Skip to Content

<

Reclausum - Rechouso - Rochoso [Guarda]

A cache by pamfer Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/03/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 Automatic ENGLISH TRANSLATION here.

Reclausum – Rechouso – Rochoso

 

     O Rochoso é uma freguesia do Concelho da Guarda onde existe uma forte componente de monumentos megalíticos (menires e cromeleques), cujo período histórico é o Neolítico. Esta foi uma época em que as populações tinham actividades agro-pecuárias. A localização geográfica da aldeia, situada num planalto, servida a norte pela Ribeira das Cabras e a sul pela Ribeira do Noéme, e a existência de grandes elementos rochosos em granito que formam em muitos sítios muralhas impenetráveis favorece a existência de aglomerados populacionais.

 

 

PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO DA FREGUESIA DO ROCHOSO:

 

MENIRES

Os menires do Rochoso estão situados a 50 metros do largo da aldeia a caminho do Outeiro de Cima.

São blocos graníticos altos "escondidos" numa viela com pouco movimento junto a um portal de habitação, têm cerca de 3 metros de altura e foram descobertos em 1992.

Foram estudados por especialistas da Universidade de Coimbra e confirmada a descoberta. São os únicos exemplares conhecidos na Beira Interior.

 

 

SEPULTURA ANTROPOMÓRFICA

   A sepultura antropomórfica (ou "Cama da Moura" como é apelidada popularmente) é um monolito onde foi escavada uma figura humana e fica situada a cerca de 200 metros da margem direita do Rio Noéme, num local chamado a "Carvalhosa".

     Esta é uma zona onde abundam os carvalhos, a árvore sagrada para alguns povos muito antigos e daí possivelmente a existência deste monumento neste local.

    Esta encontra-se em perfeito estado de conservação.

 

    Para além dos monumentos atrás descritos, podemos ainda ver nesta aldeia o seguinte:

a      OS CASTROS DO ROCHOSO que ficam situados na zona dos "castelos", saindo do Outeiro de Cima em direcção ao Porto Mourisco. A paisagem envolvente é constituída por grandes maciços graníticos que protegem os dois castros que ainda existem. Na zona envolvente existem os grandes vales com lameiros onde pastoreavam as cabras e relativamente perto a Ribeira das Cabras;

a      OS CROMELEQUES – são monumentos megalíticos constituídos por menires geralmente de menor porte, dispostos em círculo ou em oval. O "cromeleque" situa-se num lameiro à saída do Rochoso na direcção da Cerdeira;

a      FONTE DA CARVALHA – É uma fonte de mergulho existente no largo em frente à antiga capela do Patronato. O seu acesso era feito por uma profunda e monumental escadaria em pedra. O exterior era protegido por uma resguarda em cantaria. Foi tapada e substituída por um chafariz na década de 70. Em 2005 foi reaberta e restaurada;

a      CAPELA DE S. SEBASTIÃO – A capela antiga de S. Sebastião fica situada no centro da aldeia. É constituída por paredes de sólida cantaria, com poucas aberturas e com um arco de volta inteira na fachada principal e no arco de triunfo junto à capela-mor. O estilo arquitectónico é muito semelhante ao Românico, embora não haja elementos que possam provar a origem da sua construção. No seu interior existiam dois altares, onde estava a imagem antiga de S. Sebastião que tinha como particularidade o facto da imagem do santo ter um penacho vermelho na cabeça, e existia uma imagem de Santa Bárbara dentro de uma roda de navalhas;

a      IGREJA MATRIZ – A Igreja Paroquial do Rochoso é um monumento barroco, com uma fachada ricamente esculpida encimada por uma imagem que o povo chama de "Nossa Senhora das Neves". É um templo de grandes dimensões, com um adro que servia até 1920 como cemitério da povoação;

a      OUTEIRO DE CIMA E CALVÁRIO – O Outeiro de Cima é o centro histórico por excelência do Rochoso. O primitivo aglomerado populacional terá crescido à volta do castelo (de que não restam vestígios, para além da memória e tradição oral) e cercado de muralhas que se estendiam do Calvário ao largo da aldeia. Terá permanecido assim até ao século XVIII pois na "notícia do lugar do Richozo" de 1758, é referido que a Igreja Paroquial está situado ao "princípio do povo, mas quase fora dele".

O Calvário é o ponto mais alto do Rochoso e também o mais envolvente. É constituído por três cruzes em granito implantadas num enorme rochedo, simbolizando o local onde Jesus Cristo foi crucificado. Junto às cruzes existe o "Barroco da Ossa" curioso pela sua constituição em camadas. Ao lado, está a "Goirita" um miradouro por excelência donde é possível avistar larga e bonita paisagem a partir deste local.

 

CACHE: Nas coordenadas publicadas, conte quantos menires existem:

1:  vá a / goto    N 40º 30.323    W 007º 05.442  
2:  vá a / goto    N 40º 30.133    W 007º 05.370  
3:  vá a / goto    N 40º 30.215    W 007º 05.211

 

NOTA: A distância entre as coordenadas iniciais e onde está localizada a cache é de aproximadamente 1,6 Km. O acesso é por uma estrada municipal à excepção dos últimos 200 m que terão de ser efectuados a pé.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

67 Logged Visits

Found it 59     Didn't find it 4     Write note 2     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 17 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.