As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (LBSPA) localizam-se, entre o Rio Lima (Sul) e as Serras de Arga e Cabração (Norte). Possui uma área de 346ha.
A Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’ Arcos desenvolvem-se em torno de duas lagoas e das margens do rio Estorãos num espaço dividido em duas zonas: a zona das tapadas, onde se inserem as lagoas e o rio Estorãos com galerias de vegetação ripícola e a zona das veigas: a veiga de Bertiandos e a veiga de Sobreiro.
A Paisagem Protegida enquadra-se numa região de minifúndio caracterizada por uma elevada fragmentação e dispersão da propriedade. Existem mais de 460 parcelas e cerca de 300 proprietários, na grande maioria privados com excepção do Domínio Público Hídrico. Actualmente, cerca de 4,6% da área, o que corresponde a 16 ha pertencem à Câmara Municipal de Ponte de Lima, que na qualidade de entidade gestora tem vindo a adquirir terrenos nesta zona, com vista à obtenção de locais estratégicos quer ao nível da conservação e preservação da natureza (cerca de 13.5 ha) quer ao nível da implantação de infra-estruturas de apoio às actividades lúdicas (cerca de 2,4 ha).
Esta paisagem protegida é constituída por zonas húmidas, bosques florestais de vegetação natural, diversas espécies vegetais raras ou em vias de extinção, pastagens e áreas agrícolas. As características do local tornam-na um habitat particular para várias espécies de fauna.
|
O percurso do rio tem como objectivo a interpretação do rio Estorãos e valores a ele associados.
Este rio, afluente do rio Lima, é um sistema fluvial que nasce a 325 m de altitude e drena numa área de 5450 ha. O troço deste sistema, inserido na área protegida tem 3,5 km e contribui de forma significativa para a biodiversidade apresentada pela área protegida.
A descrição deste percurso coincide em parte com os percursos I e II
Dada a importância deste rio como zona de abrigo e corredor ecológico, é proibida a pesca.
Características Gerais:
Distância aproximada:2,5 km.
Duração aproximada: 1h15min.
Tipo de percurso: circular de pequena rota.
Grau de dificuldade: baixo.
Partida/chegada: centro de interpretação ambiental.
|
Este animal carnívoro de médio porte, com o corpo alongado e esguio, membros curtos e cauda comprida e afilada na ponta, habita em zonas húmidas, como ambientes de água doce, onde exista cobertura vegetal, zonas de estuário e costa litoral. As suas tocas são construídas nas margens, em cavidades das rochas e buracos, aproveitando, por vezes, tocas abandonadas por outros animais.
A sua presença pode ser detectada pelas pegadas que apresentam uma forma estrelada, com os 5 dedos e as 5 unhas bem marcados.
É um carnívoro territorial de hábitos nocturnos e crepusculares, permanecendo na sua toca durante todo o dia e alimentando-se de noite.
Vivem em pequenos grupos familiares, que incluem a fêmea reprodutora, juvenis e as crias do ano. O macho normalmente vive sozinho, numa área que pode incluir o território de uma ou mais fêmeas, juntando-se às fêmeas durante alguns dias para acasalar.
A sua dieta é basicamente constituída por peixe, podendo incluir crustáceos, e anfíbios, consoante a distribuição das presas.
A sua elevada mortalidade deve-se em parte à poluição e destruição dos ambientes aquáticos, através da diminuição da qualidade da água dos rios.
|
Container de tamanho other, no qual poderão encontrar o Logbook.
Por favor, voltem a colocá-lo no mesmo local e na mesma posição de forma a permanecer bem escondido como estava.
Devem ter algum cuidado com os muggles.
Esperamos que desfrutem do local envolvente, contudo não se esqueçam queeste é um espaço protegido no qual devem respeitar as seguintes regras:
- Respeitar a sinalização existente na área protegida
- Não colha nem danifique a flora
- Evite qualquer comportamento que possa perturbar o bem-estar da fauna
- Evite causar qualquer tipo de poluição
- Respeite a sinalização existente
- Respeite os usos, costumes e tradições da população local da área
Nota:Ao longo do percurso, nas caches poderão encontrar um código que dará acesso às coordenadas finais de uma cache mistério.
|