Skip to content

This cache has been archived.

SUp3rFM: Obrigado pela realização do evento.

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
<

Astronomia: Maratona de Messier

A cache by Edsintra & MakoShark2 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Saturday, 13 March 2010
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Nascido em 1730 em Badonviller (Lorraine, França), Charles Messier desde cedo manifestou o seu interesse pelos astros, nomeadamente após a observação do grande cometa de seis caudas (C/1743 X1) em 1744 e de um eclipse solar em 1748.

Em 1764 foi aceite pela Royal Society (of London for the Improvement of Natural Knowledge), em 1769 foi eleito como membro estrangeiro da Royal Swedish Academy of Sciences e em 1770 recebeu a eleição para a French Academy of Sciences.
Entre os seus feitos notáveis, destaca-se a descoberta de 13 cometas, e a elaboração do afamado catálogo que ostenta o seu nome e composto por 103 objectos de céu profundo (nebulosas, constelações, enxames globulares, etc).

Entre 1921 e 1966 astrónomos e historiadores chegaram ao consenso de que outros sete objectos de céu profundo já teriam sido observados por Messier, amigos ou seu assistente. Deste modo é aceite que estes objectos também fazem parte do catálogo, elevando a listagem final a 110 objectos identificados de M1 a M110.


Nesta altura do ano é frequente assistir pelo mundo inteiro à realização de "Maratonas de Messier". Grupos de astrónomos organizam encontros desde o pôr do sol até ao início do dia, apontando no início os telescópios a oeste e dirigindo-os gradualmente para leste.


O objectivo do evento é acompanharmos os astrónomos presentes na barragem do Pego do Altar, perto de Alcácer do Sal, na noite de 13 de Março e com eles tentarmos ver e identificar o maior número possível de constelações, galáxias e nebulosas. Será também possível observar alguns planetas, tais como Marte e Saturno.


Para além do saudável convívio entre duas comunidades, haverá também a possibilidade de surgir alguma surpresa nos arredores!




A participação não requer nenhum equipamento especial, estarão lá os astrónomos com tudo o que é preciso para a observação.

Para chegar ao local (quer de Norte, quer de Sul) - A2, saída para Alcácer do Sal.
Depois sair de Alcácer em direcção à barragem.
O local de observação será mesmo na barragem, próximo das comportas.
O evento terá início às 18.00 horas

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.