Skip to content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
<

S.Simão -Figueiró dos Vinhos (Leiria)

A cache by Topeirinhas & Spelios Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/14/2008
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Casal de S. Simão
Localizado na Freguesia da Aguda, o Casal S. Simão, eleva-se numa paisagem dominada pelas serras circundantes: a serra de S.João, a serra do Cercal, a Relva Grande e o Outeiro da Cabeça, que se vai ligar às monumentais Fragas de S. Simão, servidas por um miradouro do qual se pode ver esta aldeia.
Local de lendas e de superstições, o recôndito Casal de S. Simão era local de pecuária e de pesca, contando também, já no séc. XIX, com múltiplos lagares de azeite e moínhos de vento, aproveitando a sua posição cimeira. Em 1860 viviam na aldeia cinco famílias.
O mestre pintor José Malhoa imortalizou a beleza natural da aldeia num quadro intitulado “O Baptismo de Cristo”, hoje visível no altar-mor da Igreja Matriz de Figueiró dos Vinhos. Os anos 50 a 70 trouxeram a desertificação da aldeia, que só sofreu um ímpeto de recuperação pelos seus habitantes e pela autarquia a partir dos anos 90. Hoje, o Casal de S. Simão é uma das aldeias mais vivas e hospitaleiras.
Historicamente rica em fauna — aves como a águia Real já nidificavam na região no Séc.XIX — como em flora, — com castanheiros frondosos, carvalhos e azevinhos, o Casal de S. Simão tem o melhor de dois mundos: uma vista panorâmica sobre as colinas em redor, e uma praia fluvial junto à impressionante fraga que rasga os rochedos.
No Séc. XV, João Vicente, o Prior de Aguda mandou construír a ermida de S.Simão. Esta construção singela, que demonstra traços do Gótico, foi ampliada em 1678 para dispôr de uma sala de esmolas. Situada no ermo de um monte elevado, a ermida é um local a não perder.
O Foral velho de Figueiró dos Vinhos, Aldeia do Xisto, Casal de São Simão, não destoa da generalidade dos forais desse tempo no respeitante à delucidação dos produtos da terra. Lá estão consignados: “pão e vinho – campos, hortas, pastos e vinhas”.
Merendeiras dos Santos
Um quilo de farinha, um quilo de açúcar, puré de batata, canela, erva-doce, oito ovos, meio-quilo de nozes, meio-quilo de passas, uma colher de sopa de aguardente, fermento da broa.
Amassa-se a farinha, o açúcar, o puré das batatas e os ovos, tudo bem misturado e batido. No fim juntam-se o miolo das nozes e as passas de uva, a erva-doce e algumas gotas de aguardente. Tendem-se as merendeiras e levam-se ao forno de lenha, nunca mais de trinta minutos para não ficarem muito secas. Era costume as pessoas levarem as merendeiras para a missa, trocando-as entre si.
Receita obtida junto da Sra. D. Otília Morais
Descubra mais receitas desta aldeia na Carta Gastronómica das Aldeias do Xisto.
É curioso
Diz a lenda que quando foi inaugurada a ponte sobre o Alge, os Romanos convidaram S.Simão a assistir, desde que não benzesse a obra; S.Simão desobedeceu, despoletando a fúria dos Romanos. Para colocar-se em fuga, montou o cavalo, e de um só impulso transpôs miraculosamente o abismo. De tal forma foi o salto, diz-se, que ficaram cravadas as ferraduras numa rocha. Desde então, a fraga ficou baptizada como de S.Simão.
Festividades
- Festa de S. Simão ou Feira das Nozes, a 28 de Outubro
Como Chegar
De Norte e de Sul
Na A1 sair na saída 10 de Pombal na direcção de Castelo Branco pelo IC8. Passados 37km sair na saída Aguda/Fato. Seguir a sinalização para o Casal de S.Simão, a 2 km.

De Espanha (A25)
Na A23 sair na saída 18 em direcção a Pombal pelo IC8. Ao fim de 71km sair no saída Aguda/Fato. Seguir a sinalização para o Casal de S.Simão, a 2 km.

A Cache
As coordenadas vão levar-vos a um container que contem todas as indicações necessarias, para realizarem esta cache ate ao fim.
Ao chegarem a Aldeia do Casal S.Simao estacionem o cachemobil nas coordenadas 39º 55.024N 008º 19.353 O. Dirijam-se a coordenada indicada e dai sigam as indicações…..

Additional Hints (No hints available.)