Skip to content

This cache has been archived.

manpalha: A dificuldade associada à possível falta de cuidado impedem que ela se mantenha activa.
Talvez se pense para o futuro numa mais simples!
Mas o local continua recomendável!!!

Obrigado a todos os que a visitaram!
Cumprimentos geocachianos

More
<

A Barca - Binding diving

A cache by Manpalha Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/08/2009
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Em memória de um passado recente!

Esta cache situa-se em Rio Caldo, num local paradisíaco, Oásis de beleza natural, “um cantinho do Céu”, que é popularmente conhecido por “Barca”.

Este nome foi-lhe dado por ter existido aqui uma “barca”, que fazia a travessia entre as duas margens, aquando da chegada da barragem da Caniçada em 1954, já que os habitantes desta aldeia se viram impossibilitados de aceder às suas terras da outra margem do rio Freitas (afluente do Cávado), o que antes faziam através da “Ponte da Rês”, agora submersa.

A “Barca Cávado 3”, assim chamada, era, em si, uma jangada, com gradeamento em madeira a toda a volta e duas cancelas na entrada e saída. Flutuava sobre dois barcos de madeira e tinha a capacidade de transportar dois a três carros de bois carregados de lenha. Era usada essencialmente pelos habitantes para irem à outra margem buscar lenha ou então para reparar entubações das águas que das nascentes eram trazidas e conduzidas até as suas terras.

A barca estava presa entre as duas margens, por uma corda, e movia-se pela força humana do barqueiro, quando puxava pela mesma corda, às vezes até ajudado pelas pessoas que faziam a travessia, ou até por crianças que se deliciavam com esta “brincadeira”…

O assobio era normalmente o sinal de alerta para o Sr. Domingos, último “timoneiro da barca”  , quando alguém esperava pelo seu serviço do outro lado do rio.

Com o passar dos anos a barca acabou por danificar-se, tendo sido reparada por diversas vezes, mas como o seu uso começou cada vez a ser mais escasso, acabou por apodrecer numa das margens da barragem, pouco antes do início do séc. XXI e depois foi retirada pelos populares.

No entanto, a barca ainda está bem viva na memória dos riocaldenses, e, neste local, o saudosismo daquela movimentação tão característica, até que um dia se perca na memória dos vindouros, que, provavelmente, se deliciarão nas águas deste local encantador, não se preocupando, provavelmente, com a origem do seu nome.

 

A CACHE

Já que o local bem o merece, prepare-se o Geocacher para aqui passar algum tempo. Não é uma cache mistério, mas, nas coordenadas da Spoiler, terá de encontrar um “Tesouro” que contém uma pequena caixa redonda, cor laranja, envolvida num saco plástico preto. O seu conteúdo é um puzzle real, o qual terá de montar para descobrir a Spoiler; contém ainda uma chave presa a uma fita que deve ser pendurada ao pescoço. Depois é só aproveitar a água e mergulhar. Sim, mergulhar inevitavelmente, já que a cache final está submersa, mas a retirada do contentor pode ser feita à superfície, de preferência, usando colete salva-vidas. Chegado ao local, antes de abrir o contentor com a referida chave, há uma alça azul, a qual deve ser metida na mão durante a abertura e o transporte para evitar a queda e, assim, o desaparecimento do contentor, uma vez que este terá de ser trazido para a margem para fazer o log. Juntamente com o contentor está um peso, preso a um cabo azul, simplesmente para a cache não flutuar. P.F., não o retire. Apenas tem que, com a mão já metida na alça, abrir o aloquete. Já na margem, poderá efectuar a troca de pequenos objectos. Como se percebe,o logbook tinha de ser resistente à humidade, pelo que será aconselhável levar material de escrita em acetato. Não sendo possível, podem sempre fotografar o contentor e publicar junto com o log.

Como sugestão, e sendo possível, é uma cache interessante para se fazer em grupo.

Esperamos que se divirtam tanto na procura como nós na sua elaboração. Desfrutem!

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.