Anta de Carvalhal da Louça
Carvalhal da Louça é uma localidade pertencente à freguesiade Paranhos da Beirae concelhode Seia.
Carvalhal deriva de «Carval ho», e denota o facto de ser uma zona onde abunda a espécie de carvalho negral.
Por volta da transição dos séculos XVIII e XIX começou a designar-se por “Carvalhal da Louça”, devido à intensa produção de vasilhas de uso quotidiano.
Mas o seu povoamento remonta à época pré-histórica como comprova a Anta de Carvalhal da Louça, actualmente classificada como monumento de interesse nacional. Também conhecida por "Anta do Fontão", a "Anta de Carvalhal da Louça" é o mais conhecido monumento do género na freguesia. Atravessou séculos conservando ainda a sua imponência, sendo declarada Monumento Nacional em 1910.
Tem 2,80 de diâmetro e 2 metros de altura, em forma de tronco pirâmide de base decagonal, constituída por nove esteios quase trapezoidais, inclinados para o centro, à excepção da chave mestra em posição vertical, formando os esteios contíguos uma espécie de cunhas. Entrada orientada a Este. Os esteios apresentam a totalidade da sua altura à excepção de um esteio a Sul. Com cerca de metade da altura original, a tampa apresenta esculpida uma cruz grega e uma cruz lanceolada. Corredor: os esteios encontram-se fragmentados e semi-fragmentados.
Setembro de 1895 foram encontrados os seguintes objectos nesta anta:
· oito pontas de seta, de sílex;
· uma de quartzo;
· duas delicadas lâminas de quartzo;
· duas contas;
· vários fragmentos de instrumentos de pedra (lâminas, facas e setas);
· vários fragmentos de barro saguntino (romano.)
|