Skip to Content

This cache has been archived.

MightyREV: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.[/quote]

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado

[b] MightyREV [/b]
Geocaching.com Volunteer Geocache Reviewer
Revisor Voluntário em Geocaching.com

[url=http://support.groundspeak.com/index.php]Centro de Ajuda Groundspeak[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=340]Trabalhar com o Revisor[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77]Como ter uma cache publicada (mais) rapidamente[/url]
[url=http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx]As Guidelines são regras[/url]

More
<

Mamoa de Lamas [Braga]

A cache by musa Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 6/2/2008
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A cache dá-nos a conhecer uma Mamoa de médias dimensões, que cobria um dólmen com corredor. Também proporcionará um agradável passeio pela área envolvente da Mamoa.

Mamoa de Lamas
A Mamoa de Lamas é um monumento megalítico situado na freguesia de Lamas, concelho de Braga, Portugal.
O monumento foi edificado no período Neolítico (aproximadamente 3000 a.C.), possuindo dimensões médias a mamoa cobria um dólmen do qual restam apenas três lages conservadas "in situ", encontrando-se as restantes nos arredores da mamoa. A sua descoberta revelou ainda várias informações sobre o passado da região.
A Mamoa de Lamas está inserida no Núcleo Museológico de Lamas.
Em Fevereiro de 1993, aquando do desaterro par urbanização de uma área elevada, localizada na freguesia de Lamas, a curta distância da cidade de Braga, foi posta a descoberto a estrutura de um túmulo megalítico ainda protegido pelas terras da mamoa. Tais vestígios tornaram-se evidentes por acção da máquina escavadora que procedia á terraplanagem daquela área. Suspensos os trabalhos, a Junta de Freguesia local e o Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa alertaram as entidad
es competentes no sentido de se efectuarem as necessárias tarefas de recuperação do monumento.
Assim, numa primeira fase, a escavação arqueológica foi efectuada por intermédio do IPPAR. Esta acção viria a ser, posteriormente, interrompida. Finalmente, nos meses de Julho e Setembro deste ano, foi realizada uma nova intervenção , desta vez sob a responsabilidade científica do Dr. Eduardo Jorge L. Silva, da Universidade Portucalense, investigador que vem, há vários anos, realizando um estudo sistemático do megalitismo da região do Minho.
Os trabalhos deste ano contaram com o apoio do IPA (Instituto Português de Arqueologia), Grupo de Investigação Arqueológica do Norte (GIAN), Instituto de Arqueologia da Universidade Portucalense, Junta de Freguesia de Lamas, Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal da Cidade de Braga e Museu D. Diogo de Sousa, em cujos laboratórios estão a ser tratadas várias peças, nomeadamente as cerâmicas pré-históricas.
Participaram nos trabalhos da 2ª fase de escavação vários alunos da Universidade Portucalense (Curso de História), Licenciados e Mestres em Arqueologia pela Faculdade de Letras do Porto, um aluno do curso de Arquitectura (E.S.A.P.) e técnicos do Gabinete de Arqueologia Municipal e do referido Museu.


Fazemos um agradecimento especial à Junta de Freguesia de Lamas (Sr. Francisco Oliveira, Sr. João Alves e Sr. Álvaro Oliveira) pela disponibilidade no auxílio à colocação da presente cache e consequente divulgação do monumento.

Mais informação

A Cache: Para chegar até à cache, passe por estes três pontos:

1.º    Ponto (N 41 30.183 W 8 25.893) - Entrada do Parque. Estas são as coordenadas do portão de entrada do parque da Mamoa de Lamas. Normalmente, no horário de expediente, encontra-se aberto.
Caso o portão não esteja aberto, basta telefonar ao Sr. Francisco Oliveira (962878575), Presidente da Junta de Freguesia.

2.º    Ponto (N 41 30.199 W 8 25.897) - Mamoa de Lamas. Aqui encontra-se o monumento arqueológico. Local chave da visita, onde podem tirar algumas fotografias.

3.º    Ponto (N 41 30.222 W 8 25.902) - Esconderijo. Aqui encontra-se a cache.

A cache é um contentor de plástico, de tamanho médio, envolvido por um saco de plástico preto. O conteúdo inicial da cache é uma Stashnote em Português e em Inglês, um Logbook , um lápis e três panfletos alusivos ao monumento, que podem pedir na Junta de Freguesia (não retirar nenhum da cache, p.f.). Devem ser discretos e, por favor, e voltem a colocá-la no mesmo local, bem escondida como estava. Tirem fotos do parque para recordação e para colocação nesta página. Aproveitem o local para estar uns momentos em família. Obrigado pela vossa visita.

Additional Hints (Decrypt)

Cnen noeve b cbegãb, crçn n punir an Whagn qr Serthrfvn qr Ynznf, rz seragr, bh yvthr cnen 962878575.
Gb bcra gur qbbe, lbh zhfg pnyy gb 962878575. Lbh pna nfx sbe gur xrl va gur "Whagn qr Serthrfvn qr Ynznf".

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

134 Logged Visits

Found it 120     Didn't find it 3     Write note 6     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 41 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.