Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Estação de Vilar Formoso

A cache by Blue Trekkers Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/30/2007
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Estação de Vilar Formoso




A História

A estação do Caminho de Ferro de Vilar Formoso, foi inaugurada em 3 de Agosto de 1882 pela família Real - o rei D. Luís, a rainha D. Maria Pia e o príncipe D. Carlos, em conjunto com a linha da Beira Alta que, vinda da Pampilhosa, ali desembocava. Deve ter sido um dia muito festivo para os povos raianos, já que "Apesar da crueza dos factos, as sonoras locomotivas a vapor possibilitaram algum progresso comercial a Vilar Formoso - surgiram as pensões, casas de pasto, boticas, depósitos de recolha e despacho de mercadorias. Instalou-se uma alfândega de primeira classe e uma secção fiscal. Instalaram-se funcionários públicos, pois a fronteira significou burocracia no controlo de passageiros, revisão de bagagens e cobrança de taxas. De repente o anónimo lugarejo acordou como categorizado entreposto comercial e administrativo, vendo perdida a aquietação habitual".

Hoje em dia os automóveis passam céleres A25, e Vilar Formoso é um povoado ferido pelas mudanças ditadas pela União Europeia e pelo acordo de Schengem. Sem fronteira não há despachos, conferências, taxas e coimas a aplicar. Escoou-se a necessidade de pernoitar e alimentar na Vila.

A estação de caminho de ferro impressiona pela imponência do edifício e pelos painéis de azulejo embutidos nas paredes. É um dos mais belos conjuntos azulejares portugueses do século XX, representando paisagens típicas e alguns dos mais belos monumentos de portugueses. Foram executados na fábrica viúva Lamego, Lisboa, em meados do século XX.

Estas representações azulejares, pintadas durante o século XX, nesta e noutras dezenas de estações de caminho de ferro do País, associavam-se à apologia propagandística do Estado Novo que pretendia afirmar-se nos arquétipos da identidade e valores nacionais - os painéis davam aos visitantes noções básicas do que poderá visitar em Portugal e também representavam o labor agrícola do povo.

As épocas marcantes da Estação de Vilar Formoso são as levas da 2ª Guerra Mundial, quando os comboios se dirigiam para Espanha ou vinham com refugiados - terão passado por aqui centenas de Judeus salvos por Aristides Sousa Mendes. Já no século XX a vaga migratória nacional tem como referência a estação e o nome de Vilar Formoso como símbolo de um último adeus à terra pátria.


A cache

A cache está dentro da estação mas acessível a todas as horas do dia. Devido à sua localização, tentem ser o mais discretos possível na busca para não comprometer a cache.
Se não estão acostumados com caches urbanas por favor leiam a hint.
Esta é uma cache que não permite trocas.




[EN] The cache

This is a cache located in the railroad station of Vilar Formoso, characterized by the tiles made in the middle of the XX century that show the main touristic attractions of Portugal at that time.

The cache is inside the station but accessible at all times. Due to its sentive location, please be the most discreet as possible when looking for the cache in order not to compromise its location.
If you are not familiarized with urban caches then please read the hint.
This is a not trade cache, thanks.



Additional Hints (Decrypt)

Fragr-fr whagb qn Gbeer qr Oryéz r cebpher an crean zrgáyvpn.
Fvg qbja arne gur Oryéz Gbjre naq ybbx ba gur zrgny yrt.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

538 Logged Visits

Found it 508     Didn't find it 13     Write note 4     Archive 1     Needs Archived 2     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 5     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 107 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.