O local é para nós sinónimo de tranquilidade, descanso e harmonia. Poucos são os sítios onde encontramos tanta paz e tranquilidade. É o nosso escape que pensámos partilhar.
Durante as nossas explorações e com o objectivo de criarmos um conjunto de caches sobre o concelho de Sousel, encontrámos várias ruínas esquecidas, ilustrativas da História do Concelho, mas sobre as quais não existem muitos registos escritos nem nos arquivos. O que nos trouxe aqui foram memórias de quem conhece a terra
Encontrámos na página do município de Sousel alguma história sobre o concelho, mas desafiamos os visitantes a enriquecer a página da cache.
Sobre o concelho e a sua fundação:
http://www.cm-sousel.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=8:da-fundacao-do-concelho-ao-seculo-xix&catid=3:historia-e-identidade&Itemid=6
A Cache.
A cache encontra-se na Ermida de São João da Ribeira da qual o único registo escrito refere que integrava uma paróquia com o mesmo nome, em homenagem a S. João Baptista.
Apesar da ermida estar em ruínas, a cache faz parte da ruína, mas não é necessário destruir nada para a retirar. Uma olhadela atenta ao local desvenda a sua localização. Pedimos que a recoloquem no mesmo sitio e na mesma condição em que a encontraram.
Se por acaso tirarem pedras de outros locais pedimos que as voltem a colocar no sitio.
Para chegar à cache (Muito importante ler)
Para ter acesso à cache terão que entrar no ponto de coordenada “entrada” (ver viewpoints), abrindo a cercadura em frente e a da esquerda. Após entrarem, fechem as duas cercaduras pois poderá existir gado a pastar (raro, mas possível). (não convém que fuja)
O caminho tem que ser feito a pé pois isso é condição para atravessarem a propriedade.
Poderá ocorrer que exista gado bovino a pastar nos campos, mas poderão seguir pelas árvores á vossa direita sem qualquer problema de serem incomodados pelos animais (as vacas estão mais interessadas na erva do que em vocês). Não atravessem os campos fora dos caminhos ou em campo aberto. Sigam sempre junto ás árvores do lado direito. (cerca de 700 m)
Perto da igreja existe um monte em ruínas também. Quando chegarem ao local terão que transpor um obstáculo de rede. Pedimos que o reponham como o encontraram.
Se pelo caminho encontrarem algum guarda-florestal devem referir que vão visitar as ruínas da igreja. Caso se verifique algum impedimento deverão contactar-nos a fim de podermos averiguar a situação.
Embora o local seja público, o acesso é condicionado pelo interior de uma propriedade não habitada. Pedimos que respeitem o espaço como se fosse vosso. Desfrutem da caminhada. Consoante a altura do ano em que forem ao local assim encontrarão no percurso diferentes atracções animais e naturais (no verão a ribeira está seca).
CUIDADO REDOBRADO NA ÉPOCA DE CAÇA. Vejam o spoiler e não retirem pedras de outros locais