro estrangulado entre ravinas e altaneiras penedias, terras históricas (e arqueológicas) de Linhares e Carrazeda de Ansiães, na margem oposta.
As capelas têm no interior esculturas policromadas (quase ao tamanho natural), representativas ou figurantes de cenas da Paixão, e a que o povo chama judeus.
No dia do Corpo de Deus realiza-se a tradicional e concorrida romaria a São Salvador , das maiores da região.
História e Monumentos
São João da Pesqueira é uma região fértil em vestígios pré-históricos, o que comprova a antiguidade do povoamento deste território.
Nos séculos IX e X, estas terras foram repovoadas por D. Afonso III das Astúrias, posteriormente, no século XI, foram repovoadas por Fernando de Leão e Castela e, em 1110, foram repovoadas pelo conde D. Henrique.
Foi-lhe outorgado um dos mais antigos forais por Fernando Magno, rei de Leão e Castela.
A 6 de Abril de 1198, D. Sancho I confirma o foral anteriormente outorgado, por D. Afonso Henriques, e a 1 de Junho de 1510 D. Manuel I reformou o foral.
Entre 1256 e 1759, o senhorio destas terras pertenceria à família dos Távoras, até ao atentado a D. José, em que se desconfiou do envolvimento desta família no mesmo, não sendo, contudo, comprovada esta suspeita, mas sendo-lhes retirado, mesmo assim, o senhorio.
O topónimo de São João da Pesqueira existe desde há muitos séculos, talvez devido à abundância de peixe (barbos, lampreias, sável...) no rio.
A nível do património histórico e arquitectónico, destaca-se a Igreja de Santa Marinha, Matriz de Trevões, que é um templo românico, onde se evidencia a cachorrada da capela-mor. A torre sineira foi mandada edificar no século XVIII.
O local é propicio a passeios com toda a família. No entanto, a cache está num local onde é necessário ter cuidado com os mais pequenos.
Recomendo deixar o carro no parque, junto a primeira capela. Percorrer todo o caminho até ao cume, e apreciar a beleza da paisagem sobre os vários ângulos. A visita da barragem da Valeira, assim como, aos muitos e bonitos monumentos de S. João Da Pesqueira é quase obrigatória.
Conteúdo inicial da cache:
|