Skip to content

Éolicas na Serra da Rocha Traditional Cache

Hidden : 01/30/2009
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache encontra-se no parque eólico de Fajão no concelho de Pampilhosa da Serra.

Para lá chegarem vão ter de percorrer, com o carro, uma estrada não alcatroada, mas que se encontra em bom estado, pois tem de permitir o acesso dos trabalhadores às eólicas.

Quando lá chegarem apreciem a maravilhosa vista sobre a serra e a albufeira de Santa Luzia.

Um parque eólico é um espaço, terrestre ou marítimo, onde estão concentrados vários aerogeradores destinados a transformar energia eólica em energia eléctrica.
Para a construção desses parques é necessário a realização estudos de impacto ambiental, pois a sua má localização pode ter impactos negativos como a morte de aves e a poluição sonora, já que as hélices produzem um zumbido constante, embora os modelos mais recentes não gerem mais ruído que o próprio vento que faz girar as turbinas.
O primeiro parque eólico de Portugal foi construído, em 1986, na Ilha de Porto Santo, Madeira. Nos últimos anos este tipo de energia recebeu um grande impulso. No fim de 2006, Portugal era o nono produtor mundial de energia eólica, com uma capacidade de 1.716 megawatts, o que representa 2,3% do mercado mundial. No entanto, em Setembro de 2007 esta capacidade cresceu para 2.054 megawatts e com 750 megawatts ainda em construção.
A forte aposta de Portugal nas energias renováveis, como resposta à crise dos combustíveis fósseis, leva a que o sector eólico cubrisse já 8% das necessidades energéticas nacionais em 2007 com 2.000 megawatts de potência, estimando-se que sejam atingidos os 15% em 2010.

O Parque Eólico da Pampilhosa da Serra localiza-se no distrito de Coimbra, na região montanhosa entre os concelhos de Góis e Pampilhosa da Serra. O traçado dos aerogeradores desenrola-se ao longo da cumeada das serras da Lousã e do Açor numa extensão de aproximadamente 18 km. A este projecto eólico corresponde uma potência de 95MW, sendo composto de 73 aerogeradores com 70 metros de altura e 35 metros cada pá que produzem cada um de 1.3MW.


A cache

Logbook, lápis, afia-lápis, e alguns brindes.

Trajecto aconselhado
Começar o trajecto colocando primeiro no GPS as coordenadas (N 40º08.032’ W 007º53.913’) do início da estrada que vos vai levar ao parque eólico. Quando chegarem a essa estrada já podem colocar as coordenadas da cache.

Additional Hints (No hints available.)