Skip to content

Os 4 Elementos Multi-cache

This cache has been archived.

mata-pintos: Goodbye

More
Hidden : 12/26/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Os 4 Elementos


Esta cache vai levar-vos até perto da aldeia de Corgas no Conselho de Proença-a-Nova. Esta é uma multi-cache composta por 4 pontos, cada um correspondente a um dos 4 elementos da Natureza.



Água


O primeiro ponto está colocado na Barragem de Corgas, onde corre a ribeira da Isna.

Esta barragem abastece água a todo o conselho de Proença-a-Nova, no entanto, não existe qualquer produção eléctrica. A construção foi finalizada em 1991. Possui uma altura de 30 m acima do terreno natural e um comprimento de coroamento de 92 m. O nível de pleno armazenamento (NPA) é de 543 m, e o nível de máxima cheia (NMC) de 543 m. A área da albufeira ao nível de pleno armazenamento é de 110 x 1000 m². A capacidade total é 660 x 1000 m³ , mas a sua capacidade útil é só de 534 x 1000 m³.



Fogo


O segundo ponto não está directamente relacionado com fogo, mas existe uma ligação com este elemento.

Em 2003 o conselho de Proença-a-Nova foi fortemente atingido pelos típicos incêndios de Verão, tendo ardido cerca de 80% da vegetação do conselho. Podem observar que grande parte da paisagem é constituída por pequenos pinheiros, tendo os mesmos sido plantados após os incêndios. Existem zonas com altos eucaliptos, que apesar de serem grandes, têm a mesma idade. Estas árvores são mais económicas e crescem rapidamente, pelo que muitos proprietários de terrenos opção por essa solução para minimizar o prejuízo causado pelos incêndios. Este local servia de ponto de repouso e refeição para os vários bombeiros e populares que combateram as chamas que cercaram esta aldeia.



Terra

O terceiro ponto está relacionado com o azeite e a azeitona, que são frutos da terra, e sempre presentes numa boa mesa portuguesa.

Este objecto corresponde a uma mó para moer a azeitona e pertencia ao lagar da aldeia das Corgas, que se encontra hoje em dia a funcionar com um sistema mais moderno e automático. Este lagar é utilizado pela população da Aldeia durante o mês de Dezembro.


Vento

O quarto e último ponto é dedicado ao vento e encontra-se num dos sub-parques do Parque Eólico do Pinhal Interior sendo este conhecido como Parque Eólico de Corgas.

Este parque conta com 21 máquinas geradoras tendo sido iniciada a sua construção em 2005. Apesar de à distância parecerem pequenas, quando se sobe até ao parque é possível constatar a imponência destas máquinas construídas pelo homem para sua própria subsistência. Daqui é possível avistar os parques eólicos vizinhos, bem como Castelo Branco e até a Serra da Estrela, dependendo da estado visibilidade.



Não recomendamos a visita ao último ponto durante a noite nem em dias de fortes chuvas devido à irregularidade do terreno.

Additional Hints (No hints available.)