Skip to Content

This cache has been archived.

touperdido: A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.

Charles Chaplin

More
<

TP28 - Lapa dos Pocilgões [Serra S. António]

A cache by touperdido Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/20/2007
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Introdução acerca da cache

Esta cache pretende dar o conhecer a Lapa dos Pocilgões, que está inserido num percurso pedestre circular com cerca de 3km na Serra de S. António. O percurso tem início no Cabeço das Pombas (junto ao café) e está sempre marcado de acordo com as regras de percurso de "pequena rota" (marcas amarelas e vermelhas), que vos vão levar até ao local da cache e de volta ao ponto de partida.

Breve introdução sobre marcação de Percursos Pedestres

Os Percursos Pedestres podem ser de "Pequena Rota" (PR) quando não excedem os 30 km de extensão ou menos de uma jornada a percorrer, sinalizados a amarelo e vermelho ; ou de "Grande Rota" (GR), com mais de 30 km de extensão ou mais de uma jornada a percorrer, sinalizados a branco e vermelho. Em 2006 foram criados os "Percursos Pedestres Locais" (PL), cuja totalidade, ou mais de metade do trajecto decorrem em percurso urbano, sinalizados a verde e branco. A marcação dos Percursos obedece a um conjunto de normas, que em Portugal foram elaboradas pela Federação de Campismo de Portugal. Informação retirada de (visit link)

Breve Introdução sobre o Percurso

A Lapa dos Pocilgões, de acesso fácil e disposição horizontal, permite ao visitante aproximar-se com algum cuidado da boca do algar, camuflada com hera, figueiras e folhados. É sempre a variação da intensidade e permanência ou ausência da actividade do Homem no território que serve de pista para a compreensão do mosaico vegetal neste Parque Natural. Ao longo deste percurso, essa diferenciação marca substancialmente a paisagem. Vêem-se olivais com pastagens, onde o estrato herbáceo foi substancialmente melhorado para a alimentação do gado bovino, actividade compatibilizada com a exploração do olival pela execução de podas que mantêm as árvores longe do alcance dos animais. Noutras áreas, o olival com matos rasteiros, onde ainda são efectuados alguns cuidados culturais, ainda mantém as suas potencialidades produtivas e um possível uso como local de pastoreio de gado caprino. Esses olivais apresentam uma interessante diversidade florística marcada pela presença de algumas orquídeas. Nalguns locais foi mantida a vegetação original: núcleos de carvalho-cerquinho acompanhados de arbustos de grande porte, como o medronheiro, o folhado, o aderno e o carrasco. Informação retirada do Guia de Percursos Pedestres do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.

Outros pontos de interesse:

Lagar de Azeite: A cultura do olival e a produção de azeite foram durante muitos anos uma das fontes de rendimento das populações da Serra. Este lagar tradicional de azeite é um exemplo representativo da tradição serrana

Campos de Lapiás: Termo utilizado para designar a superfície modelada com formas de carsificação - os lapiás. Os lapiás podem apresentar várias formas e dimensões, sendo que o termo "mega-lapiás" engloba formas variadas cuja característica comum reside nas suas dimensões superiores ao normal.

Lapa dos Pocilgões: Lapa é o termo popular posteriormente adoptado pela linguagem técnica e científica, para designar aberturas à superfície que comunicam com cavidades de desenvolvimento horizontal, de tipologia variada. Trata-se de fenómenos típicos dos calcários, frequentemente associados a antigas estruturas de escoamento subterrâneo de água, muitas das quais usadas pelo homem desde a pré-história como habitação, abrigo e local de sepultura dos seus mortos. POR QUESTÕES AMBIENTAIS E DE SEGURANÇA É DESANCONSELHADA A VISITA AO SEU INTERIOR.

Localização

Vindo da auto-estrada A1, saiem em Torres Novas, seguem na direcção de Minde, depois Serra de S. António. Na serra de S. António seguem na direcção de Amiais de Baixo em direcção ao centro de Cabeço das Pombas. Deixem o carro junto ao café de Cabeço das Pombas. Devem contornar a placa de madeira do Parque pela esquerda, passar por um Lagar de Azeite e logo a seguir curvam à esquerda por um trilho que vos leva por paisagens lindíssimas.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

102 Logged Visits

Found it 88     Didn't find it 6     Write note 1     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 1     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 51 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.