Skip to content

Na Estrela é que se está bem :) Traditional Geocache

Hidden : 04/20/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Na Estrela é que se está bem :)





Desde que descobrimos a Estrela, com os seus caminhos, cumes, lagoas e locais escondidos fantásticos, descobrimos aquilo que gostamos mesmo. Já fomos a outras montanhas, umas mais altas, outras com paisagens bonitas, outras cheias de grutas, mas a verdade é que nenhuma se iguala à Estrela pela sua beleza, sensação de descoberta e sensação de não haver mais ninguém num raio de vários kms (algo raro nas montanhas europeias).
Já partilhámos histórias e locais com pastores, os verdadeiros montanheiros da Serra, caminhos com raposas, coelhos, javalis, pássaros pequeninos e grandes (e aquela outra pegada seria um lobo?) que parecem sempre seguir para onde nós vamos, e até já discutimos a utilização de uma fonte com uma aranha que era pequena mas estava disposta a mostrar o que valia.
Já caminhámos no calor dos 28º do Verão e no frio dos -8,5º no Inverno, descobrindo que por mais vezes que façamos o mesmo caminho este parece sempre diferente a cada ocasião.
Descobrimos também que já houve uma geração de montanheiros que passou por estas mesmas experiencias há muitos anos atrás, mas que agora pouca gente conhece a Estrela intimamente… Para os locais é mais um monte de calhaus com neve e turistas de borda de estrada no inverno, e para outros montanheiros só interessa ir a montanhas longe e com nomes exóticos.
Por todas estas razões e muitas outras temos deixado muitas caches na Serra da Estrela, umas fáceis e que qualquer pessoa pode fazer, outras em locais fantásticos onde se tem a sensação que mais ninguém vai, outras que contam um pouco mais da história da Serra, num esforço de partilhar as nossas descobertas e de mostrar que a Estrela é muito mais que aquilo que se vê da estrada e que vem nos roteiros turísticos.


A cache

Esta cache está localizada no percurso T11, junto de um grande calhau que nos serviu de pára-vento numa noite que dormimos na Estrela. O local em particular não é de extraordinária beleza mas serve como convite para seguirem o percurso e conhecerem as paisagens e locais que caracterizam esta zona da Serra (Penhas Douradas, Curral dos Martins, Nave da Mestra, Piornal, Vale do Conde, etc).

A maneira mais fácil de chegar à cache é partir da estância de inverno das Penhas Douradas, do waypoint do início do estradão que disponibilizamos. Daí até à cache é só seguir o percurso remarcado e limpo recentemente, numa caminhada com a extensão total de cerca de 3km e 150m de desnível vertical.
Depois de fazerem a cache podem voltar para trás pelo mesmo caminho, podem seguir e conhecer o Planalto Central ou continuar a seguir as marcações e virar à direita quando é indicado, num percurso circular que passa pelo afloramento das Penhas Douradas.

Lembrem-se que vão estar numa zona alta e exposta da Serra da Estrela, e como mau tempo na Serra costuma significar nevoeiro e pouca visibilidade, equacionem bem todos os factores antes de partirem para a caminhada (lembrem-se que em certos pontos vão estar a algumas horas de caminhada da civilização e provavelmente sem rede de telemóvel).

É possível fazer este percurso no inverno mesmo com neve, desde que se tenham os devidos cuidados em termos de equipamento (botas impermeáveis e com sola aderente, roupa de neve quente e impermeável, barrete, luvas, máscara/óculos de sol e bastão de caminhada)






Additional Hints (No hints available.)