Skip to content

<

À Conquista do Povoado Fortificado!!!

A cache by musa Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/27/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Povoado Fortificado das Eiras Velhas [Braga]

Lugar : Eiras Velhas
Freguesia : Este-S. Mamede
Proto-História / Romanização
Concelho : Braga
Altitude : 478m

É um Povoado fortificado romanizado, cujo acesso se faz a partir da E. N. 103, no lugar de Rita, até ao campo de futebol local, por estrada florestal. Aí pode estacionar o seu veículo e fazer um agradável passeio.

A estação ocupa a parte mais elevada do monte de Eiras Velhas, que se desenvolve num extenso esporão, paralelo ao rio Cávado, na vertente norte da Serra do Carvalho. Possui uma posição topográfica assinalável, dominando o vale daquele rio. Não são conhecidos quaisquer trabalhos arqueológicos no local.

O povoado possui quatro linhas de muralhas, mais ou menos concêntricas, definidas por taludes, que criam tabuleiros artificiais. A zona mais alta corresponde a uma extensa acrópole, onde se assinalam derrubes de estruturas cobertas por vegetação rasteira. Num rasgão do terreno provocado, pela abertura de uma estrada florestal, recolhem-se fragmentos de cerâmica indígena de fabrico micáceo e de cerâmica romana, nomeadamente de ânforas e de tégulas . Os achados permitem considerar que o povoado foi romanizado, devendo ter tido uma certa importância, dada a sua proximidade em relação à via XVII, que passa a meia vertente da Serra do Carvalho.

Apesar de não serem perceptíveis estruturas, o local oferece interesse paisagístico sobre o vale do Cávado, permitindo compreender a original implantação dos povoados proto-históricos de maior altitude, situados na bordadura dos vales.

Autora : Manuela Martins

A CACHE

A cache deve ficar exactamente como a encontrou, para que perdure no tempo. As fotos que forem tirando, serão colocadas nesta página. Obrigado pela Visita.

Additional Hints (No hints available.)