Skip to content

Miradouro de S. Neutel Traditional Cache

Hidden : 03/08/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Miradouro de S. Neutel

 


Local onde a vista alcança uma perspectiva única da vila de Figueiró e de alguns concelhos vizinhos.

É um dos seis irmãos de S. Macário.

Local este que consta da lenda de S. Macário:

“Reza a história que no lugar onde se encontra edificada a ermida, quase no topo da serra, existia a capela de S. Macário e mais junto ao povoado a de Santa Maria Madalena (Casal da Madalena). Devido a incêndios em ambas as capelas que se encontravam em ruínas, decidiu o povo edificar uma só capela, mais junto ao povoado (Cabeçada – C. Madalena), no sopé da serra, reunindo ambos os santos. As obras iniciaram-se, mas as ferramentas que serviam para o inicio da obra e que eram deixadas ao fim do dia junto à mesma, desapareciam todas as noites, sendo encontradas no dia seguinte no alto da serra, junto às ruínas da ermida de S. Macário. O facto repetiu-se por tantas vezes, que cansado e intrigado, o povo decidiu que a ermida fosse construída, bem lá no alto, no local onde, de manhã, se deparavam com as ferramentas. Reza ainda a lenda que, a razão de tal facto, é que S. Macário, não queria deixar de ver todos os dias pela manhã os outros seis irmãos (Nossa Senhora da Nazaré – Palhais; Santa Ana – Cumeada; Nossa Senhora dos Remédios – Sertã; Nossa Senhora da Confiança – Pedrógão Pequeno; Nossa Senhora da Graça – Graça e São Neutel – Figueiró dos Vinhos). Todas estas capelas foram construídas, segundo a lenda, em locais no cimo das serras ou montes elevados, de onde é possível os sete irmãos avistarem-se uns aos outros”.

 

O dia das festas de S. Neutel é no mesmo dia das festas de S.Pantaleão

 

 

Para onde existem imensas romarias da população a S. Neutel todos os anos para agradecer pois os céus animais não morreram com doenças e pedirem que tal coisa não aconteça mo próximo ano ate a nova romaria.

 

Festas da Feira de S. Pantaleão

   

 

 

Em Julho, nos dias 26, 27 e 28, realiza-se a Feira Anual de S. Pantaleão com fortes raízes medievais, que concentra feirantes de todo o país e onde se podem encontrar os mais variados produtos, mantendo viva a tradição popular. Durante este período decorrem espectáculos de animação popular, teatro e música que conferem à feira um sentido.
A partir desta altura verifica-se uma grande afluência dos emigrantes do concelho, que regressam a Figueiró para descansar, rever a sua família e a sua terra.

 

Existem duas formas de chegar ao ponto de estacionamento em, N39°53.616 W008°18.173 uma delas em, N39°54.789 W008°18.113 para quem tiver um TT ou BTT pela serra com um percurso de 3Km onde podem apreciar a paisagem ou em, N39°53.289 W008°18,481 com um acesso em asfalto de cerca de 2Km.

Depois e só seguir ate ao ponto 0 tome especial atenção com as crianças pois as pedras no inverno são escorregadias, desfrutem ao máximo do local

Additional Hints (No hints available.)