Skip to content

<

Moinho da Figueira [Santo Amador]

A cache by JMGG77 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/20/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Moinho da Figueira [Santo Amador]

História

 

Situada a 12 km de Moura, sendo atravessada por 2 pequenas ribeiras, Ardila e Toutalga. Ainda compõem a Freguesia os seguintes lugares e lugarejos: Courelas da Crujeira, Monte Limpo e Santo Amador.

Santo Amador nasceu, tal como muitas localidades no Alentejo, devido a pequenos grupos de trabalhadores sazonais que se concentravam perto de uma das propriedades para a qual trabalhavam.

O nome, Santo Amador, surgiu devido a um sentimento religioso que atribuía às localidades, por vontade dos habitantes, o nome do Santo Padroeiro, neste caso Santo Amador. Sem qualquer alteração para o seu topónimo, foi recentemente descoberto pela Igreja que a imagem do santo venerado pelos habitantes de Santo Amador, não era o próprio, mas sim Santo Evaristo.

De visita por terras de Santo Amador pode ver-se a Igreja Paroquial que data do séc. XVIII, embora o início da sua construção remonte os finais do séc. XVI, construída a tijolo e taipa tornam-na um monumento muito regional, o núcleo Museológico do Rio Ardila, o Porto de Santo Amador e os Moinhos do Rio Ardila.

 

Cache

 

Esta cache além de dar a conhecer a aldeia de Santo Amador levo-os ao Moinho da Figueira que outrora trabalhavam sol a sol, hoje jogados ao abandono encontram-se em avançado estado de degradação. Contam-se ao longo do rio Ardila vários moinhos, também chamados Azenhas.

Os moleiros recebiam as sementes que transformavam em farinha e depois em cada lar era transformado em pão, pão que na altura era a base da alimentação de muitas famílias. Os moleiros para alem da sua actividade cerealífera ocupavam-se também com a pesca, semeavam algumas várzeas e tinham um barco que utilizavam para transportar pessoas e carga para a outra margem.

Não Coloquem fotografias ou logs que possam servir de Spoiler.

 

Seja discreto e tenha atenção aos Muggle’s que possam eventualmente estar a observa-lo. A manutenção desta cache para os próximos visitantes depende disso

 

Preserve o Container, manuseando-o com cuidado e voltando a coloca-lo no exato sitio onde o encontrou

 

Levem material de escrita.

 

Espero que gostem do local e que se divirtam em busca da cache.

 

Atenção apenas permito logs físicos que correspondam ao mesmo nick devidamente registado no Geocaching. Sendo assim, não admitirei registos de Tours e ou nicks fictícios. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados.

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.