"DOIS VINTE CINCO" [MACEIRA]
A CACHE NÃO SE ENCONTRA NAS COORDENADAS INDICADAS, SÃO AS DO ESTACIONAMENTO.
Escadórioda Paróquia de Maceira
Em 1879, "porque sempre se conservara acanhada, e sem obra alguma que a recomendasse aos olhos do observador, se demoliu e se lhe deu as dimensões que hoje tem", como diz, em 1900, o Cónego José Pereira da Costa, pároco da freguesia.
Em carta de 14 de Junho de 1887 ao Bispo de Coimbra, a que pertencia, então, a freguesia de Maceira, o mesmo pároco escrevia: "A uns 100 metros da igreja matriz e pertencente à administração da Junta de Paróquia, há uma capela com a invocação de Santo Amaro, onde se faz uma importante romaria no dia próprio do Santo”.
Nos anos de 1896 e 1897, foi construído o grandioso escadório que dá acesso à capela, a cargo Junta de Paróquia, então presidida pelo Cónego Prior José Pereira da Costa, e as obras ficaram concluídas, em 1899, com o levantamento de uma estátua de Santo Amaro.
Mas as obras da capela foram continuando até ao ano da proclamação da República. A "mata de Santo Amaro" foi posta em hasta pública, no dia 21 de Agosto de mil novecentos e dezanove, e adquirida por um paticular,ficando, depois da sua morte, para as suas herdeiras. A capela continuou na posse do Estado, apenas cedida para o culto, e só foi entregue à Fábrica da Igreja Paroquial de Maceira, a 23 de Novembro de mil novecentos e quarenta e cinco, em conformidade com a Concordata entre a Santa Sé e o Estado Português, de mil novecentos e quarenta.
Informação retirada de www.minhaterra.com.pt
Santo Amaro ou Mauro
Nasceu em Roma no ano de quinhentos e treze, Amaro foi entregue aos cuidados de S. Bento aos 12 anos. Correspondeu tão bem à afeição e solicitude do mestre, que foi em breve proposto como modelo aos outros religiosos. S Gregório exaltou-o por se ter distinguido no amor da oração e do silêncio, e conta que, a exemplo de S. Pedro, foi recompensado da sua obediência caminhando sobre as águas.
Foi o caso de um jovem chamado Plácido cair no açude de Subiaco. S. Bento soube-o por revelação e chamando Amaro disse-lhe: “Irmão Amaro, vai depressa procurar Plácido que está prestes a afogar-se”. Munido com a bênção do mestre, o discípulo correu sobre a água a socorrer Plácido, a quem agarrou pelos cabelos e trouxe para a margem, não se apercebendo sequer de ter saído de terra firme. Quando deu pelo milagre, atribuiu-o aos méritos de S. Bento.
O curso de toda a sua vida religiosa não desmentiu as promessas. Amaro cumpria tão bem o ideal monástico que todos passaram a considerar nele o perfeito herdeiro espiritual de S. Bento, o eventual sucessor dele. Segundo uma tradição, foi Amaro quem ficou a substituir S. Bento quando este se transferiu para o Monte Cassino. E é-lhe atribuída ainda a implantação do instituto beneditino nas Gálias. Amaro veio depois a falecer no ano de quinhentos e oitenta e cinco.
Informação gentilmente cedida pelo Padre Fernando, pároco da freguesia de Maceira.
A “mata de Santo Amaro” é um dos locais escolhidos pelos escuteiros para as suas actividades, nomeadamente a caça ao tesouro e para orientação.
As portas da Capela de Santo Amaro, como é chamada, abrem no dia do Santo Amaro, dia 15 de Janeiro para a celebração de uma missa, e no dia dos festejos em honra de Santo Amaro que se realizam no domingo mais próximo do dia do santo. É tradição nestas festas a venda de pinhões e outros frutos secos e dos “bolos de poceira”. É também tradição, na véspera destes festejos, fazer-se uma grande fogueira no largo e assarem-se chouriças.
Para encontrar as coordenadas da cache terão que decifrar o enigma escondido.
A cache
Contem a Stashnote, lápis, logbook, Travel Bug Dog Tag Freedom Baby, Travel Bug Dog Tag Evil Evi e prendas para troca.
Por favor sejam discretos e tentem recolocar a cache da mesma maneira que a encontraram.
You can check your answers for this puzzle on Geochecker.com.