Skip to content

Forte de Enxara do Bispo - Linhas de Torres Multi-cache

Hidden : 04/02/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Algumas datas das Invasões Francesas

* 25 de Setembro de 1807 - Portugal declara aderir ao Bloqueio Continental, por meio de uma carta de António de Araújo de Azevedo, secretário de estado dos negócios estrangeiros, enviada ao seu homólogo francês.
* 2 de Outubro de 1807 - Numa proclamação ao «Estado do Brasil», o príncipe regente faz saber que dera ao seu herdeiro o título de «Condestável do Brasil». Esta proclamação tem a vista a preparação do envio do príncipe D. Pedro para o Brasil.
* 12 de Outubro de 1807 - Napoleão Bonaparte dá ordem a Junot para entrar em Espanha.
* 17 de Outubro de 1807 - O 1.º Corpo de Observação da Gironda, comandado pelo general Junot, entra em Espanha, em direcção a Salamanca, preparando assim a invasão de Portugal.
* 20 de Outubro de 1807 - Carta Régia ordenando o fecho dos portos portugueses aos navios mercantes e de guerra da Grã-Bretanha. É a declaração oficial de adesão ao Bloqueio Continental.
* 17 de Novembro de 1807 - As primeiras tropas francesas entram em Portugal, pela fronteira de Segura, na Beira Baixa.
* 18 de Novembro de 1807 - Os portos portugueses são colocados em estado de bloqueio pela frota britânica.
* 22 de Novembro de 1807 - O embaixador da Grã-Bretanha, lorde Strangford, apresenta um Ultimato para o embarque da Família Real, após ter entregue um número do jornal Le Moniteur de Paris, que declara que a casa de Bragança deixou de reinar em Portugal.
* 26 de Novembro de 1807 - Nomeação de um Conselho de Regência, para governador Portugal na ausência do Príncipe Regente.
* 27 de Novembro de 1807 - O Príncipe Regente D. João e a Corte embarcam para o Brasil. A frota só se fará ao mar dia 29.
* 30 de Novembro de 1807 - A vanguarda do exército francês, acompanhada por Junot, entra em Lisboa.


* 1 de Dezembro de 1807 - A divisão espanhola comandada pelo general Solano, capitão-general da Andaluzia, para ocupar as províncias do Sul de Portugal, entra no Alentejo por Elvas.
* 13 de Dezembro de 1807 - Uma divisão espanhola, sob as ordens do general Taranco, capitão-general da Galiza, ocupa o Porto.
* 13 de Dezembro de 1807 - Motim em Lisboa, motivado pelo içar da bandeira francesa no castelo de São Jorge.
* 1 de Maio de 1808 - Declaração de Guerra de Portugal contra a França, decidida pelo Príncipe Regente no Rio de Janeiro.
* 13 de Fevereiro de 1809 - As forças do comando do marechal francês Soult tentam atravessar o rio Minho em Vila Nova de Cerveira.
* 15 de Fevereiro de 1809 - As forças do tenente-coronel José Joaquim Champalimaud, vindas de Valença, chegam a Caminha, preparando-se para defender a passagem do Minho dos ataques franceses.
* 16 de Fevereiro de 1809 - O exército francês tenta nova travessia do Minho em Caminha, na foz do rio.
* 10 de Março de 1809 - O corpo de exército de Soult, tendo subido o rio Minho desde a foz até Orense e dirigindo-se depois para a fronteira portuguesa, entra em Portugal pela veiga de Chaves. Começa assim a 2.ª Invasão Francesa.
* 18 de Maio de 1809 - O exército francês de Soult abandona Portugal por Montalegre. A 2.ª Invasão Francesa termina.
* 17 de Abril de 1810 - O marechal Massena é nomeado comandante dos três corpos de exército franceses que formam o Exército de Portugal, com ordens para conquistar Portugal e ocupar Lisboa.
* 15 de Junho de 1810 - O exército francês de Massena começa o sítio de Ciudad Rodrigo, cidade espanhola perto da fronteira de Portugal.
* 24 de Julho de 1810 - Batalha do Rio Côa. As forças do general Craufurd são derrotadas pelo corpo comandado pelo marechal francês Ney. Foi o começo da 3.ª Invasão Francesa.
* 1 de Agosto de 1810 - Proclamação de Massena aos portugueses, redigida pelo marquês de Alorna, comandante da Legião Portuguesa, declarando que o exército francês entrava em Portugal como amigo, não vindo para fazer a guerra aos portugueses, mas somente para combater os britânicos.


