Skip to Content

This cache has been archived.

manelov: Game over.

More
<

Do Moinho até à Igreja [Foros do Arrão]

A cache by Lunati,Co adopted by manelov Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/05/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 Foros do Arrão

 Foros do Arrão é uma freguesia do concelho de Ponte de Sor, com pouco mais de 1000 habitantes. Esta localidade dista cerca de 30 km da sede do concelho e cerca de 20 km de Montargil, freguesia da qual fez parte até 1984.
 A origem da localidade remonta a 1912, quando o proprietário da Herdade do Arrão, aforou a propriedade, dividindo-a por diversas famílias que aí se fixaram, vindas principalmente do Ribatejo.
 Inicialmente as habitações eram toscas cabanas que mal serviam de abrigo das intempéries. Estas cabanas foram depois substituídas por casas feitas com a palha produzida nas searas que entretanto começaram a cultivar.
 A pouco e pouco, as construções foram evoluindo e hoje a localidade possui moradias que não recordam esses tempos antigos.
 Devido aos maus acessos e á distância a que a localidade se situa da sede do concelho, a sua população sempre se encontrou muito ligada á zona do Ribatejo de onde os seus ascendentes eram oriundos, deslocando-se apenas á sede de concelho para os assuntos indispensáveis á organização da sua vida. Embora hoje em dia as comunicações com Ponte de Sôr estejam muito facilitadas, a ligação ao Ribatejo continua bem viva nos habitantes desta pequena freguesia.
 Esta cache, vai levá-lo a dois locais de Foros do Arrão, pouco conhecidos por quem vem de fora, mas que fazem parte do imaginário de todos os habitantes desta localidade.

Ruínas do Moinho de Vento 

Devido ao facto de não haver nas proximidades cursos de água que servissem para a construção de moinhos de água, tão necessário ás populações para a obtenção de farinha, em Foros do Arrão, o problema resolveu-se com a construção de um Moinho de Vento.
 Todos estamos habituados a ver moinhos de vento pelos altos das colinas, mas, aqui vão ver algo um pouco diferente, uma vez que não há colinas, o moinho foi construído no local onde pareceu que os ventos poderiam ter mais alguma velocidade, mas, devido á plantação de pinhais nas proximidades, o vento deixou de ter a força necessária para fazer funcionar o moinho e este foi abandonado e encontra-se no estado em que sempre o conheci.

 Igreja inacabada

 Foros do Arrão é talvez a única localidade desta dimensão, que não possui um local de culto, apenas possuindo uma pequena capela.
 Há cerca de 50 anos, foi iniciada a construção de uma igreja que dotaria a localidade de um local de culto digno desse nome. As paredes foram erguidas mas, a construção nunca foi terminada, devido á falta de “fé” do responsável pela tesouraria do empreendimento, que achando o dinheiro mal empregue nesta construção, resolveu dar-lhe outro destino. Desde então houve várias vezes a tentativa de acabar a Igreja ou construir outra de raiz, mas até hoje, devido ás más recordações do passado, não houve coragem para tal empreendimento.

A cache

  A cache é small e encontra-se no exterior das ruínas da Igreja. Para a encontrar, terá de ir ás coordenadas iniciais e contar o número total de aberturas nas paredes do moinho, não é preciso entrar nas ruinas.

 Se o número é  4,  então as coordenadas finais são: N39º 10,462 W8º15,032
 Se o número é  9,  então as coordenadas finais são: N39º 10,492 W8º15,056
 Se o número é 15, então as coordenadas finais são: N39º 10,432 W8º15,026 

The cache

  The cache is small and can be found in outside of the church ruins. In order to find it you must count the total number of apertures in the windmill walls, is not necessary to enter in the ruins.

 If the number is  4,  then the final coordinates are: N39º 10.462 W8º15.032
 If the number is  9,  then the final coordinates are: N39º 10.492 W8º15.056
 If the number is 15, then the final coordinates are: N39º 10.432 W8º15.026


Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.