Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
<

A Bicharada do Choupal

A cache by NecaXing Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/24/2009
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A BICHARADA DO CHOUPAL

Encontramo-nos na margem direita do rio Mondego, à saída da cidade de Coimbra, onde conflui a ribeira de Coselhas e começam os campos do Bolão. Verdadeiro ex-libris da cidade, o Choupal, imortalizado pela canção Coimbra, é o maior espaço verde da cidade. Com uma área de cerca de 79 hectares, para uma largura máxima de 400 metros, acompanha o rio por mais de 2 quilómetros e permite um passeio agradável pela orla ribeirinha.


Passados mais de duzentos anos sobre o início da sua plantação, o Choupal encerra hoje o esplendor de um arboretum secular, apresentando uma vegetação muito variada, frondosa e cerrada, constituída, essencialmente, por um povoamento misto de folhosas, com predominância de caducifólias. 


Ao longe, a Mata Nacional do Choupal deixa uma marca indelével na paisagem. As suas árvores, devido à sua monumentalidade, prendem a atenção de qualquer observador.


A mata possui uma alameda central, de onde partem caminhos laterais que, de quando em quando, abrem em pequenas clareiras. Na zona central, junto ao parque de merendas, existem painéis informativos sobre a Mata e planta da mesma. A partir deste ponto, o visitante poderá tomar as suas opções de visita.

Eis alguns exemplos das variadas espécies que por lá podem encontrar:

Aves

Independentemente da época do ano, as aves enchem o Choupal com os seus cantos. A mata alberga mais de 70 espécies de aves. Devido à proximidade ao rio e aos Campos do Mondego, onde abundam as presas, e à excelente oferta de locais para nidificação, é vulgar observar águias-d´asa-redonda (Buteo buteo) e um número elevado de milhafres-preto (Milvus migrans), hoje um dos ícones da Mata Nacional do Choupal, onde mantém uma importante colónia de nidificação.

Milhafre-preto (Milvus migrans)


Todos os anos esta elegante ave de rapina, invade, a partir de Março, os céus de Coimbra e do Baixo-Mondego. É a ave mais emblemática do Choupal. Esta mata alberga a maior colónia urbana de milhafre-preto de que se tem conhecimento na Europa, mais de 70 ninhos. Aqui constroem anualmente os seus ninhos e efectuam os rituais de acasalamento que contemplam verdadeiras acrobacias aéreas e sonoros cantos, que, por vezes, mais se parecem com relinchos. Em Setembro, voltam a fazer um dos mais fascinantes fenómenos de natureza, a migração, regressando a África onde passam o Inverno.

 

Arboreum secular - Choupo Negro (Populus nigra)


Passados mais de duzentos anos sobre o início da sua plantação, o Choupal encerra hoje o esplendor de um arboretum secular, apresentando uma vegetação muito variada, frondosa e cerrada, constituída, essencialmente, por um povoamento misto de folhosas, com predominância de caducifólias.

 

Morcegos-arborícola (Nyctalus noctula)


Os mamíferos mais comuns são a raposa, a geneta, o coelho-bravo e a lontra, que deixa por vezes marcas da sua passagem através de pegadas, dejectos ou restos de lagostins-vermelhos-da-luisiana da última refeição. A mata alberga, também, uma importante população de morcegos-arborícolas, que encontram aqui a abundância necessária de insectos para a sua alimentação e o abrigo das árvores.

 

Esporas-bravas (Linaria triornithophora)


A dendrodiversidade do Choupal só é superada pela do Jardim Botânico. Neste espaço, os visitantes podem observar inúmeras espécies de plantas autóctones, mas as exóticas ou introduzidas, existem em número muito elevado.

 

Educação, sensibilização ambiental e desporto


Na zona central, desde o valeiro do armazém até ao valeiro do meio, situam-se os serviços locais do Instituto de Conservação da Natureza de Coimbra, o bar e o parque de merendas. Pela proximidade que tem com o centro de Coimbra foi, recentemente, traçada a esta mata uma vocação lúdica e desportiva, através da concepção do Circuito de Manutenção do Choupal, constituído por várias estações e painéis informativos dos exercícios físicos a desenvolver, recomendações e níveis de execução em função do praticante, para além de um percurso equestre de apoio ao Centro Hípico. Também existem campos de ténis, de basquetebol e de voleibol, ao lado dos quais existe um magnífico bambuzal (bambu -  Phyllostachys bambusoides), onde é possível, ao fim da tarde, praticar desporto e ouvir simultaneamente o canto de inúmeras aves que utilizam como dormitório a área adjacente.

 

 

Alameda de entrada


A mata possui uma alameda central, de onde partem caminhos laterais que, de quando em quando, abrem em pequenas clareiras. Na zona central, junto ao parque de merendas, existem painéis informativos sobre a Mata e planta da mesma.  A partir deste ponto, o visitante poderá tomar as suas opções de visita.

 

Répteis de toda a espécie

A mata é também rica em bicharada mais pequena e discrecta. São exemplo disso as váries espécies de rãs, sapos, pequenas cobras e lagartos que se fazem passear, essencialmente, com tempo húmido e durante a noite. Na procura desta cache, eventualmente, poderão encontrar algum destes seres. Não se assustem, eles não fazem mal e têm o seu papel a desempenhar...

( Parte deste texto foi retirado do sitio da Camâra Municipal de Coimbra)

 

A Cache: Trata-se de um Multi, simples, em que cada ponto vos dá as coordenadas do seguinte, até à cache final. As micros são frágeis e devem de ser retiradas com cuidado. Não as puxem pela parte exterior, à vista, tentem retirá-las pela “base”. A cache final também merece um cuidado especial. Pode ser de dificil acesso, usem um tronco que se encontra no local, para se apoiarem em cima dele e ser-vos mais facil chegar até ela. Por favor deixem tudo, rigorosamente, como encontrarem.

Additional Hints (Decrypt)

Vasbeznçõrf/Qvpnf, anf qrfpevçõrf qbf jnlcbvagf

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

46 Logged Visits

Found it 17     Didn't find it 7     Write note 9     Archive 1     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Post Reviewer Note 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 21 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.