Skip to Content

This cache has been archived.

papaleguas: Bem.

Faltava o log do Monho para fecharmos este capítulo e começarmos a planear o Geomoscatel III que nesta versão terá novamente almoço e uma surpresa muito especial.

Mas só daqqui a um ano se cá estivermos todos :)

A todos, o nosso obrigado pela comparência, pelo companheirismo e pela tarde muitssimo bem passada.

Pelo Gang das Terças

More
<

Geomoscatel II

A cache by O Gang das Terças Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Sunday, 10 May 2009
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


MOSCATEL DE SETÚBAL - O Moscatel de Setúbal é designado por alguns dos seus promotores como «um monumento de arte agrícola e uma glória nacional». É um vinho dourado, com perfume suave e um sabor delicado.

É produzido no território compreendido pelos concelhos de Setúbal e Palmela.

Pensa-se que a sua produção remonta de há centenas de anos pois, no tempo de D. Dinis, o vinho de Setúbal tinha já bastante fama e vários forais foram concedidos pelos  reis. O primeiro foral data de 1186 e faz alusão à vinha da região.

O rei D. Manuel, "O Venturoso", menciona igualmente as vinhas de Setúbal num foral de 1514. Numa ementa de um banquete dos cavaleiros de Malta, realizado em 1797, é citado, entre outros vinhos numerosos e célebres, o precioso «Setúbal». O Moscatel de Setúbal tem a denominação de origem, pois é produzido na região demarcada de Setúbal e Palmela. As condições óptimas do clima e do solo conjugam-se para dar origem a este Moscatel.

As cepas (castas) usadas para o Moscatel são as seguintes: moscatel de Setúbal, derivada da «vitis apiana», ou moscatel de Alexandria, moscatel de Jesus, moscatel de Málaga, moscatel Romano, moscatel roxo ou violeta da Madeira, moscatel roxo da madeira, moscatel roxo de Constança e moscatel do Douro, o menos conhecido e divulgado, também chamado «moscatel de Frontignan».

Este vinho tem um teor alcoólico de 18 graus, com um «bouquet» de sabor a fruta agradável quando é jovem.

Julgo que o mais nobre na classe do vinho moscatel de Setúbal e dos moscatéis é o famoso «Torna-Viagem».

 

FONTE: http://www.gastronomias.com/bar-bebidas/moscatel.htm

 

O Evento

O Geomoscatel realiza este ano a sua segunda edição. O nosso objectivo é dar a conhecer algum património da região de Azeitão (e arredores) relacionado com o vinho no geral e com o moscatel em especial.

Não é só nosso objectivo ter um evento com prova de vinhos mas também o conhecimento associado ao seu fabrico e a possibilidade de visitarmos locais que em outros contextos não visitaríamos.

A Edição deste ano será feita na Quinta do Alcube, ao ar livre, onde ofereceremos a visita ao local de fabrico do vinho e a prova de vinhos da praxe; composta por:

- 3 Vinhos tintos de referência da Quinta do Alcube.

- Prova de queijos (os queijos são artesanais, fabricados na quinta (o queijo de Azeitão é para os apreciadores uma referência nacional de um queijo de grande qualidade)

- Pão

- Manteiga de ovelha.

- Enchidos diversos

- TB Moscatel (este oferecemos nós, o Gang das Terças)

Aguardamos a confirmação da prova do “Alcubito” – que não sendo moscatel é um vinho doce que só poderá ser provado no evento.

A Prova de vinhos, a visita à adega e o respectivo lanche terá um preço aproximado de 13 € (possivelmente menos consoante o número de visitantes)

Não será servido almoço pelo que a concentração no local deverá ser por volta das 15 horas. Às 15:30 iniciaremos a visita.

Para os interessados em fazer umas caches de manhã e eventualmente almoçar pela zona, pedimos que façam referencia a isso no "will attend". As possibilidades são muitas, mas aconselhamos que o almoço seja no formato de piquenique e nesse caso poderemos almoçar no parque do alambre (e fazer a cache :) )

Ás 15 estaremos na adega portanto sugerimos a seguinte ordem de trabalhos:

10:00 - Encontro para cachar.

12:30 - Almoço 

15:00 - Concentração para a prova de vinhos. (e do moscatel)

xx:xx - (quando se fartarem da quinta) mais uma volta pelas caches da zona.

No will attend devem referir quantas pessoas são e se vão de manhã ou só ao evento.

Os will attend devem ser feitos até ao dia 6 por motivos de organização da quinta do Alcube

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

30 Logged Visits

Write note 7     Archive 1     Will Attend 11     Attended 8     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 14 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.