Skip to content

Fonte do Arcediago / Arcediago's Fountain Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Caro coiote,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 11/2/2008
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta cache tem como objectivo divulgar o percurso ambiental da Água de Prata que na minha opinião é um percurso bastante interessante e agradável mas ainda pouco conhecido devido talvez à fraca divulgação. Espero que goste tanto quanto eu gostei. :)

 

O percurso da Água de Prata

"O Aqueduto da Água da Prata, habitualmente denominado por aqueduto de Évora convida a um percurso a pé, em comunhão com a natureza.

O Aqueduto da Água da Prata foi durante muitos anos a principal fonte de abastecimento de água à Cidade.

Tendo sido alvo de obras de restauro, o caminho encontra-se agora limpo, sinalizado e com bons acessos para que, caminheiros ou ciclistas, possam percorrer o Aqueduto entre Évora e a Graça do Divor.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Évora coloca à disposição da população um percurso ambiental de seis quilómetros sempre junto à mais importante estrutura hidráulica construída em Portugal durante o séc. XVI, podendo não só apreciar-se a obra do Homem, mas também encantar-se com a paisagem envolvente, invulgarmente bela e diversificada. Além da arcaria monumental, classificada como Monumento Nacional (1910
), o Aqueduto é uma imensa obra com cerca de 19 km de extensão, desde a nascente do Divor até ao interior da cidade.

Dessa distância total o percurso ambiental agora criado recupera o essencial da obra do séc. XVI e do séc. XIX, numa distância de 8,3 km entre o convento da Cartuxa e o caminho dos Arcos do Divor."

Autor: Gisela Simões, Fonte: ART - Alentejo

Pode obter informações adicionais e visualizar o mapa do percurso aqui.

You can obtain informations and visualize the track map here.

 

 

A fonte do Arcediago

André de Resende, frade dominicano natural de Évora, foi um distinto humanista de reputação internacional. Como homem de cultura clássica, defendeu junto do rei D. João III a "refundação" do aqueduto como um sinal de urbanidade, digno do passado romano da cidade.

A sua memória ficou perpetuada na fonte que mandou erigir (c. 1535) junto do aqueduto e da sua casa de campo, conhecida vulgarmente como quinta do Arcediago.

Esta fonte, construida para repouso e deleite poético, conserva vestígios de duas inscrições latinas, ambas da autoria de André de Resende. A exterior, sobre o arco (originalmente sobrepujada por uma cruz):

"FLECTE GENU. EN SIGNU(M) PER QUOD VIS VICTA TIRANI ANTIQUI ATQUE EREBI CONCIDIT IMPERIUM; HOC TU SIUE, PIUS FRONTE(M) SIVE PECTORA SIGNES NEC LEMORU(M) INSIDIES EXPECTARAQUE VANA TIME."

"Ajoelha-te. Estás do símbolo (cruz) pelo qual foi vencida a força Do tirano antigo (Diabo) e caiu o império de Érebo (trevas); Com ele benze a face e o peito com devoção e não temas as Insidias dos lémures (fantasmas) nem dos falsos espectros."

A do interior, sobre a fonte de mergulho, consagrada às ninfas aquáticas (Náiades):

"EXERE, NAI, CAPUT TENEBROSA E RUPE LAETUMQUE VISE TIBI SACRUM POMIFERUMQUE NEMUS, PER QUOD UBI LAETO DISCURRIS LIBERA FLUXU ARBORIBUS VENIAT COPIA LAETA TUIS."

"Levanta, Náiade, a cabeça por cima da rocha tenebrosa E visita este agradável bosque de abundantes frutos que te consagrei, Quando liberta flúi por ele alegremente E produzam as tuas árvores abundância de frutos."

 


A cache

Embora o percurso apenas possa ser feito a pé ou de bicicleta, esta cache pode ser feita de carro. Está a cerca de 150m do sitio onde se pode estacionar o carro.O terreno tem algumas partes acidentadas e no inverno tem alguma lama mas acho que qualquer carro lá consegue chegar bem.

No mapa que sugeri a fonte tem o nome de fonte de André de Resende e o acesso pode ser feito pela estrada de Arraiolos ou pela estrada de Nª Srª dos Aflitos. Veja os waypoints fornecidos.

-----/-----

Although the track can only be done on foot or by bicycle, this cache can be made by car. Is about 150 meters from the place where you can park your car. The terrain is rugged and some parts in the winter may have some mud but I think that any car can easily reach the local.

On the map that I suggested, the fountain is called fountain of André de Resende and the access can be made by the road of Arraiolos or by the road of Nª Srª dos Aflitos. Look at the waypoints supplied.

 

free counters

Additional Hints (No hints available.)