Moinho de Vento do Azinhal (Canal)
Esta cache dá-nos a conhecer um moinho de vento, abandonado, que há muitos anos serviu para a moagem do trigo e fornecia a aldeia do Canal. Apesar do estado de degradação é mais um marco da história destas gentes que merece ser celebrado.
Um Pouco de História
Outro lugar da freguesia de Abrã é o Canal. A fundação deste lugar, segundo reza a tradição, remonta a tempos longínquos.
Próximo do lugar, designado por Capelas, encontra-se o Casal de S. Sebastião, que viria mais tarde a chamar-se Casal das Capelas, isto porque os moradores deste lugar iam buscar água a uma bica que fizeram, colocando uma cana no meio de pedras. Como as pessoas gostavam muito dessa água deram ao Casal o nome que já tinham dado às terras onde se encontrava a bica (Capelas).
O Casal das Capelas era constituído por seis moradias, que se encontram actualmente em ruínas.
O Canal fica, então, situado a 700 metros do Casal das Capelas. Não se sabe ao certo porque é que aquelas pessoas se mudaram de um sítio para o outro, no entanto, supõe-se que tenha sido, devido ao facto de haver um vale, por onde passa um pequeno ribeiro, o que faz com que as terras sejam mais férteis, melhores para a construção e mais acessível para estabelecer contactos com povoações vizinhas.
Quanto ao nome, Canal, e segundo reza a história, prende-se com o facto de ali passar um cano com água para os campos vizinhos.
No Canal existe uma ermida muito antiga em louvor de São Silvestre, que é bem conhecida pelos povos de lugares vizinhos. Nos dias 31 de Dezembro e 1,2 e 3 de Janeiro seguinte, realizam-se os festejos em honra de São Silvestre, nos quais era tradição que os proprietários de gados ovino, caprino, bovino e muar, os levassem a dar voltas em redor da capela, deixando na capela, depois de cumprirem as promessas, as respectivas esmolas.
________________________________________________________________________________________________
Aconselhamos iniciarem o percurso no waypoint do Park, alguns veículos off-road conseguirão chegar até junto do GZ mas o caminho não é utilizado frequentemente e a vegetação cobre agora uma grande parte do percurso.
Cuidado com o terreno escorregadio durante o período de maior precipitação do ano.
Deixem tudo como encontraram ou melhor! Boas Cachadas :)