Skip to Content

This cache has been archived.

CPTeam: Confirma-se o desaparecimento.

More
<

Parque Eólico das Corgas (CP06)

A cache by CPTeam Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/17/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





This cache is about wind turbine generators and a complex of those in Corgas. If you wish to visit the cache you just need the coordinates above. If you want an english version of this page, email-me and I will send you the translation. Enjoy.

Um parque eólico é um espaço, terrestre ou maritimo, onde estão concentrados vários aerogeradores destinados a transformar energia eólica em energia eléctrica. Qualquer parque eólico construido em Portugal tem de ser alvo de um estudo prévio de impacto ambiental, uma vez que a sua má localizaçãopode causar impactos negativos como a morte de aves e a poluição sonora, já que as hélices produzem um zumbido constante.

AEROGERADORES

Um aerogerador é uma máquina capaz de transformar a energia cinética (o movimento) em energia eléctrica quando as pás da hélice se movem quando atingidas pelo vento. Para isso, são dispostas em ângulo, como num ventilador. A primeira grande diferença é que esse ângulo é variável, para ajustar o equipamento de acordo com as condições do vento em determinado instante. A própria hélice pode mudar de posição para se obter sempre a melhor eficiência possível.

Grande parte dos aerogeradores modernos tem as suas hélices fabricadas com plásticos reforçados (poliéster ou epóxi) e fibra de vidro. Fibra de carbono, aço, alumínio, madeira e madeira-epóxi são outros materiais usados, mas em menor escala. O ideal é que as pás sejam leves, para girarem facilmente, e resistentes. Em muitas turbinas, as pontas das pás giram a até 288 Km/h (80 m/s).

O tamanho das pás varia de acordo com a potência do aerogerador. Uma turbina de 600 kW de potência tem hélices com 20 metros de comprimento. Somadas ao cubo central, o diâmetro é de 42 metros. Mas isso pode ser considerado pouco, frente aos novos modelos que já estão a ser produzidos. Alguns, com grande capacidade de geração de energia, têm pás com até o dobro desse tamanho.

Atrás da hélice, existem vários equipamentos que controlam as pás e analisam as condições do vento. Lá, fica também uma caixa de engrenagens que controla a velocidade de rotação de cada gerador. Um freio também está presente como equipamento de segurança, e para permitir a manutenção do sistema.

Tudo isso fica instalado sobre uma torre que deixa a turbina na altura ideal de acordo com as condições do local. Dependendo de onde foi construído o parque eólico, as torres de cada aerogerador podem ser de aço ou betão. O material vai depender do terreno e da altura, escolhida de acordo com as condições do tempo. Há aerogeradores com torres entre 50m até mais de 100m.

Junto às turbinas são montados equipamentos que captam toda a energia elétrica gerada no parque eólico para a injectar na rede eléctrica. Nesta fase, são feitas diversas modulações de potência, de forma a deixar a corrente e a tensão adequadas aos padrões nacionais.

 

Parque Eólico das Corgas (ou Pinhal Interior)

O Parque Eólico das Corgas na Serra das Corgas a uma altitude aproximada de 870 metros está situado perto da povoação de Corgas (a Oeste) e Castanheira (a Este). Apesar de o nome oficial ser sub-parque de Proença (integrado no Parque éolico no Pinhal Interior), entre os locais é chamado de Parque Eólico das Corgas pela proximidade desta povoação.

Este sub-parque é composto por 21 aerogeradores Enercon E-70 (6) e Enercon E-82 (15) com potência unitária de 2MW, totalizando um total de 42MW de potência máxima.

A CACHE

Está situada junto do ponto mais elevado do parque, junto a um VG sendo o acesso feito pelo lado Este (Corgas) ou Oeste (Castanheira). Trata-se de um container regular com os objectos do costume. Divirtam-se!

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.