Skip to Content

<

A Quarta Linha

A cache by almeidara Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/28/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O ano era 1807. A 27 de Outubro Napoleão assinava o Tratado de Fontainebleau com a Espanha, no qual dividia o território português em em três províncias controladas pela Espanha e pela França. Dando seguimento a este tratado, o Imperador francês, que já reunia à meses tropas em Baiona na fronteira com Espanha, ordena a invasão de Portugal. Inicia-se assim a Guerra Peninsular, que iria durar sete anos. Sete anos que iriam mudar Portugal e o mundo.

As invasões

Pouco tempo depois, a 20 de Novembro, Junot à frente de um exercito de 30mil homens atravessa a fronteira e, dez dias depois a 30 do mesmo mês, entra em Lisboa sem encontrar qualquer resistência militar. Apenas um dia antes a família real zarpou para o Brasil, conseguindo assim contrariar as intenções de Napoleão de retirar a casa de Bragança do trono português. O rei Português será o primeiro monarca Europeu a pisar solo no Novo Mundo.

Esta primeira invasão termina com a expulsão do exercito, já bastante desgastado por revoltas e deserções, pelo exercito de 20mill homens (14mil dos quais britânicos e 6mil portugueses) que entretanto tinha desembarcado perto da Figueira a 1 de Agosto.

No ano seguinte o exercito francês, sob comando de Soult invade passa a fronteira em Chaves e toma a cidade do Porto. Dois meses depois, a 29 de Maio, as tropas britânicas reconquistam a cidade obrigando os franceses a retirar para a Galiza.

A terceira invasão dá-se a Agosto de 1810 com a tomada de Almeida por Masséna. O seu exercito será derrotado na batalha do Buçaco, mas consegue recuperar para retomar a marcha sobre Lisboa. São as linhas de torres que acabam por defender a capital. As linhas de torres, conjunto de fortificações reforçadas por escarpas, trincheiras, fossos e diques, são os maiores e mais baratos feitos de engenharia militar. O seu efeito dissuasor foi tanto que conta-se que Masséna, após as ter observado pessoalmente, desistiu da invasão e retirou da península Ibérica.

O final da guerra peninsular dá-se com a contra-ofensiva do exercito português, britânico e espanhol, terminando com a vitoria em Toulouse (10 Abril 1814), já em território Francês.

A cache

A cache encontra-se no único forte da quarta linha que se encontra visível. A quarta linha encontrava-se a sul do Tejo e proporcionava a defesa da barra deste rio e, simultaneamente, de uma eventual invasão por sul. Muito perto podem procurar outra cache num forte mais moderno, o que mostra que esta zona foi, até à muito pouco tempo, um importante ponto estratégico.


                    fosso                                                                        data da uma recuperação falhada


parte de uma parede do fosso

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

529 Logged Visits

Found it 503     Didn't find it 10     Write note 8     Needs Archived 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 6     

View Logbook | View the Image Gallery of 68 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.