A vereda do pau
“A meimoa é ladeada em quase 180º pela ribeira, que no Inverno é bastante caudalosa. Até 1933 a unica ponte existente digna desse nome era a ponte velha, e a ela se referia o vi gário Frei Lourenço, em 1758, nestes termos:«esta ribeira tem junto ao lugar da Meimoa uma ponte de cantaria, por onde passa muita gente da Província da beira alta para a beira baixa». No inverno era quase impossivel passar-se noutro local, e nem mesmo na ponte da Aranha, construída por toscos aquedutos de pedra, permitia a passagem em tempo de cheia. Por essa razão existia na margem esquerda uma vereda, paralela à ribeira, permitindo o acesso às propriedades e caminhos. Quando nas cheias mais severas a Ponte Velha ficava inundada (facto que ainda recentemente ocorreu), para se aceder às propriedades da zona sul e nascente era então necessário percorrer muitos quilómetros através dessa vered, que tinha uma derivação para a fonte dos Cantos, do lado da serra. Algumas pessoas sobretudo os pastores, passavam o Inverno na outra banda, pelo que os familiares se obrigavam a lançar-lhes alimentos por sobre a ribeira, com o auxílio de compridas varas. Daí terá vindo o nome Vereda do Pau. Numa altura em que se reconhecem os benefícios de andar a pé, para o coração e saúde em geral, a decisão de recuperar o seu percurso para o pedistrianismo, foi sem dúvida, uma exelente ideia por parte da Junta de Freguesia.” In “Meimoa de ontem e de hoje” António Cabanas.
A longevidade desta cache depende de todos!!
A Cache:
1º Terá de se deslocar até as coordenadas acima indicadas (N 40° 13. 565 ; W007° 11. 291), que terão origem no tabuleiro da ponte Velha/Romana.
Estas coordenadas indicar-vos-ão um pilar da ponte, onde nele constam duas datas, datas essas que se referem a anos de cheias que os antigos inscreviam nos pilares. Uma das datas está na lateral, a outra está no topo, mas apenas nos vamos referenciar pela do topo.
Em que mês ocorreu a cheia de 955? (A) (A) – número primo
Eferctuar os seguintes cálculos: N 40° (A+2). (A+463) W 007° (A). (A+248)
2º Assim que efectuarem os cálculos dirijam-se ao próximo ponto, onde encontrarão as coordenadas para a cache final. Este ponto é onde se inicia a Vereda do Pau.
3º Chegados ao local espero que disfrutem da paisagem ribeirinha que este percurso proporciona. Se quiserem podem continuar, mas a vereda não está completamente concluída mas é transitável, apenas está em terra batida.