Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

SUp3rFM: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=sup3rfm]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
Traditional Geocache

Caldas S.C.

A cache by heldinho e feitinha Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 9/21/2009
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O Caldas Sport Clube é o principal embaixador desportivo da cidade das Caldas da Rainha. Fundado oficialmente no dia 15 de Maio de 1916, é o futebol a modalidade rainha da colectividade.

É no final da década de 50 que o clube caldense atinge os anos dourados do seu historial, altura em que ascendeu a permaneceu durante três épocas consecutivas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão em futebol.
.

Em 1929 o Caldas SC foi um dos clubes fundadores da Associação de Futebol de Leiria e é no âmbito dessa associação que integra as primeiras competições de cariz oficial. Participa pela primeira vez numa prova de índole nacional na época de 1934/35, disputando a Série 6 da 2ª Liga.

.

 

(Um das primeiras equipas do Caldas SC)

.

Volta a disputar o segundo escalão do futebol português nos inícios da década de 40, mas, é a partir de 1951/52 que o clube inicia o caminho que o levará à 1ª Divisão Nacional. Nesta época acaba por vencer a 4ª Série da 3ª Divisão Nacional e, depois de passar quatro temporadas no segundo escalão, consegue, na época de 1954/55, ascender à divisão maior do futebol português.

Para atingir esse feito, o clube caldense teve que eliminar o Boavista FC nos denominados jogos de passagem. É que, por força do 2º lugar alcançado na fase final da 2ª Divisão Nacional, sagrando-se portanto vice-campeão, o Caldas SC teve que disputar uma eliminatória com o Boavista FC, o penúltimo colocado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1954/55.

As partidas das duas mãos, jogadas em casa do Caldas SC e outra no Boavista FC, terminaram empatadas, pelo que houve necessidade de disputar um jogo decisivo de desempate em campo neutro.

O palco do jogo foi o Estádio Municipal da cidade de Coimbra, jogando-se em 26 de Junho de 1955 - um dia histórico para o Caldas SC – onde a equipa caldense, orientada pelo antigo internacional português Mariano Amaro, venceu convincentemente os axadrezados por 4-1, garantindo assim um lugar entre os maiores clubes do futebol nacional.

O Caldas SC faz a sua estreia no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1955/56 defrontando o Vitoria de Setúbal, na cidade do Sado, onde é derrotado por 3-0. Mas, na 2ª jornada da competição, jogando em casa, arranca o primeiro triunfo no principal escalão do futebol português, derrotando por 1-0 o Atlético CP.

No ano de estreia no escalão maior do futebol português, o Caldas SC viveu, naturalmente, muitas dificuldades, sobretudo, nas partidas jogadas fora das Caldas da Rainha. Realmente, fora de casa não venceu qualquer desafio, mas no Campo da Mata, nas Caldas da Rainha, conquistou os pontos suficientes para garantir a manutenção, empatando, por exemplo, com o FC Porto, o campeão nacional, por 3-3.

Terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1955/56 na 11ª posição, e assim continuou na principal competição futebolística de Portugal. Já na época seguinte, este histórico clube da região oeste de Portugal, conseguindo novamente a manutenção, teve maiores dificuldades em cumprir esse objectivo.

.

Durante este período há um jogador de grande destaque na história do clube caldense. Fala-se de António Pedro, conhecido como a “Locomotiva das Caldas”, um jogador verdadeiramente fantástico, que chegou a ser considerado com o 3º melhor jogador do Campeonato Nacional da 1ª Divisão na época de 1958/59.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1957/58 conseguiu a sua melhor classificação de sempre, com um sensacional 10º lugar. Foi uma prova bem mais tranquila, onde o Caldas SC já conseguiu vencer alguns jogos fora de portas, como por exemplo, derrotando o CF Belenenses, em Lisboa, por 0-1.

Outro dos resultados históricos do clube foi o triunfo sobre o SL Benfica no Campo da Mata na época de 1957/58. Sensacionalmente, depois de estar em desvantagem, a equipa caldense conseguiu suplantar os encarnados vencendo por 3-2.

 

Seguiu-se aquela que seria a ultima temporada do Caldas SC na 1ª Divisão Nacional. Foi nesta época de 1958/59 que a equipa caldense cruzou-se pela primeira vez com o Vitoria SC no principal escalão do futebol português, pois, enquanto o Caldas SC andava na 1ª Divisão Nacional, os vimaranenses penaram nesses três anos consecutivos na 2ª Divisão Nacional.

E o balanço entre os dois clubes é totalmente favorável a equipa vimaranense que venceu ambas as partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1958/59. Curiosamente, o Vitoria SC era comandado por Mariano Amaro, o treinador que levou o clube das Caldas da Rainha à 1ª Divisão Nacional.

Defrontaram-se pela primeira vez no Campo da Amorosa, em Guimarães, no dia 7 de Dezembro de 1958, aquando da 11ª jornada da competição, com a equipa do Vitoria SC a vencer facilmente o Caldas SC por 3-0.

Já na partida da 2ª volta, correspondente à 24ª jornada, agora disputada no Campo da Mata, nas Caldas da Rainha, no dia 8 de Março de 1959, os vimaranenses voltaram a vencer, desta feita, por 1-2.

Em 1958/59 o Caldas SC não conseguiu escapar à descida de divisão. Com um 13º lugar na classificação do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Caldas SC despediu-se, definitivamente, do primeiro escalão do futebol português.

 

De então para cá a vida do Caldas SC tem sido feita entre a 2ª e 3ª Divisão Nacional, com efémeras passagens pelos Campeonatos Regionais da Associação de Futebol de Leiria.

Depois de disputar o torneio da competência, o clube alvinegro desce à 3ª Divisão Nacional no final da época de 1961/62, regressando somente ao segundo escalão do futebol português na temporada de 1971/72.

Além de garantir o regresso ao segundo patamar do futebol nacional o Caldas SC sagrou-se ainda campeão nacional da 3ª Divisão nesta época de 1971/72. Depois de vencer a Série C daquele escalão, disputou a final da competição no Estádio Municipal de Coimbra, vencendo a UD Oliveirense por 3-2.

.

A partir daqui o clube tem vivido maioritariamente na 2ª Divisão Nacional, com poucas e efémeras passagens pelo terceiro escalão. Por ultimo referencia para a época de 1992/93, altura em que o Caldas SC disputou, sem sucesso, com o Académico de Viseu, o acesso à 2ª Divisão de Honra.

Hoje, na época de 2008/09, o Caldas Sport Clube milita na 3ª Divisão Nacional, Série D, depois de na temporada passada não ter conseguido manter-se na 2ª Divisão Nacional “B”.

 

 

(Em 2007/08 um equipa de veteranos dos Caldas SC)

A cache é um container de tamanho pequeno contendo lápis, logbook e stashnote. Esperamos que gostem

DEVIDO À DENSIDADE DE ARVORES, AS COORDENADAS TEM UM POUCO DE ERRO. A CACHE ENCONTRA-SE FORA DO ESTÁDIO.


free counters

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

189 Logged Visits

Found it 169     Didn't find it 9     Write note 3     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 5     

View Logbook | View the Image Gallery of 14 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:21:53 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:21 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page