Skip to content

Ponte de Ferro sobre o Rio Zêzere [Tortosendo] Traditional Cache

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Olá M´s,

Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do dono da cache para verificar o estado da mesma.
Até lá, ficará desativada.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Esta designação serve para geocaches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.
Como owner, tem ao dispor, pelo menos, quatro soluções possíveis:

  1. Efetuar a manutenção necessária e reativar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efetuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente ativa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desativada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 30 dias.
Relembro que não é possível desarquivar uma geocache que seja arquivada por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
Hidden : 04/01/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Ponte de Ferro sobre o Rio Zêzere



Enquadramento Histórico

Foi a partir de 1840 que se começou a falar de comboios com alguma insistência, embora poucas esperanças se alimentassem relativamente à sua instalação no nosso País.
Não pode, no entanto, negar-se as expectativas criadas à volta dos mesmos, a partir de descrições jornalísticas das maravilhas ferroviárias do estrangeiro, "onde a rapidez do homem excede a do vento".

Fontes Pereira de Melo, Primeiro Ministro das Obras Públicas, iniciará o lançamento da rede ferroviária nacional, à custa de empréstimos estrangeiros, acreditando-se que estes viriam a ser pagos pelo enriquecimento do País, que resultaria do novo meio de transporte, pois para os homens "modernos" do séc. XIX, o comboio como que materializava a própria imagem do progresso.

E em 28 de Outubro de 1856, reinado de D. Pedro V, será solene e festivamente inaugurado o troço dessa linha de Lisboa ao Carregado, demorando mais de meio século (65 anos) a conclusão da rede ferroviária nacional.

A linha da Beira Baixa veio a ser inaugurada no dia 06 de Setembro de 1891, pelo Rei D. Carlos e pela Rainha D. Amélia.



O Tortosendo e a Linha de Caminho de Ferro da Beira Baixa

A Linha de Caminho de Ferro da Beira Baixa passou a ser centenária no ano de 1991.

Foi a 6 de Setembro de 1997 que a Linha de Caminho de Ferro da Beira Baixa completou 106 anos.

A linha de Caminho de Ferro da Beira Baixa teve um grande o contributo para o progresso e desenvolvimento económico da região e em particular do Tortosendo.

Para além de tornar cidades e aldeias vizinhas mais próximas, permitiu um favorecimento e um maior intercâmbio de ideias, facilitando também a circulação de bens e produtos. Abriam-se assim as portas ao desenvolvimento da industria e do comércio do Tortosendo e do qual viriam também a beneficiar as populações circunvizinhas.

Com o progressivo encerramento das fábricas de lanifícios, a maior oferta de transportes e o não acompanhamento das condições dos serviços prestados, este meio de transporte começou a decair.

A Ponte de Ferro foi construída em pleno séc. XIX e faz a ligação entre as duas margens do Rio Zêzere. Tem uma extensão de 104 metros e ao contrário de algumas demolições, esta vai manter-se no traçado que está a ser rectificado.





A Inauguração

A seguir apresenta-se um artigo do dia 7 de Setembro de 1891, do Jornal “O Século” relatando o dia da inauguração da Linha da Beira Baixa:





A cache




A cache está situada junto à Ponte de Ferro numa das Margens do Rio Zêzere.

O acesso poderá ser feito de carro embora os últimos 400 metros sejam realizados em terra batida, via Parque Industrial de Tortosendo.

O local foi noutros tempos utilizado também como Praia Fluvial e Parque de Merendas onde famílias e grupos de amigos se juntavam para merendar, fazer jogos tradicionais, pescar, confraternizar, tomar banho e lavar a roupa no rio.

Poderão ainda ter a sorte de observar e apreciar algumas das aves que se encontram nesta região, que vão desde os simples passeriformes (melro-preto, carriça, pega-azul, papa-figos, abelharuco, etc), às aves aquáticas (patos, mergulhões, garças, etc) e às aves de rapina (águias, falcões, abutres).

Desejamos um óptimo passeio e esperamos que gostem do local.

Se o comboio passar, simplesmente baixem-se...


Informações recolhidas em: http://webx.ubi.pt/~acpombo/tortosendo/comboio.htm







free counters




Geocaching não é apenas encontrar uma cache. Por favor faça logs com interesse. Respeitem sempre as trocas: se retirarem um objecto deixem por favor outro, principalmente trackables!


Additional Hints (Decrypt)

Gerr.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)