Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

Traditional Geocache

Castro Santiago [F. Algodres]

A cache by almeidara Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 9/19/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Implantado a 612m de altitude, o sítio disfruta de grande domínio visual sobre a paisagem envolvente, que se estende até ao sopé da Serra da Estrela. Beneficiando de vertentes de declives bastante acentuados a Norte, Oeste e Este, o sítio apresentava, à partida, boas condições naturais de defesa. Aproveitando os grandes penedos graníticos do topo, que naturalmente proporcionam uma área protegida, foram edificados troços de muralhas, formando dois recintos fortificados.

Os trabalhos arqueológicos realizaram-se durante 8 anos desde 1988. Para além das estruturas de fortificação, foram identificadas no interior do recinto estruturas habitacionais com lareira central (cabanas). No material exumado destaca-se a produção cerâmica, composta por recipientes de forma dominantemente aberta, a que correspondem as taças e tigelas, embora as formas esféricas e globulares também estejam bem representadas. A decoração na cerâmica surge em percentagem que ronda os 8%, utilizando preferencialmente a técnica da incisão. Os motivos decorativos são formados à base de espinhas e reticulados, por vezes associados a caneluras, que são um dos motivos mais divulgados no povoado. Surgem ainda com alguma frequência, as representações de triângulos preenchidos, para além de outras menos representativas. A produção lítica é caracterizada pela reduzida utilização do sílex (que vem de fora), com o consequente recurso a matérias primas locais, como o quartzo leitoso e hialino.  Tendo uma produção microlaminar forte, estão presentes as lamelas, geométricos, lâminas retocadas em foice, raspadores, pontas de seta, furadores e uma abundante quantidade de subprodutos de talhe. De destacar, o reduzido número de elementos de moagem, sugerindo uma actividade agrícola menos importante, o que de certo modo se adequa às características do meio, bem mais propícias para uma economia baseada na pastorícia e onde a caça e a recolecção desempenhariam, ainda, papel de relevo. A estratigrafia pertimiu identificar dois momentos de ocupação na pré-história no periodo calcolítico. Foi também ocupado brevemente durante o idade média.

O acesso faz-se passando por Cortiçô, siga por Vila Chã e, antes de chegar a Muxagata, encontrará uma placa com a indicação Castro de Santiago. Vá por essa estrada florestal, passe pelo campo de futebol e, chagando ao fim da via, estacione, junto a uns blocos de pedra arredondados. Num dos blocos mais baixos poderão encontrar, gravadas em baixo relevo, quatro cruzes de cristo. O castro fica no morro em frente.

O Castro de Santiago foi o primeiro povoado fortificado identificado na Beira Alta. Esta cache forma com Fraga da Pena [F. Algodres], um conjunto procurando mostrar a pré-história desta região.

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

100 Logged Visits

Found it 98     Didn't find it 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 44 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 5/30/2018 11:39:38 AM Pacific Daylight Time (6:39 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page