Skip to content

Refúgio do Zé do Telhado Mystery Cache

Hidden : 11/25/2007
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

PT:Decifrar este enigma é vestir a pele de um saltimbanco para quem o dinheiro não era tudo...
EN:To decipher this enigma is to dress the skin of a thief for who the money was not everything…

ZÉ DO TELHADO

- A CACHE NÃO SE ENCONTRA NAS COORDENADAS INDICADAS -

- THE CACHE IT IS NOT AT THE FOLLOWED COORDINATES -

PT:
“Zé do Telhado alcunha de José Teixeira da Silva, nasceu a 22 de Junho de 1818 na Aldeia de Castelães, Comarca de Penafiel, filho de um capitão de ladrões e no seio de uma família onde extorquir o alheio era actividade de raízes fundadas.
Foi um famoso salteador Português do século dezanove e era chefe da quadrilha mais famosa do Marão. Juntos levaram a cabo um grande número de assaltos em todo o norte de Portugal entre 1842 e 1859. É conhecido por "roubar aos ricos para dar aos pobres" e por isso muitos consideram-no como o Robin Hood português.
No dia 3 de Fevereiro de 1845 casou-se com a sua prima Anna Lentina de Campos. Zé do Telhado foi apanhado pelas autoridades em 31 de Março de 1859 quando tentava fugir para o Brasil, e preso na Cadeia da Relação , onde conhece Camilo Castelo Branco. Em 27 de Abril de 1861 foi condenado ao degredo em África. Viveu em Malange, fez-se negociante de borracha, cera e marfim.
Casou-se com uma angolana, Conceição, de quem teve três filhos.
Morreu de varíola em 1875.” (1)

“José do Telhado é o Robin Hood português. Actuou como comandante de quadrilhas de salteadores em meados do século XIX. A sua atitude é de benemérito: não só tira aos ricos para dar aos pobres, e obriga os ricos a repartirem com os que nada têm, como age à maneira de Salomão, repartindo outro tipo de justiças. Por coincidência salomónica ou não, uma das suas repartições também envolve uma criança, que o padre da aldeia não queria baptizar, por a mãe não ter dinheiro para pagar as custas do sacramento; o José do Telhado não só obriga o padre a baptizar o bebé como a dar dinheiro à mãe. As suas maiores vítimas, como D. Ana Vitória, cuja casa de Carrapatelo vimos assaltada em texto anterior, acabam por ser os seus maiores aliados, dispensando-lhe protecção, quando o cerco das autoridades se aperta. A sua área de operações foi o Norte, sobretudo região do Douro central - Penafiel, Amarante, Felgueiras, Serra do Marão - e o facto de à rede dos seus informadores terem pertencido padres, e outras pessoas de estatuto social elevado, deixa perceber que o fenómeno envolve movimentações nada compatíveis com a criminalidade em sentido estrito. Outro aspecto estranho para o qual José M. Castro Pinto chama a atenção é para ilegalidades nos processos judiciais: falsificação e desaparecimento de documentos, suborno de testemunhas, etc.. É esse o título do capítulo 28: "Os assaltantes têm de cumprir as Leis. E as autoridades podem falsificar julgamentos?" Anota o autor, cheio de razão: "Mas parece-nos que aquilo que mais terá incomodado a justiça não terá sido os assaltos que fez, mas sim a denúncia das injustiças sociais que ficavam tão à mostra. Um salteador gozar da simpatia das classes humildes e até de gente rica - incomoda, pois claro! - e muito."
Porventura a quadrilha seria mais um pequeno exército, aliás o José do Telhado cumprira serviço militar e participou na revolução da Maria da Fonte, com Sá da Bandeira, a quem salvou a vida - Sá da Bandeira ocupou o mais alto grau na Carbonária portuguesa. Era um perito em armas de fogo. Chama-nos igualmente a atenção o uso do machado, instrumento tão ligado à madeira como o malhete à pedra, que também vimos ser usado no "Assalto à casa de Carrapatelo", e aparece noutros assaltos. Porventura um ideário socializante o moveria, já que é um desafio ao regime a existência de um Repartidor Público e de uma repartição de riquezas cometida à revelia da Lei. José do Telhado (1818-1875) morreu em Angola, no desterro. Não fora esse desacerto cronológico e geográfico do destino e teria participado na implantação da República Portuguesa, levada a cabo por pessoas como ele e da sua rede - gente da "floresta", armada, pertencendo a todos os estratos sociais, sobretudo intelectualizados.” (2)

