Skip to content

Caminho de Ferro - Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios Traditional Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
Hidden : 03/09/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios

Estação de Penafiel    

Legenda da imagem:


1913 - Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa - Inauguração
Construída pela Companhia Auxiliar de Construções Ferroviárias – em via métrica, utilizando o leito da estrada, cruzava a Linha do Douro em Novelas/Penafiel.


A História...

Pela primeira vez, as populações de três concelhos reuniram-se à volta de uma ideia: o caminho-de-ferro.

    A linha do Tâmega revelava-se insuficiente para as necessidades das populações de Penafiel, Lousada e Felgueiras, uma vez que as estações existentes distavam vários km dos respectivos centros. Estes concelhos estavam isolados no progresso e nas comunicações. Não havia, ainda, o transporte rodoviário, só o caminho-de-ferro era a ligação rápida da época.

    Não sendo contemplado pelo governo com uma linha ferroviária que tirasse do isolamento estes concelhos, em 1908, o Dr. Cerqueira Mago lança a entusiasta ideia do caminho-de-ferro de Penafiel à Lixa, passando por Lousada e Felgueiras. Esta ideia foi abraçada por toda a população, uma vez que representava um grande melhoramento para o comércio, indústria e população dos concelhos por onde se projectou passar.

    Nesse mesmo ano, iniciaram-se as diligências para dar início à construção da linha férrea. Em Maio, registava-se já uma grande lista de subscritores para as acções do caminho-de-ferro de Penafiel à Lixa.

    Em Fevereiro de 1909, começavam os primeiros trabalhos para a organização da planta dos terrenos por onde devia passar o caminho-de-ferro. Em Lousada a linha atravessava o concelho nas freguesias de Lodares, Nevogilde, Nespereira, Boim, Cristelos, Silvares, Nogueira, Alvarenga, Stª Margarida e S. Miguel.

    A 8 de Novembro de 1913, foi inaugurado o troço de Novelas a Lousada. O comboio, rebocado pela máquina "Lousada", chegou à Vila de Lousada por volta das 11 horas e o percurso fazia-se em 22 minutos.

   

Estação de Novelas
Comboio
    Uma multidão aguardava a chegada do comboio, com um festival de fogo de artifício animado pelas bandas de música de Lousada e Vizela. A rua Visconde d'Alentém estava embandeirada e das janelas eram atiradas flores à passagem do comboio.

    Em 1916, dada a crise da I Guerra Mundial, a Companhia começava a atravessar um período difícil que, a par dos frequentes acidentes na via-férrea, punham em risco a sua existência. A conjuntura política nacional e internacional, conjuntamente com a circulação rodoviária de pesados que se intensificara em meados de 1920, deram a machadada final no futuro da Companhia.

    Apesar das várias tentativas de liquidação das dívidas da companhia, o caminho-de-ferro não tinha condições de viabilidade. Estava, assim, inutilizado o esforço, iniciativa e carinho devotado por algumas dezenas de homens que conseguiram construir, sem auxílio do Estado, facto único em Portugal, a primeira associação voluntária de municípios de três concelhos: Lousada, Penafiel e Felgueiras.

    Da passagem do comboio por Lousada, carinhosamente apelidado de «Dona Joaquina» ou «Dona Chocolateira», ficaram somente as fotografias e o apeadeiro de Gondariz, mandado edificar pelo Visconde de Lousada, para uso pessoal no acesso ao comboio.

    Ficou, também, o empenho de uma população na concretização do sonho que nasceu de uma ideia no tempo da monarquia (1908), viveu durante a 1ª República, sofreu as amarguras da I Guerra Mundial e veio a morrer durante a vigência da governação militar (1931) instaurada após a Revolução Militar de 28 de Maio de 1926.

    Vejam este belo Titulo de Obrigação.

Datas da inauguração dos troços:


O primeiro troço de Penafiel a Novelas começou a funcionar em 10 de Novembro de 1912 sendo inaugurado no dia 16 de Fevereiro de 1913 e a viagem custava 40 réis.


A 8 de Novembro de 1913 foi inaugurado o troço Penafiel (Novelas) - Lousada.

Em Junho de 1914 foi inaugurado o troço Lousada - Felgueiras.

Em Setembro de 1914 foi inaugurado o troço Felgueiras - Lixa.

Em 13 de Abril de 1915 foi inaugurado o troço até à Torre.

Em 27 de Junho de 1915 o comboio chegou a Entre-os-Rios.


Fontes de
informação:
In "O Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios", de José Fernando Coelho Ferreira, 3ª edição - 2000.
http://historian.blogs.sapo.pt/




A cache:
Esta cache leva-o a conhecer a antiga estação de caminho de ferro de Penafiel, situada na freguesia de Novelas, que se encontra desactivada.

É uma cache de tamanho micro contém LogBook com StashNote. Levem algo para escrever.

Esperamos que se divirtam tanto quanto nós na sua colocação.
Por favor sejam discretos, não divulguem pormenores ou fotos que possam revelar a sua localização, tenham cuidado ao colocar para não se afundar... e deixem a cache conforme a encontraram, para que tenha mais durabilidade.

Additional Hints (Decrypt)

3 rz 1

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)