santos da serra não fazem milagres [Loures] Multi-Cache
santos da serra não fazem milagres [Loures]
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (regular)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
santos da serra não fazem milagres
Em Á-Dos-Cãos, no séc XVII, havia um lavrador que era dono daquilo tudo ali à volta. Esse lavrador tinha uma ermidazinha junto ao rio e tinha lá um Santo, o Santo Amaro. Todos os domingos o lavrador mandava chamar o padre ao Sabugo para o padre dizer a missa.
Mas a senhora do lavrador queria era uma igreja para o seu adorado Santo Amaro. O marido não queria. Então a mulher foi escolher o sítio onde queria ver a igreja construída. Era junto a uma azinheira num vasto bosque, na Serra da Sardinha. Depois tirou o Santo da ermidazinha e levou-o sem o marido saber. Deu o Santo ao pastor para ele o pôr na azinheira grande.
No Domingo, o patrão mandou buscar o padre para vir dizer a missa, mas quando o padre chegou, foi à ermidazinha e o Santo não estava lá.
Só a senhora e o pastor é que sabiam o que tinha acontecido. Três ou quatro dias depois, o pastor, fazendo-se de novas, disse à senhora que o Santo estava no toco da azinheira. A senhora disse ao marido, este foi lá e levou o Santo para a ermida e disse que agora teriam de se acautelar para ninguém o levar. Quando foi no outro Sábado o Santo voltou a desaparecer. No Domingo após terem ido chamar o padre para dizer a missa, este chegou e deparou-se com o Santo desaparecido.
A senhora lembrou logo o patrão. Era capaz de estar na azinheira. Foram ver, e, de facto, lá estava o Santo. O padre foi também ver o que se passava, e declarou, logo ali, milagre do Santo. E de imediato disse a missa ao pé da azinheira.
Se era um milagre do Santo, então teriam que lhe dar uma igreja. O lavrador iria mandar fazê-la se ao descer do monte não fossem atacados por um relâmpago que impossibilitou tal feito. Milagre ou castigo...
Até hoje, não se sabe em que azinheira o Santo aparecia após aqueles misteriosos desaparecimentos, e continua-se a celebrar a missa na ermida junto ao rio. Uma pequena e bonita ermida que tem no seu interior bonitos painéis de azulejos, e quatro colunas manuelinas, curiosamente todas diferentes, no seu alpendre.
English cache description:
This is a simple multi-cache. Just find the final coordinates in the first micro container and enjoy the walk in the countryside.
Photo by BrunoRodrigues |
Additional Hints
(Decrypt)
1fg: 1,8z uvtu, abg va gur fgbar jnyy
1n: 1,8z nyghen, aãb rfgá ab zheb