Skip to content

Lagoas - PR 2 - Rana perezi Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá Bright Birds,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 09/29/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Lagoas – Área Protegida

As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (LBSPA) localizam-se, entre o Rio Lima (Sul) e as Serras de Arga e Cabração (Norte). Possui uma área de 346ha.

A Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’ Arcos desenvolvem-se em torno de duas lagoas e das margens do rio Estorãos num espaço dividido em duas zonas: a zona das tapadas, onde se inserem as lagoas e o rio Estorãos com galerias de vegetação ripícola e a zona das veigas: a veiga de Bertiandos e a veiga de Sobreiro.

A Paisagem Protegida enquadra-se numa região de minifúndio caracterizada por uma elevada fragmentação e dispersão da propriedade. Existem mais de 460 parcelas e cerca de 300 proprietários, na grande maioria privados com excepção do Domínio Público Hídrico. Actualmente, cerca de 4,6% da área, o que corresponde a 16 ha pertencem à Câmara Municipal de Ponte de Lima, que na qualidade de entidade gestora tem vindo a adquirir terrenos nesta zona, com vista à obtenção de locais estratégicos quer ao nível da conservação e preservação da natureza (cerca de 13.5 ha) quer ao nível da implantação de infra-estruturas de apoio às actividades lúdicas (cerca de 2,4 ha).

Esta paisagem protegida é constituída por zonas húmidas, bosques florestais de vegetação natural, diversas espécies vegetais raras ou em vias de extinção, pastagens e áreas agrícolas. As características do local tornam-na um habitat particular para várias espécies de fauna.

PR 2- Percurso pedestre

 

O percurso das tapadas, com início e fim junto à freguesia de Bertiandos, tem como principal objectivo a interpretação das zonas das tapadas e valores a elas associadas. As tapadas, onde predominam as actividades humanas, como a pecuária e a silvicultura, são caracterizadas pela existência de bosquetes em expansão, de árvores autóctones e áreas de pastagem naturais, normalmente limitadas por sebes de folhosas, com a principal finalidade da compartimentação, permitindo ainda limitar o acesso do gado às propriedades vizinhas e constituindo uma importante fonte de lenha com utilização para o aquecimento térmico das habitações e da água.

Este percurso caracteriza-se por uma grande alternância de espaços abertos e fechados que abrem cenários sucessivos, criando um efeito de surpresa e contraste típico desta unidade de paisagem. É possível contemplar a natureza, escutar o canto de vários tipos de pássaros e verificar, para além das mais variadas espécies de flora existentes, a presença de mamíferos como o javali, o corço, a raposa, através de vestígios deixados durante as suas deslocações nocturnas.

 

Características Gerais:

Distância aproximada:3 km.
Duração aproximada: 1h30min.
Tipo de percurso: circular de pequena rota.
Grau de dificuldade: baixo.
Partida/chegada: junto ao campo de futebol de Bertiandos.

 

Rana perezi

 

Rã de grande tamanho, com focinho pontiagudo ou ligeiramente arredondado. Olhos grandes, muito juntos e proeminentes, com pupila horizontal elíptica, situando-se em posição elevada na cabeça. Membros anteriores robustos, com quatro dedos e membros posteriores compridos, fortes e musculosos, com cinco dedos unidos por membranas interdigitais completas. Pele lisa ou ligeiramente verrugosa. A coloração dorsal consiste usualmente num fundo de tom verde e a região ventral é geralmente branca, podendo apresentar manchas ou pequenos pontos negros.

É uma espécie que aparece sempre associada a massas de água, ocupando praticamente todos os tipos de habitats aquáticos, tais como, charcos, pântanos, lameiros, lagoas, lagos, barragens e ribeiros.

A sua actividade processa-se tanto de dia como de noite. Durante o dia mantém-se nas orlas dos cursos de água expostas ao sol e à noite, particularmente com tempo húmido, pode afastar-se consideravelmente da água em busca de alimento ou de locais mais propícios.

A Cache

 

Container de tamanho médio, no qual poderão encontrar Stashnote em Português, Logbook e lápis.

Por favor, voltem a colocá-lo no mesmo local e na mesma posição de forma a permanecer bem escondido como estava.

Devem ter algum cuidado com os muggles.

Esperamos que desfrutem do local envolvente, contudo não se esqueçam queeste é um espaço protegido no qual devem respeitar as seguintes regras:

- Respeitar a sinalização existente na área protegida

- Não colha nem danifique a flora

- Evite qualquer comportamento que possa perturbar o bem-estar da fauna

- Evite causar qualquer tipo de poluição

- Respeite a sinalização existente

- Respeite os usos, costumes e tradições da população local da área

 

Nota:Ao longo do percurso, em todas as caches poderão encontrar um código que futuramente dará acesso às coordenadas finais de uma cache mistério.

 

Obrigado pela visita

free counters





Additional Hints (Decrypt)

Graub cbegvaun qr znqrven

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)