Skip to content

Calçada Medieval de Carreiras Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 04/26/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Calçada Medieval de Carreiras

Com uma extensão de 3km, esta calçada era utilizada na Idade Média para as deslocações entre a aldeia das Carreiras e a vila de Castelo de Vide.

A pedra utilizada é o granito, bastante comum aqui neste local e possivelmente assenta numa estrutura viária mais antiga, contemporânea do domínio romano.

O travamento e estrelado da calçada (essencialmente granítica), é idêntico ao das calçadas do núcleo antigo de Castelo de Vide (Séc. XII - XIII).

Placa

Muito curiosa, e no Alentejo rara, a convivência, no mesmo espaço, de carvalhos e sobreiros, conforme se pode verificar ao longo da descida. Entre eles também se encontram muitos pinheiros bravos.

A vegetação arbórea é expressiva: sobreiros (Quercus suber), carvalhos (Quercus pyrenaica), alguns castanheiros (Castanea sativa); também o pinheiro bravo (Pinus pinaster) e a oliveira (Olea europea) surgem com frequência.

Dentre o estrato arbustivo pode ver-se: o tojo gadanho (Genista falcata), a giesta branca (Cytisus multiflorus), a esteva (Cistus ladanifer), a urze (Calluna vulgaris), o rosmaninho (Lavandula pedunculata) e a carqueja (Chamaespartium tridentatum).

Pardais (Passer domesticus), pintassilgos (Carduelis carduelis), verdilhões (Carduelis chloris), pintarroxos (Carduelis cannabina), tentilhões (Fringilla coelebs coelebs) e alvéolas (Motacilla cinerea) sulcam os ares.

Muito frequentes por aqui, são ainda os abutres, nomeadamente o Grifo (Gyps fulvus) e o Abutre-preto (Aegypius monachus).

Calçada Detalhe

Percurso Pedestre de Carreiras

Os amantes das caminhadas, podem aproveitar esta cachada para fazer o percurso Pedestre de Carreiras cujo trajecto se faz em grande parte ao longo da calçada medieval. Trata-se de um percurso de acentuado declive, no flanco sudoeste do maciço de S. Mamede.

Percurso Pedestre

Interpretação do Percurso
1 - Carreiras
Aldeia situada a 600 m de altitude, o seu nome deriva de carreira, nome certamente relacionado com rede de caminhos medievais, ou mesmo da época romana.
2 - Fonte dos Carvoeiros
Altitude 670 m. Magnífica vista panorâmica; à esquerda na direcção sudeste avista-se o pico de S. Mamede (1025 m de altitude), o ponto mais elevado a sul do Tejo.
3 - Local de Observação Altitude 700 m.
Podemos observar enormes cristas rochosas, que atingem altitudes superiores a 800 m.
4 - Cruzamento para Castelo de Vide e Senhora da Penha
Aqui inicia-se a descida pela calçada medieval, é possível observar o travamento estrelado da calçada.
5 - Fonte do Mergulho
Altitude 545 m. Com bebedouro para animais.
6 - Eira
Altitude 545 m. Lajeada a granito. Servia para seca, debulha e limpeza de cereais.
7 - Desvio para o Monte Marujo
Altitude 495 m. Pode-se admirar uma belíssima paisagem (rocha granítica, oliveiras, sobreiros e carvalhos).
8 - Termo da Calçada
Altitude 580 m. Local designado por Alminhas.


Fonte: Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade / Parque Natural da Serra de S.Mamede

Contactos
Parque Natural da Serra de São Mamede
Rua General Conde Jorge de Avilez, Nº22 – 1º
Apartado 162 – 7301 Portalegre
Tel: 245 203631 – 245 207 215
Fax: 245 207 501
E-mail: pnssm@icn.pt
www.icn.pt

 

A cache
A cache é constituída por um contentor small com os habituais itens para troca e uma Travel Express Geocoin pronta para marchar para novas paragens até regressar a casa.

You do not need any data from Portuguese text to find this cache.

Caches aqui perto

A opinião sobre esta cache

Additional Hints (No hints available.)