[...] Quando nisto iam, descobriram trinta ou quarenta moinhos de vento, que há naquele campo. Assim que Dom Quixote os viu, disse para o escudeiro:
- A aventura vai encaminhando os nossos negócios melhor do que o soubemos desejar; porquê, vês ali, amigo Sancho Pança, Onde se descobrem trinta ou mais desaforados gigantes, com quem penso fazer batalha, e tirar-lhes a todos as vidas, e com cujos despojos começaremos a enriquecer; que esta é boa guerra e bom serviço faz a Deus quem tira tão má raça da face da Terra.
- Quais gigantes? – disse Sancho Pança.
- Aqueles que ali vês – respondeu o amo -, de braços tão compridos, que alguns os têm de quase duas léguas.
- Olhe bem Vossa Mercê – disse o escudeiro -, que aquilo não são gigantes, são moinhos de vento; e o que parecem braços não são senão as velas, que tocadas do vento fazem trabalhar as mós.
- Bem se vê – respondeu Dom Quixote – que não andas corrente nisto das aventuras; são gigantes, são; e, se tens medo, tira-te daí, e põe-te em oração enquanto eu vou entrar com eles em fera e desigual batalha.
Dizendo isto, meteu esporas ao cavalo Rocinante, sem atender aos gritos do escudeiro, que lhe repetia serem sem dúvida alguns moinhos de vento, e não gigantes os que ia acometer. Mas tão cego ia ele em que eram gigantes, que nem ouvia as vozes de Sancho nem reconhecia, com o estar já muito perto, o que era; antes ia dizendo a brado:
- Não fujas, covardes e vis criaturas; é um só cavaleiro o que vos investe.
Levantou-se neste comenos um pouco de vento, e começaram as velas a mover-se; vendo isto Dom Quixote, disse:
- Ainda que movais mais braços que os do gigante Briaréu, heis de mo pagar.
E dizendo isto, encomendando-se todo o coração à sua Senhora Dulcinéia, pedindo-lhe que em tamanho transe o socorresse, bem coberto da sua rodela, com a lança em riste, arremeteu a todo galope do Rocinante, e se aviou contra o primeiro moinho que estava diante, e dando-lhe uma lançada na vela, o vento a volveu com tanta fúria, que fez a lança em pedaços, levando desastradamente cavalo e cavaleiro, que foi rodando miseravelmente pelo campo afora.[...]
In: Dom Quixote de La Mancha: Capitulo VIII
|
Dom Quixote, não passou por aqui, mas o que vão encontrar, são aqueles "gigantes" imponentes em cima de serras, que infelizmente neste momento estão ao abandono, e que eu gostaria de partilhar convosco.
Localização: Saindo de Fátima seguem até ás coordenadas do cruzamento, que fica numa povoação chamada Giesteira.
Do estacionamento até á cache terão que fazer um pequeno passeio a pé com cerca de 350 mts, é só seguir o trilho existente.
É uma caixa rectangular com 18 x 11 x 6,5 cm e contem logbook, stashnote, material de escrita.
Por favor, deixe a cache conforme a encontrou.
|