Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been locked, but it is available for viewing.
Multi-cache

Buraco da Moura

A cache by Blue Trekkers Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/26/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


As coordenadas publicadas são as da entrada da gruta, leiam a descrição para encontrar a cache. É obrigatório o uso de capacete e lanterna frontal


Buraco da Moura



A gruta

Formada por blocos graníticos caídos devido à grande inclinação do vale e moldada pela passagem da água, a Gruta do Buraco da Moura é um fenómeno raro cheio de interesse. Conta com várias passagens e salas com uma progressão total de 150m, onde se podem até encontrar formações ferrosas que se assemelham às encontradas em grutas calcárias.

Para além do interesse geológico, a gruta tem ainda interesse arqueológico.
O povoamento da área de São Romão começa a ser arqueologicamente detectável a partir do final do terceiro milénio a. C., altura em que se verifica uma primeira presença de pastores na serra, cuja acção se traduz numa desflorestação parcial dos seus andares médio e superior. Consentâneos com esta datagem, no Buraco da Moura foram encontrados materiais que podem representar a presença de gentes que procuravam o acesso tradicional à serra pelo interflúvío do Alva e da Caniça.
A maior parte dos achados foram restos de cêramica da Idade do Bronze e da época medieval, para além de 2 moedas e uma fivela desta época, o que atesta a constante ocupação do local. Pela natureza e simplicidade dos achados a gruta seria principalmente usada como abrigo para os pastores.





Início do caminho



Entrada da Gruta

O caminho para a Gruta

Para chegar até ao Buraco da Moura devem deixar o carro na Praia Fluvial da Caniça, acessível por estrada desde Lapa dos Dinheiros.
Daí devem seguir a pé pelo estradão e depois por um caminho que segue a levada, virando à esquerda em N 40º 23.126 W 007º 41.901.
Quando chegarem a uma grande afloramento estão quase lá! As coordenadas publicadas são as da entrada da gruta, caso tenham dúvidas vejam a foto acima. O próprio caminho em sí tem interesse e se continuarem pelos 50m restantes irão chegar a um miradouro com vista para as Cascatas da Caniça.



Caminho



Algumas das Cascatas da Caniça



Serão venenosos?


A Cache

Para encontrar a cache é necessário entrar na gruta. Para tal é obrigatório não ir sozinho, ter capacete (nem que seja de BTT) e lanterna frontal (lanterna de levar na cabeça, disponíveis em qualquer loja das várias cadeias de artigos desportivos). Sem capacete podem magoar-se a sério e uma lanterna normal, para além de limitar os movimentos, pode cair e deixar-vos sem luz.
Caso esteja a chover muito ou vá chover não entrem na gruta
Devem levar roupa e calçado que se possa sujar, sendo ainda recomendável que levem luvas.
Dentro da gruta vão encontrar várias aranhas, não lhes façam mal e tentem não as perturbar (se precisarem de desviar alguma façam-no gentilmente e verão que elas nem adoptam uma postura agressiva).









Atenção - Esta gruta é labiríntica e tem passagens perigosas e escorregadias. Não devem tentar explorá-la para além do caminho para a cache sem terem o equipamento adequado e experiência em espeleologia.
Caso o queiram mesmo fazer, mandem-nos um email e podemos combinar uma visita conjunta

Para chegarem até à cache devem entrar e manter-se à direita, passando à direita do cone de escorrências que dá para um buraco (muito cuidado neste ponto) até encontrarem um bloco redondo com S1 escrito a azul. À esquerda desta marcação há uma fenda que devem atravessar. Depois da fenda contornem o bloco da esquerda, a cache está no topo deste numa fissura diagonal, atrás de uma pedra redonda.


Vista para a fenda diagonal



Atrás desta há uma cache


[EN] The Moura Cave

The published coordinates are for the entrance of a granitic cave. In order to find the cache you must have the correct equipament (helmet and headlight) and follow a set of instructions. If you need a translation send us an email.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

167 Logged Visits

Found it 145     Didn't find it 1     Write note 12     Archive 1     Needs Archived 2     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 117 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:22:03 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:22 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page