Skip to content

This cache has been archived.

touperdido: A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.

Aristóteles

More
<

És um pego da rainha! TP 95 [Zimbreira]

A cache by touperdido Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/23/2008
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Breve Introdução

Esta cache já estava na manga à algum tempo mas foi no acampamento do Gerês do ano passado que a ideia ganhou mais força com o facto de ter conhecido a Kitiara e o Sal, já que eles também tinham pensado em colocar aqui uma cache. A ideia seria colocarmos em conjunto mas o tempo passou e não calhou encontrarmo-nos.  Como passámos muito perto deste local quando vínhamos de Castelo Branco ainda ligámos para o Sal mas eles estavam longe e por isso acabei por colocar a cache, no entanto espero vir a concretizar uma segunda cache neste local com a sua colaboração.

A primeira vez que estive neste local  já lá vão seis anos e desde aí muito mudou. Houve um incêndio que "limpou" muito do manto verde e actualmente todas as árvores ardidas começam a ser substítuidas por um enorme manto verde.
Conhecia este local por ter cá vindo algumas vezes escalar mas curiosamente só na pesquisa de elementos para a criação da página da cache é que fiquei a saber que a zona que está interdita para escalar é onde se encontram pinturas rupestres do pós- Paleolítico.

É um local bastante agradável principalmente no verão, pois existe a possibilidade de tomar banho e existe uma mesa para picnic. Para os aficionados da escalada existem 20 vias de grau na sua maioria fácil. Existe um novo sector que ainda não visitei com mais 17 vias.


Citações sobre o Pego da Rainha

"Além do vale do Ocreza, Sara Cura destaca a imponência da paisagem no Pego da Rainha, de onde se vislumbram, nas escarpas, os abrigos que escondem as pinturas rupestres, também aqui próximo da água, que jorra numa pequena cascata."

Informação retirada de http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=163&id=14683&idSeccao=2018&Action=noticia

"Pinturas Rupestres do Pego da Rainha - Os Abrigo são compostos por vários painéis, nos quais estão distribuídas pinturas rupestres, com motivos ideomórficos, antropomórficos e indeterminados. Os pigmentos são dominados pela cor vermelha, com diversas tonalidades e, por vezes, com matizes alaranjados. A arte rupestre dos abrigos do Pego da Rainha, integra-se no contexto pós-Paleolítico Europeu, não devendo ser considerado como um fenómeno isolado, mas enquadrado no contexto ao qual pertence a maior parte da arte esquemática da Península Ibérica. Próximos do vale do Ocreza, os abrigos fazem parte do Complexo de arte rupestre do Vale do Tejo, independentemente das diferentes técnicas de execução pintura - gravura. Apesar dessa relação com as gravuras, as pinturas do Pego da Rainha distinguem-se não apenas pela técnica utilizada, ou pela ocorrência de certos motivos que não conhecemos nas gravuras (como as impressões de dedos e de uma mão), mas sobretudo pela sua implantação topográfica: de difícil acesso, no topo de um escarpa, as pinturas parecem estar a "olhar para o vale", como se tivessem sido feitas mais para verem do que para serem vistas, ao contrário das gravuras, que surgem no fundo do vale em zonas de passagem pedonal."

Informação retirada de http://algarvivo.com/arqueo/museus/museu-macao.html



Acessos e Terreno

Apartir da povoação de Zimbreira o acesso até à cache é feito em estrada de terra batida, sendo que em algumas partes existem pedras no caminho por isso deixo à vossa consideração levarem o carro até ao local ou não, dependo do vosso amor ao carro. Se optarem por levar o carro fica o aviso que terão que passar por dentro do rio, ainda que baixo um ligeiro consegue passar.

Cache

No local onde está a cache só consegui captação 2D devido às árvores. Por isso contem com um erro grande. De quem vem da cascata e sobe para o parque de merendas a cache está do outro lado do rio perto de um maciço rochoso. Para atravessarem o rio podem usar as pedras ou um tronco que coloquei para o efeito. Na dúvida consultem o spoiler.

Advertências:

- O maciço onde estão as pinturas rupestres tem acesso restrito por favor não visitem
- Atenção à rocha molhada e ao caudal do rio

Additional Hints (No hints available.)