Skip to Content

This cache has been archived.

manuelserol: Missão Cumprida!

More
<

GIMDA

A cache by manuelserol Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/27/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Grupo de Instrução Musical e Desportivo de Abóboda

 

Em homenagem ao grupo de cicloturismo, musical e futebol que materializaram a sua vontade num campo de futobol, piscinas e sede onde para além de actividades várias é mesa de voto quando a politica o proporciona.

 

 

 

A História

 

O Grupo de Instrução Musical e Desportivo de Abóboda, fundando em 1 de Abril de 1930 , começou por ser um projecto de alguns residentes da localidade em fundar uma Colectividade para todos os Abobodenses.

Nos primeiros 20 anos utilizaram uma casa que arrendaram onde chegaram a ter um conjunto com trinta músicos e mais tarde também um grupo de teatro contribuía para as actividades do já denominado GIMA.

Em 1952 foi nomeada uma comissão para a compra de um terreno para construção da sede.

Depois de dado o sinal para a compra do terreno e constituída uma comissão de obras para estudar o projecto e a sua implantação, lançou-se a primeira pedra para a nova sede em 1956.

Foi sem dúvida a vontade inabalável dos sócios e amigos da Colectividade que permitiram prosseguir com a obra de forma a conseguir a sua construção.

Entretanto em 1958, um outro grupo de jovens Abobodenses, que gostava de praticar futebol e que fundaram o Grupo Desportivo de Abóboda GDA , não dispunham de sede nem de terreno para a pratica de futebol.

Utilizaram durante anos um terreno, onde hoje existe o Bairro da Tojeira, sem as mínimas condições onde até as balizas eram improvisadas.

Depois de muitas tentativas conseguiram na década de 60 autorização da Câmara Municipal de Cascais para desbravar um terreno no sítio da Cova do Coelho e com muito esforço e sacrifício implantaram um campo de futebol a que deram o nome de Campo Cova do Coelho.

Lutando contra todas as dificuldades e com muita determinação conseguiram ainda assim em 1972 filiar o GDA na Associação de Futebol de Lisboa .

Acontecia também, pois na altura não eram muitos os habitantes de Abóboda, que muitos dos sócios e corpos sociais do GDA eram simultaneamente sócios do GIMA , e assim surgiu a ideia da fusão dos dois Grupos.

Tomaram-se as devidas diligências e depois de muitas concórdias e discórdias a ideia viria a ter êxito em 1 de Abril de 1981, com a condição da data de fundação ficar sendo a mais antiga, ou seja 1 de Abril de 1930.

Desta fusão do GIMA e GDA resultaria o GIMDA - Grupo de Instrução Musical e Desportivo de Abóboda que tem hoje a sua sede onde foi lançada a primeira pedra em 1956.

Desde 1981 que são várias as actividades lúdicas e desportivas que o GIMDA tem tentado desenvolver.

Foi palco para: grupo de teatro "Em Cena", serões de fado e noites de baile.

Na sua sede funcionou um Centro de dia de Apoio aos Idosos e um ATL (ainda em funcionamento) em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia e a CMC.

Nas modalidades desportivas, contam-se ao longo dos anos o atletismo onde participaram atletas com Alberto Maravilha, a equipa de ciclismo onde se iniciou o campeão Américo Silva  que correu pelo Sport Lisboa e Benfica, também conhecido por "O pássaro Louro". Entre 1998 e 2002 esteve em actividade no Grupo uma secção de ciclismo profissional que levou a nossa presença além fronteiras tendo obtido o título de vice-campeã por equipas em Porto Seguro - Brasil em 2000, entre outros lugares de destaque em provas nacionais, nomeadamente a Volta a Portugal.

Actualmente mantém-se uma secção de Cicloturismo, que conta já no seu palmarés com alguns troféus e várias participações em provas e encontros da modalidade.?E por último, mas não menos importante, o futebol.O ex-libris do Grupo, que em tempos chegou a disputar a 1ª Divisão Regional.

Foi em 1996, ano em que foi eleita a actual Direcção, que nasceu um sonho:?Transformar o velhinho e sem condições Campo Cova do Coelho, num campo de jogos para os atletas da comunidade local.?Mantendo a escola de formação no futebol e a disputar os campeonatos distritais da A.F.L., o GIMDA foi desenvolvendo contactos e projectos com a CMC, e em 2006 veio a beneficiar de instalações desportivas, ao nível do campo de futebol, relva sintética.?Ficaram ainda a faltar os balneários e outras instalações de apoio, tendo o Dr. António Capucho, presidente da C.M.C., aquando da inauguração do campo de relva sintética, prometido a sua construção para o próximo ano.?Assim com o melhoramento das condições desportivas vai permitir ao GIMDA um maior desenvolvimento na área desportiva.

Na forja está já um novo projecto em parceria com um "filho da terra" o jogador Hélder Cristóvão ex-jogador do Benfica, Newcastle, Corunha e PSG., uma escola de futebol, de formação e recreação com propósitos pedagógicos bem um protocolo de cooperação com o "Estrela da Amadora" para formação e competição de jovens atletas.

Também a conclusão do projecto do complexo desportivo, onde se prevêem piscinas, ginásio e novos campos, irá dinamizar todos os projectos desta colectividade.

 

 

Bibliografia:

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

161 Logged Visits

Found it 122     Didn't find it 22     Write note 3     Archive 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 5     Owner Maintenance 4     Update Coordinates 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 26 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.