Skip to Content

Traditional Geocache

Estrela PT - Chanca AKA Piscina Privada

A cache by Blue Trekkers Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 7/19/2009
In Guarda, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Estrela PowerTrail - Chanca AKA Piscina Privada


Esta é uma cache de percurso de dificuldade baixa já que se encontra perto da estrada.
No local irão encontrar uma lagoa onde poderão tomar uns bons banhos e que tem a particularidade de ser... Privada
No local irão mesmo encontrar uma placa a dizer privado e não irão encontrar muito lixo nas redondezas, tudo porque 2 casais de montanheiros de Tortosendo costumam visitar a "sua" piscina nos fins de semana de Verão. Claro que a lagoa, assim como o resto da Estrela, é de todos, mas respeitem o local, não deixem lixo por lá e se os encontrarem falem com eles (já ouviram falar do geocaching e acharam uma excelente ideia).
Encontrámos estes montanheiros da Estrela à antiga na Penha dos Abutres, onde prontamente nos ofereceram um copo de vinho e onde partilharam algumas das suas histórias passadas na Serra. No fim do dia e quando ainda tínhamos uns kms para percorrer e mais uns dias com a mochila pesada às costas, e já sem água visto que a fonte com que estávamos a contar estava seca, voltámos a encontrá-los por ali e prontamente nos ofereceram a àgua que ainda tinham.
Por tudo isto esta cache é dedicada a eles.

Estrela PowerTrail



O percurso total é composto por 11 caches e tem as seguintes características:

Distância total – 14km
Dificuldade – Média/Alta
Altitude máxima – 1993m (Torre)
Altitude Mínima – 1695m (Covão Boeiro)


Perfil vertical


O percurso total é longo e podem contar com algum desnível, incluindo algumas áreas em que é preciso trepar e destrepar (no entanto não é necessário material de escalada). Em muitas zonas irão atravessar ou descer ribeiras que em alturas de chuva poderão ter muita água.

Devem levar calçado apropriado e com sola bem aderente, e visto que o percurso vos vai levar algumas horas devem levar água e comida.

Na maior parte do caminho existem mariolas a marcar antigos caminhos, no entanto por não serem mantidos podem perder as mariolas de vista em alguns locais e ter que pisar alguns arbustos. Devem no entanto evitar ao máximo pisar os arbustos – se possível contornem-nos – e é claro, não deixem lixo em local algum. Aliás, sempre que possível se encontrarem lixo levem-no até ao contentor mais próximo (existem junto da Estância de Ski e na Torre). Lembrem-se que estão numa zona protegida e muito sensível, já que estão em altitude e houve incêndios há poucos anos.

AVISO - Visto que mau tempo na Serra costuma significar nevoeiro e pouca visibilidade, equacionem bem todos os factores antes de partirem para o percurso total (lembrem-se que em certos pontos vão estar a algumas horas de caminhada da civilização e provavelmente sem rede de telemóvel).

Dependendo da altura do ano temos ainda alguns avisos mais particulares:

Verão – Não haverá pontos de água de confiança - não bebam água das lagoas nem da Cascata, já que a água desse lado da Serra está contaminada pelos esgotos da Torre e Estância. A fonte dos Perus (por cima do Covão Boieiro) tem estado seca.
Levem muita água, protector solar e chapéu.

Primavera e Outono – Se estiver a chover ou tiver chovido tenham cuidado porque vão passar por muitos Covões cheios de água (convém ter calçado bom e verdadeiramente impermeável). Equacionem a possibilidade de não fazer o percurso total, principalmente as caches “Por cima do Covão do Meio” e “A Cascata” já que o acesso a estas envolve passar por zonas rochosas que estarão escorregadias e por ribeiras que poderão estar com muito caudal.

Inverno – Se o terreno estiver nevado lembrem-se que a progressão na neve é muito mais lenta. Têm que ter equipamento adequado - calçado bom e verdadeiramente impermeável, calças de neve e polainas, casaco impermeável e respirável, luvas, gorro e óculos de sol ou máscara. É recomendado que tenham pelo menos bastões de caminhada, e é possível que em algumas zonas tenham que usar crampons e piolet.
Equacionem a possibilidade de não fazer o percurso total, principalmente as caches “Por cima do Covão do Meio” e “A Cascata” já que o acesso a estas envolve passar por zonas rochosas que estarão escorregadias e por ribeiras que poderão estar com muito caudal e até mesmo congeladas (a zona é utilizada por alpinistas para a escalada em cascatas de gelo…).

Advertência
Recomendamos que comecem o percurso pela Torre, onde é mais seguro deixar o carro. É recomendável que não deixem objectos de valor no carro, principalmente se deixarem o carro noutro local que não a Torre, já que tem havido uma onda de assaltos a carros na Serra, principalmente à noite quando deixa de haver turistas e lojas abertas. Muitos locais têm mesmo deixado o carro destrancado (os assaltos costumam envolver vidros partidos).

Percursos alternativos
- Começando na Torre, contornar a Lagoa Serrano e subir as escadas a Oeste desta, passando pela Lagoa do Covão das Quelhas, para chegar ao estradão que liga à Telecadeira e pistas de ski.
- Em vez de seguir directamente da cache “Covão Boeiro” para a cache “A Cascata” descer até à Barragem do Covão do Meio e seguir pelo percurso marcado por mariolas.
- Estacionar junto da Estância de Ski e fazer apenas as caches “Contemplação” e “Chanca aka Piscina Privada" num pequeno percurso circular, voltando pela estrada.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

458 Logged Visits

Found it 438     Didn't find it 11     Write note 7     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 121 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 9/15/2017 2:00:33 PM Pacific Daylight Time (9:00 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page