* 27 de Setembro de 1810 - Batalha do Buçaco. O exército anglo-português, comandado por Wellington, vence o exército francês, de Massena; mas continua a retirada para as Linhas de Torres Vedras.
* 1 de Outubro de 1810 - O exército francês ocupa e saqueia Coimbra.
* 7 de Outubro de 1810 - As Milícias portuguesas comandadas pelo general inglês Trant reocupam Coimbra.
* 11-13 de Outubro de 1810 - O exército francês chega às Linhas de Torres Vedras. Combate de Sobral de Monte Agraço. O 8.º corpo de exército francês, comandado por Junot, tenta atravessar as Linhas, mas é rechaçado.
* 15-18 de Novembro de 1810 - O exército francês retira-se das Linhas de Torres Vedras, agrupando-se à volta de Santarém.
* 8 de Março de 1811 - Começo do cerco à fortaleza de Campo Maior pelo exército francês comandado pelo marechal Mortier.
* 20 de Março de 1811 - A fortaleza de Campo Maior tem uma brecha de mais de 25 metros nas muralhas, que pode permitir um assalto do exército francês com bastantes hipóteses de sucesso.
* 22 de Março de 1811 - Massena decide concentrar o exército francês em redor da Guarda e Belmonte, afastando-se das fortalezas de Ciudad Rodrigo e de Almeida. Não tendo recebido socorros do corpo de Beresford, enviado para o Alentejo no começo da retirada do exército francês de Santarém, que estava a concentrar-se em Portalegre, o major Talaia, governador da Praça de Campo Maior, rende-se. A fortaleza é desarmada não sendo ocupada pelos franceses.
* 3 de Abril de 1811 - Combate de Sabugal. Wellington bate Reynier, e obriga Massena a abandonar Portugal.
* 5 de Abril de 1811 - O exército francês comandado por Massena atravessa a fronteira entre Portugal e Espanha em Aldeia do Bispo. Acaba assim a 3.ª Invasão Francesa.
* 3-5 de Maio de 1811 - O exército francês que tinha retirado de Portugal, ainda comandado pelo marechal Massena, tenta destruir o exército aliado na batalha de Fuentes d'Onoro, mas é derrotado. O marechal Massena é destituído do seu comando.

Mais informações: O Portal da História

Os Fortes de Enxara do Bispo

Com o objectivo de vigiar a estrada que ligava Torres Vedras (TV) a Montachique (MO) foram construídos, próximo ao quartel general, dois redutos isolados, nºs 28 e 29, os fortes de Enxara do Bispo (EB) e Enxara dos Cavaleiros (EC), Forte Grande e Pequeno. Protegiam a estrada pavimentada, que ligava a Ribaldeira (RI) à Enxara dos Cavaleiros, duma possível tentativa de avanço rápido do inimigo sobre a primeira linha.

Esta via, que consistia a principal comunicação entre Torres Vedras e Lisboa, era defendida pelas divisões Campbell e Coleman.

Os fortes referidos, que distam cerca de 600 metros um do outro, foram guarnecidos pelos aliados espanhóis, comandados pelo General Marquês de La Romana, que instalou o seu quartel general na aldeia da Enxara do Bispo. Os fortes davam apoio ao quartel general, constituindo assim uma posição de reforço entre a primeira e segunda linhas.

Pode ver mais informações nos cartazes afixados à entrada de cada um dos fortes.


Localização dos dois fortes, o Forte Grande e o Forte Pequeno
LINHAS DE TORRES / LINES OF TORRES

O projecto das caches dedicadas às Linhas de Torres compreende um total actual de 12 caches distribuidas por alguns dos locais mais emblemáticos desta estrutura defensiva, que compreendeu mais de 150 fortes e redutos, considerada pelos especialistas como um dos mais eficientes sistemas de fortificação de campo da História.

Cada uma das caches abarca uma diferente temática relacionadas com este episódio da defesa de Lisboa por parte das tropas portuguesas e inglesas, face à terceira invasão do exército francês, entre 1809 e 1810.

==//==

The Torres Fortified Line consists of a series of 12 caches set amongst the most emblematic spots along this defensive structure, which saw the construction of 150 forts and was considered by military specialists as the most efficient system of field fortification.

Each cache deals with a different theme related with the episode of keeping Lisbon from the hands of the French between 1809 and 1810 by Portuguese and English troops.

Cache:
Dono/Owner:
Linhas de Torres e as Comunicações [Ponte do Rol] almeidara
A Última Tupperware de Napoleão [S.M.Agraço] vsergios
Quartéis Generais das Linhas de Torres [S.M.Agraço] vsergios
Forte de Enxara do Bispo - Linhas de Torres(Esta/this one) GeoDuplaP&F

 

Geocaching-pt.net
 

A Cache

Deverá dirigir-se ao Forte Pequeno, nas coordenadas indicadas. Aí chegado, procure uma micro, onde obtem as coordenadas para a cache final que está no Forte Grande, a cerca de 600 metros de distância.

Go to the supplied coordinates, at the Small Fortress, and look for a micro cache. In it you'll find the coordinates to the final cache location, at the Big Fortress, about 600 meters away.

Additional Hints (Decrypt)

1n: Zvpeb an onfr qb cbfgr znqrven, gncnqb cbe crqenf. 1fg: Zvpeb pnavfgre ng gur onfr bs gur cbyr, pbirerq jvgu ebpxf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)