Skip to content

<

A Lenda de São Gens [Mação]

A cache by ArqueoLobo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/16/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Lenda de São Gens





Reza a lenda que há muitos anos atrás um violento incêndio queimou todos os pinheiros e vegetação da zona, em especial de um determinado monte, a excepção foi o topo do monte que continuou verdejante. Quando os aldeões se dirigiram ao local para verificar o facto invulgar encontraram uma imagem de São Gens a quem atribuiram o milagre.
A imagem do santo foi levada para uma outra capela, mas no dia seguinte tinha desaparecido misteriosamente, tendo reaparecido no topo do monte, o processo repetiu-se no dia seguinte, mas o resultado foi o mesmo, desta forma os aldeões depressa concluiram que o santo queria permanecer no topo do monte e decidiram construir uma capela para lhe prestar devoção.
Aquando do início da construção da capela o santo resolveu retribuir ao povo com um novo milagre e do meio do monte brotou água em abundância. Esta nova nascente corria pelos vales formando uma nova ribeira.
Não foi preciso muito tempo para que a posse da água começasse a gerar discórdia, de facto todas as povoações vizinhas queriam desviar o curso da ribeira de forma a serem abastecidas por esta água milagrosa. De forma a acabar com a confusão São Gens realizou ainda um novo milagre e ordenou que a água deixasse de correr pelos vales, cingindo-se à bacia da fonte, de onde desapareceria de imediacto ao transbordar.

Ainda hoje a água corre durante todo o ano, nunca saindo no entanto da bacia da fonte. Esta água é apreciada pelas populações vizinhas e o poder que lhe é atribuído é o de dar apetite a quem dele tem falta.

Existe ainda nos nossos dias uma romaria em honra de São Gens, tradicionalmente era celebrada no dia 11 de Janeiro, mas actualmente é festejada no sábado posterior, além da prova da água é costume benzer uns bolos semelhantes aos que se fazem pelo dia de todos os santos. Esta é a única altura do ano em que a capela pode ser visitada.



A Cache


A cache está disponível 24/7 e o acesso é realizado por um estradão de terra batida em relativo bom estado, qualquer carro pode circular, não é necessário ter um TT, isso só se se quiser ir mesmo até ao topo do monte.
A localização é no topo de um monte com cerca de 400 metros de altura de onde se tem uma excelente vista panorâmica sobre a aldeia dos Santos e os montes em redor.

O caminho aconselhado é dirigirem-se a Mação e daí fazer a estrada que indica a povoação do Caratão (não chegando a entrar na mesma), seguir a estrada para os Santos e virar à esquerda quando encontrarem uma placa a indicar a direcção para a povoação Castelo. Depois de passada esta placa deve tomar-se a estrada florestal imediactamente à direita (ver waypoint), mas nesse ponto já não é possível enganarem-se, pois vão estar a ver a capela no cimo do monte.

Opções de estacionamento:
1) No início da estrada florestal, estando a 300 metros da cache (em linha recta).
2) Fazer o percurso até à fonte e subir a escadaria de pedra que segue daí até ao topo do monte.
3) Estacionar a 30 metros do GZ e fazer o resto do percurso em escalada ou pelo curto caminho até ao topo, a partir deste ponto só de TT.


O Projecto


Esta cache insere-se num projecto pessoal de dar a conhecer o património histórico e natural do concelho de Mação, ao longo do tempo e conforme a disponibilidade serão acrescentadas novas caches, à medida da minha disponibilidade.

Actualmente existem as seguintes caches:
No caso de alguém possuir caches para adopção no concelho referido as mesmas serão bem vindas.

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.