Skip to Content

<

Castelo de Vermoim (V.N. Famalicão)

A cache by coisos & hfap Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/14/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Cache no monte das Eiras, Vila Nova de Famalicão, onde existe um vasto património arqueológico.
Recomenda-se começar a visita pela cache GCJT1W - Alto das Eiras e depois seguir para uma das restantes neste monte

Castelo de Vermoim


Bloco rochoso onde se notam estruturas escavadas na rocha. A Norte existe um entalhe no rochedo que seria uma estrutura para encaixe da porta, e a Sul e Sudoeste, alguns entalhes de alicerce. À superfície notam-se inúmeros fragmentos de telha e algumas formas cerâmicas com características medievais. Na vertente Leste, a cerca de 20 metros do topo, são visíveis restos de um muro. Não foi ainda determinado se dois taludes ou três fossos, que reforçaram a defesa na ligação do esporão, pertencem a esta época ou à ocupação da Idade do Ferro.
Ligada ao bloco rochoso no qual assenta o castelo, existe uma lenda que fala de uma moura guardiã de um tesouro que o penedo encerra.
A primeira referência a este castelo é uma breve notícia dos Annales Portucalenses Veteres, que relata uma incursão normanda, no ano de 1016, tendo provavelmente sido abandonado em finais do século XIV.

Castro de Vermoim


O sítio possui boas condições naturais de defesa, com excepção do lado Norte. O povoado possui um recinto definido por uma muralha que acompanha, grosso modo, a curva de nível dos 325m, reforçado no lado mais vulnerável, o Norte, por um conjunto de três taludes e três fossos. No interior deste recinto, ligeiramente descentrado para Norte, eleva-se a acrópole de forma ovalada, definida por um talude. A este núcleo terá sido adossado um outro recinto, alongado no sentido Nordeste-Sudoeste.
Duas construções de planta circular e um muro recto de contenção além de numeroso espólio foram exumados durante as quatro intervenções arqueológicas efectuadas entre 1982 e 1985.

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.