Skip to content

Alcaide - S.Macário Traditional Cache

Hidden : 10/25/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation
Alcaide - S.Macário

A aldeia

Alcaide é uma freguesia portuguesa do concelho do Fundão, com 16,95 km² de área e 764 habitantes (2001). Densidade: 45,1 hab/km².
Alcaide tem uma localização a nordeste de Portugal tendo boas condições para agricultura, nomeadamente da cereja.

Toma Invernos rigorosos de frio extremo e Verões quentes, sendo uma região do interior de Portugal. Situa-se em zonas altas do Fundão, na encosta da serra da Gardunha e muito próximo da Serra da Estrela.

A freguesia do Alcaide tem certo potencial turístico sendo também uma aldeia típica beirã. É a terra natal de João Franco, ministro do rei D. Carlos I, a sua casa ainda está em boas condições; hoje, é um edifício residencial. Essa casa situa-se na rua com o nome do Ministro.

A capela

Dedicada a São Macário, esta festa é a mais importante de todas as festasque ocorrem nesta aldeia, sendo esta população bastante devota do São Macário. A festa que se realiza no 3.º Domindo depois da Páscoa, faz-se anunciar na aldeia, através do tocar dos sinos da torre da igreja.
Esta torre está aberta ao público durante os dias desta festa, para quem quiser ir encorrer o sino.

São Macário é o padroeiro dos surdos. A maior característica desta Romaria está no pormenor das florinhas que se colocam em pedaços de tecido cortado do manto da Imagem de São Macário, que os fiéis crentes do seu poder milagroso, usam à lapela no dia da festa, e posteriormente para curarem doenças dos ouvidos.

No domingo de São Macário, a festa começa bem cedo, por volta das 7 da manhã, com uma banda que percorre as ruas, com um conjunto de tocadores de bombos e com a Alvorada feita com o lançamento de foguetes.

O maior acto de fé, é sem dúvida a procissão de domingo, quando os andores de Santa Teresinha, Nossa Senhora das Necessidades, Mártir São Sebastião, São Pedro, Nossa Senhora de Fátima e São Macário, adornados com flores naturais, saem da capela do Mártir São Sebastião em direcção ao Cabeço de S. Macário para a celebração da Eucaristia.

Durante a tarde faz-se a tradicional arrematação das ofertas que constam de tabuleiros com produtos alimentares confeccionados pelos próprios e que os transportam à cabeça até ao local da capela.

Na segunda-feira, último dia da festa, pela manhã, celebra-se a missa, seguida de procissão que regressa do cabeço para a capela de S. Sebastião na povoação.

A tarde é para a diversão, com o já tradicional jogo de futebol entre solteiros e casados, assim como a realização de outros jogos tradicionais; o baile popular tem lugar à noite no ringue da Liga dos Amigos do Alcaide.

O local da capela é um dos melhores miradouros entre a Serra da Gardunha e a Serra de Estrela dele pode apreciar-se toda a beleza da Cova da Beira e avistar um sem número de povoações. É um excelente local de lazer possuindo um parque infantil, barbecue, parque de merendas e uma fonte.




A caixa

Trata-se de um recipiente regular com os objectos do costume e história da Lenda de S.Macário.

É possível conter TB's e GC's.


Divirtam-se.

Saudações

This page was generated by GeoPT Listing Generator
free counters

Additional Hints (No hints available.)