As histórias, não são precisas quanto à associação que se faz do Zé do Telhado a esta casa. Se uns dizem que ela era apenas um local de dormida e repartição de saques, outros dizem que este local era um ponto estratégico nos assaltos que fazia às comitivas que por esta estrada passavam. De qualquer forma, este local estará certamente ligado a histórias de tesouros e bens vingados em favor dos pobres.

BACALHAU À ZÉ DO TELHADO (adaptado da receita do Restaurante Zé do Telhado Peso da Régua) (3)

Ingredientes:
* 4 colheres polpa de tomate
* 1 tomate
* 1 cebola
* 1 pimento
* 297 gr camarão descascado
* 8 azeitonas pretas
* 2 postas de bacalhau
* 20 colheres de chá de azeite
* 1 copo de vinho branco
* 7 batatas pequenas cortadas às rodelas
* sal e vinagre

Confecção:
Fritam-se as postas de bacalhau em azeite, de modo a ficar dourado. Retira-se o bacalhau e deita-se no azeite a cebola, o tomate e o pimento, todos cortados em rodelas muito finas. Deixa-se cozinhar um pouco (9 min.) e adiciona-se a polpa de tomate, o vinho, o sal e o vinagre (a gosto). Por último, acrescenta-se o camarão e tapa-se até todos os legumes estarem macios (verificar a cada 5 min.). Deita-se por cima do bacalhau, enfeita-se com as azeitonas pretas e acompanha-se com batata frita às rodelas.
Se fizer a receita e não ficar bem experimente outra porque eu não me responsabilizo por esta :)

EN:
Zé do Telhado, nickname of José Teixeira Da Silva, was born the 22 of June of 1818 in the Village of Castelães, (Penafiel), son of a captain of thieves and in the middle of a family where to extort the other people's one was activity of established roots.
He was a Portuguese assaulting celebrity of the ninetieth century and was head of the most famous group of the Marão. Together they had taken the handle all a great number of assaults in the north of Portugal between 1842 and 1859. It is known by "stealing to the rich ones and giving back to the poors"; therefore, many consider him as the Portuguese Robin Hood.
In 3rd of February of 1845 he married Anna Lentina De Campos - its cousin. Zé do Telhado was caught by the authorities in 31st of March of 1859 when it tried to run away for Brazil, and prisoner in the Chain of the Relation, where knows Camilo Castello Branco. In 27 of April of 1861 it was condemned to the banishment in Africa. It lived in Malange, where became trader of rubber, wax and ivory.
He married an Angolan, Conceição, of who had three children.
It died of smallpox in 1875.

History, is not precise about the association that it is made between Zé do Telhado to this house. If some people say that it was only one place of slept and booty distribution, others say that this local was one strategical point in the assaults that he made against the caravans that passed by this road. Any way, it is for sure, a local with many stories of treasures revenged in favour to the poors.

Ingredients:
* 4 spoons tomato pulp
* 1 tomatoe
* 1 onion
* 1 pepper
* 297 gr. peeled shrimp
* 8 black olives
* 2 ece of fishes of cod
* 20 oil teaspoons
* 1 glass of white wine
* 7 small sliced potatoes
* salt and vinegar

Confection:
The ece of fishes of cod in oil are fried, in order to be golden. The cod leaves and lies down itself in the oil the onion, the tomato and the pepper, all cuted in circles very fine. It is left to cook a little (9 min.) and adds tomato pulp to it, the wine, the salt and the vinegar (as taste). Finally, the shrimp adds and covers itself until all vegetables to be soft (to verify to each 5 min.). It is lain down over the cod, it is decorated with the black olives and is accompanied with frie potatos cuted in circles.
If the recipe does not look good try something else because I do not blame me for this one :)

(1)


(2)
(3)

You can check your answers for this puzzle on GeoChecker.com.

Additional Hints (Decrypt)

Sraqn/Fybg

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)