Na Estrela é que se está bem :) Traditional Geocache
Na Estrela é que se está bem :)
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Na Estrela é que se está bem :)

Desde que descobrimos a Estrela, com os seus caminhos, cumes, lagoas e locais escondidos fantásticos, descobrimos aquilo que gostamos mesmo. Já fomos a outras montanhas, umas mais altas, outras com paisagens bonitas, outras cheias de grutas, mas a verdade é que nenhuma se iguala à Estrela pela sua beleza, sensação de descoberta e sensação de não haver mais ninguém num raio de vários kms (algo raro nas montanhas europeias).
Já partilhámos histórias e locais com pastores, os verdadeiros montanheiros da Serra, caminhos com raposas, coelhos, javalis, pássaros pequeninos e grandes (e aquela outra pegada seria um lobo?) que parecem sempre seguir para onde nós vamos, e até já discutimos a utilização de uma fonte com uma aranha que era pequena mas estava disposta a mostrar o que valia.
Já caminhámos no calor dos 28º do Verão e no frio dos -8,5º no Inverno, descobrindo que por mais vezes que façamos o mesmo caminho este parece sempre diferente a cada ocasião.
Descobrimos também que já houve uma geração de montanheiros que passou por estas mesmas experiencias há muitos anos atrás, mas que agora pouca gente conhece a Estrela intimamente… Para os locais é mais um monte de calhaus com neve e turistas de borda de estrada no inverno, e para outros montanheiros só interessa ir a montanhas longe e com nomes exóticos.
Por todas estas razões e muitas outras temos deixado muitas caches na Serra da Estrela, umas fáceis e que qualquer pessoa pode fazer, outras em locais fantásticos onde se tem a sensação que mais ninguém vai, outras que contam um pouco mais da história da Serra, num esforço de partilhar as nossas descobertas e de mostrar que a Estrela é muito mais que aquilo que se vê da estrada e que vem nos roteiros turísticos.
A cache
Esta cache está localizada no percurso T11, junto de um grande calhau que nos serviu de pára-vento numa noite que dormimos na Estrela. O local em particular não é de extraordinária beleza mas serve como convite para seguirem o percurso e conhecerem as paisagens e locais que caracterizam esta zona da Serra (Penhas Douradas, Curral dos Martins, Nave da Mestra, Piornal, Vale do Conde, etc).
A maneira mais fácil de chegar à cache é partir da estância de inverno das Penhas Douradas, do waypoint do início do estradão que disponibilizamos. Daí até à cache é só seguir o percurso remarcado e limpo recentemente, numa caminhada com a extensão total de cerca de 3km e 150m de desnível vertical.
Depois de fazerem a cache podem voltar para trás pelo mesmo caminho, podem seguir e conhecer o Planalto Central ou continuar a seguir as marcações e virar à direita quando é indicado, num percurso circular que passa pelo afloramento das Penhas Douradas.
Lembrem-se que vão estar numa zona alta e exposta da Serra da Estrela, e como mau tempo na Serra costuma significar nevoeiro e pouca visibilidade, equacionem bem todos os factores antes de partirem para a caminhada (lembrem-se que em certos pontos vão estar a algumas horas de caminhada da civilização e provavelmente sem rede de telemóvel).
É possível fazer este percurso no inverno mesmo com neve, desde que se tenham os devidos cuidados em termos de equipamento (botas impermeáveis e com sola aderente, roupa de neve quente e impermeável, barrete, luvas, máscara/óculos de sol e bastão de caminhada)

Additional Hints
(No hints available.)