Skip to Content

This cache has been archived.

JGDevil: *

More
<

BH39 No Reino do Vinho e do Mármore [Borba]

Hidden : 05/16/2007
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Borba, terra de mil encantos gastronómicos, deve a sua fama não apenas aos deliciosos vinhos, azeites, queijos, enchidos, demais petiscos e à arte de bem receber os seus visitantes, mas também à secular industria de extracção dos mármores de beleza intemporal e internacionalmente famosos.

Estrategicamente posicionada ao longo da estrada que liga Espanha, por Elvas, a Lisboa ou a Évora, esta pequena vila foi palco de várias batalhas entre portugueses e espanhóis. Há quem remonte as suas origens aos celtas mas certo é que, depois de dominada por romanos, godos e árabes, foi conquistada a estes últimos por D. Afonso II, em 1217. Mais tarde, em 1302, é D. Dinis quem lhe concede foral e manda erguer a muralha e o castelo.

Na vila deve visitar-se a Igreja Matriz, a Fonte das Bicas, o jardim Municipal, o castelo e as adegas vinículas. Nos arredores da vila destacam-se a Igreja Matriz de Rio de Moinhos, a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, o Padrão da Batalha de Montes Claros, a Igreja de São Gregório, as vinhas e os núcleos de exploração de mármore.

Quanto à zona das pedreiras, a necessidade de satisfazer a procura de rochas para a construção e ornamentação dos inúmeros monumentos nacionais e mesmo vários internacionais, associada a uma centenária falta de consciência ambiental, levou, em especial na segunda metade do século XX, ao acumular do passivo ambiental que resultou na actual situação de caos, com enormes escombreiras a marcar a paisagem.


A cache

Esta multi-cache levará os seus visitantes a percorrerem um passeio pela vila, visitando o que resta do seu castelo, a notável Fonte das Bicas e o largo junto à Adega Cooperativa de Borba e à Sovibor.

1º Ponto: Castelo (N38º 48.332 W7 27º.370)
Neste local, junto a uma das duas portas ainda existentes, existe uma placa comemorativa com a inscrição: "A história deste castelo foi recordada com gratidão pelos portugueses de..."
A data inscrita na placa = A

2º Ponto: Largo Gago Coutinho e Sacadura Cabral, junto às adegas (N38º 48.410 W7º 27.731)
Neste largo poderão encontrar um bonito monumento representando um cacho de uvas, feito com recurso a rochas ornamentais portuguesas.
Número de bagos de uva que constituem o cacho = B

3º Ponto: Fonte das Bicas (N38º 48.375 W7º 27.213)
Neste impressionante monumento, construído com mármore da região, encontrarão uma data inscrita em numeração romana.
A data em numeração romana = C

As coordenadas da cache final, que dista cerca 5,5km do 1º ponto, são:

N38º 49.(A-1055) W7º 24.(B+C-1286)

(Soma de controlo dos algarismos das milésimas de minuto das coordenadas finais: N = 21; W = 17)

A cache final está escondida fora da vila, junto à secular Barragem da Tapada, um espaço previligiado para o lazer das populações da região, em especial no verão, que procuram o local para fazer pic-nics ou para a prática de pesca desportiva. Apesar de ter sido recentemente colocada uma vedação por causa da pastorícia, continua a ser possível aceder à barragem por diversos locais que permitem inclusivé a passagem de carros, mas não do gado.

Divirtam-se!


Quer saber mais sobre o Geocaching em Portugal?
Adere ao grupo de discussão e visita os sites Geocaching@PT,
GeoPorStats
e os mapas com a localização das caches portuguesas

Would you like to know more about Geocaching in Portugal?
Join the discussion group and visit Geocaching@PT,
GeoPorStats and the maps with the location of the portuguese caches

 

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.